COLUNISTAS

O gauchismo no centro das atenções - 20/09/2024

Pois, meus amigos, estamos no auge das campanhas eleitorais, onde os candidatos a prefeito, vice e a vereador, dão tudo de si em busca da conquista dos eleitores que irão eleger seus representantes dia 6 de outubro. Nas pequenas e médias cidades, sem segundo turno. Isto é, dia 6 de outubro, entre as 8 e 18 horas em todo o Brasil. 
Nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores teremos segundo turno e as votações ocorrem dia 26 de outubro, entre os dois candidatos mais votados. Aqui no RS teremos segundo turno, além de Porto Alegre, em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Nas demais, o pleito será decidido dia 6 mesmo, em turno único. Então, precisam os eleitores destas pequenas e médias cidades, escolher bem seus candidatos, pois o que fizer mais votos será o vencedor do pleito.
Por aqui, além de Lagoa Vermelha, com 20 mil e 88 eleitores, teremos escolha dos prefeitos em Caseiros, Capão Bonito, Muliterno e Ibiraiaras, na 28ª Zona Eleitoral. Mas o que vale a pena destacar nestes dias é o sentimento gauchesco tomando conta de todos. Não existe pessoa que nestes dias não esteja voltado para a organização dos desfiles, aqui na Lagoa, no Capão Bonito ou em qualquer outra de nossas cidades, respiramos o tradicionalismo. O gauchismo que está entranhado em nós. 
Nascemos, crescemos, ficamos adultos e envelhecemos com isto dentro de nosso peito. O amor pelo Rio Grande, nossas crenças, nossas mais caras tradições que vem de geração para geração. Que atravessam tempos e fronteiras, com o mesmo orgulho de sermos gaúchos.
Este modo diferente de ser gente. Com liberdade, humanismo, fraternidade e uma têmpera de nunca se entregar, mesmo diante das maiores adversidades. É só olhar para nossas crianças pilchadas com as cores de nossa bandeira, que sentimos o imenso orgulho passado de pai para filho. 
Aprendemos a honrar nossas tradições com nossos antepassados e estamos passando este mesmo afeto às novas gerações, com respeito e devoção. Devemos e podemos nos orgulhar de sermos gaúchos brasileiros, sim senhor.
 
 
 
A VEZ E A VOZ FORTE DOS VICES. Realizamos na Lagoa TV e lagoa FM, dia 16, às 20 horas, um excelente debate entre os quatro candidatos a vice de Lagoa Vermelha, incluindo dois homens e duas mulheres.
 
FATO RARO NA HISTÓRIA POLÍTICA em nosso município que ainda não havia registrado um acontecimento tão importante como este de 2024. Quatro candidatos a prefeito e duas mulheres concorrendo a vice.
 
O DEBATE, ALÉM DE SEU DINAMISMO registrou um embate de ideias de altíssimo nível, fluindo maravilhosamente, tudo dentro das regras estabelecidas pela produção, com destaque para dois blocos onde os candidatos foram sorteados e puderam formular perguntas de sua livre escolha para outros candidatos.
 
FOI UMA EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO E, provavelmente, será utilizada, com aperfeiçoamento no próximo debate entre os candidatos a prefeito marcado para 30 de setembro, poucos dias antes das eleições, 6 de outubro.
 
OS PRÓPRIOS CANDIDATOS DEFINEM SUAS PRIORIDADES. E elaboram as perguntas, livremente o que deixa o debate muito mais dinâmico e interessante, com duração de duas horas e trinta minutos, no máximo, tempo considerado ótimo.
 
A SAÚDE E SEGURANÇA foram temas arduamente debatidos entre os vices que demonstraram bom conhecimento de seus planos de governo, assim como o papel a ser desempenhado pelo candidato em caso de vitória.
 
A QUESTÃO DA QUALIDADE DOS SERV IÇOS OFERECIDOS pelo Hospital São Paulo as populações, especialmente na urgência e emergência, ocuparam longo tempo no debate entre os candidatos a vice, demonstrando ser este assunto prioridade.
 
OS VULTOSOS REPASSES MENSAIS, perto de 400 mil, também precisam ser melhor acompanhados para quer o dinheiro público retorne na forma de melhor atendimento a quem precisa da saúde. Segundo todos, estes recursos precisam ser melhor acompanhados.
 
AGRESSÕES ÀS MULHERES, o que ocorre com muita frequência em nível nacional, também mereceu especial atenção no debate surgindo até boas ideias de proteção a mulher.  As duas candidatas a vice prometeram, se eleitas, abrir espaço importante para atendimento feminino.
 
ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL como maneira de reduzir a insegurança de oferecer melhores oportunidades as mulheres, especialmente aquelas que trabalham fora de casa. Para estas foram prometidas creches especiais de tempo integral.
 
TRANSPORTE URBANO. Outro tema que ocupou bom tempo entre os candidatos e mostrou ser prioridade importante, especialmente para pessoas idosas, que precisam se deslocar de um para outro bairro ou para o centro.
 
OUTRO CENTRO DE SAÚDE NO SÃO SEBASTIÃO. Candidatos da oposição levantaram questões relativas a manutenção e acabamento no Postão, recentemente inaugurado e que estaria com alguns problemas. Antes de fazer outro Postão tem que arrumar bem este, disseram.
 
MANTER O HOMEM NO CAMPO. E incentivar os jovens empreendedores chamou especial atenção dos debatedores que disseram estar cientes da importância de valorizar os produtores, facilitar as vendas de sua produção caseira, arrumar as estradas e minorar a burocracia.
 
CHAMOU A ATENÇÃO NO DEBATE a clareza dos candidatos quanto a sua possível função de articulação entre as secretarias, junto aos partidos políticos e junto à órgãos dos governos federal e estadual, especialmente, na busca de verbas, através de emendas e projetos.
 
TODOS FIZERAM RELATOS FIÉIS quanto ao fato de terem sido escolhidos como candidatos a vice em suas respectivas chapas. Destacaram seus trabalhos individuais, suas experiências e a disposição de servir à comunidade.
 
TODOS QUE ASSISTIRAM tiveram a mesma impressão. Lagoa Vermelha estará muito bem servida de vice-prefeito seja quem for o candidato eleito, por esta ou aquela coligação ou partido político. Parabéns aos partidos pelas ótimas escolhas.
 
NA BRINCADEIRA alguém sugeriu que os vices trocassem de posição com os candidatos a prefeito. Momentos de descontração em meio ao debate, nos intervalos. Risos entre os vices. Alguns gostaram da ideia, outros berraram que não.
 
E A CADEIRA DO DATENA. Também, no último intervalo, esteve presente e alguém lembrou que uma estória semelhante a São Paulo, onde Datena "socou uma cadeira no Marçal", aqui, em Barretos, já tinha sido registrado acontecimento análogo.
 
CAMPANHA FRANCISCANA é a que está realizando o ex-prefeito de Lagoa Vermelha, visitando amigos, velhos eleitores e viúvas políticas, especialmente, nos bairros e interior do município. Pode- se dizer que faz uma campanha no estilo antigo. Vai dar certo, vai saber. 

Outras colunas deste Autor