COLUNISTAS

20/09/2024

LAGOA VERMELHA SE DESTACA
  Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F) - é uma ferramenta criada pelo jornal Folha de São Paulo e pelo Datafolha para avaliar a capacidade das prefeituras de oferecer serviços básicos à população com menos recursos. O ranking considera oito variáveis, divididas em quatro categorias: educação, saúde, saneamento e finanças. Abrange todos os municípios do Brasil.
Nesse ranking, Lagoa Vermelha ocupa posição de destaque entre os municípios da AMUNOR e os mais de cinco mil municípios do Brasil. 
- São feitos, dentro disso, alguns cálculos. Existem variáveis dentro de cada um dos índices e que possuem relevância. Por exemplo, índice de desenvolvimento da região, PIB. Tudo isso influencia dentro desses quatro principais índices. É feita uma média ponderada, chegando ao índice final - explicou secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Tochetto.
 
MOTIVO PARA COMEMORAR
- Na publicação do início de setembro, Lagoa Vermelha ficou em 2º lugar dentre os municípios da Associação dos Municípios do Nordeste Rio-grandense (AMUNOR).  Atrás somente do município de Maximiliano de Almeida.  Com relação a outros municípios em que podemos fazer comparativos, como Sananduva e Tapejara, ficamos bem a frente. No Brasil, que tem mais de cinco mil municípios, ficamos na posição 591. Ou seja, ficamos à frente de 4.979 municípios - vangloriou-se Rodrigo Tochetto. 
 
MUNICÍPIO ASSUMIRÁ CEMITÉRIO
Informação importante transmitida pelo secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Tochetto. Administração municipal de Lagoa Vermelha assumirá administração do cemitério público municipal que, há um bom tempo, vem gerando reclamações. 
- Hoje é um contrato de concessão. Iniciou em 2010 e que foi renovada em 2020 com a previsão de mais 10 anos. No ano passado, foi aberto um PMI. Trata-se de um processo recente e bem longo.
- Do que consiste esse PMI? - questionamos.
- Basicamente, o município coloca à disposição da comunidade um problema, vamos chamar assim, com busca de solução por empresas interessadas ou pessoas físicas. Foi lançado esse PMI do cemitério, buscando alternativas - explicou Jéferson Godói, diretor geral da Central de Compras do município.
PMI na administração pública é o procedimento de manifestação de interesse. PMI não se confunde com uma modalidade de licitação.Trata-se de um procedimento administrativo que precede a contratação e que viabiliza o diálogo transparente e a atuação colaborativa entre o poder público e a iniciativa privada.
 
TENTATIVA EM VÃO
No ano passado, município de Lagoa Vermelha já havia lançado um PMI referente ao cemitério, mas que não atingiu seu objetivo. Buscou-se empresas com expertise na área que tivessem alguma solução viável para o cemitério.   A partir disso, foram iniciados estudos por outro caminho, de acordo com Jéferson Godoi.
 
FUNERÁRIAS
Secretário Tochetto relata.
- Assumimos essa questão do cemitério.  Conversamos com o Joel, dono da empresa que mantém a concessão presentemente, e com as funerárias. Traçamos um novo caminho. A prefeitura vai assumir a administração do cemitério. Dentro dessa nova realidade, todas as funerárias poderão fazer seus trabalhos dentro do cemitério. Estamos elaborando um edital para que as funerárias possam se credenciar para poderem prestar seus serviços. Será designado um funcionário da secretaria da Fazenda. Será a pessoa responsável pela manutenção do cemitério e, principalmente, pelo ajuste da nova área. Essa nova área será toda ela mapeada. Terá locais para covas individuais, gavetas e jazigos. 
 
É PARA 2025
Na semana passada, entrevistamos o diretor executivo do Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Pedro Aiolfi. Perguntamos sobre a questão do início das obras de construção da nova sede da agência do Sicredi da Avenida Afonso Pena de Lagoa Vermelha. Informou que o projeto está na prefeitura de Lagoa Vermelha para ser aprovado. Em seguida terão início as obras. A previsão de Pedro Aiolfi é de que a nova sede seja entregue no início do segundo semestre de 2025.
 
HONRADO
Advogado Gladimir Casarin recebeu, na sexta-feira passada, a Medalha Leonardo Macedônia. Ato contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia.
- Esse é um título instituído em 2008, onde são homenageados ex-presidentes da OAB pelos trabalhos que desenvolveram em suas respectativas subseções. Fui agraciado com essa láurea, o que me deixou muito honrado - externou.
Gladimir Casarin foi presidente da OAB local de 2015 a 2018. Há mais de 40 anos que exerce a advocacia.
- OAB é uma entidade que, por si só, não é facil de dirigir porque você comanda uma manada de leões. Fui muito feliz porque consegui realizar tudo o que prometi - complementou. 
 
1º LUGAR NO ESTADO
A direção da Junta Comercial do Rio Grande do Sul realizou a premiação “Destaque em Registro Avelino Maggioti”, fundador das Unidades Desconcentradas no Estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado durante sessão plenária na sede da autarquia. A certificação foi para os analistas das Unidades Desconcentradas com maior produtividade do ano de 2022 a 2023. Em 1º lugar ficou o analista Volmar Catapan, de Lagoa Vermelha.
 
MENTIRA
Por incrível que possa parecer, têm pessoas na comunidade que acham que Lagoa Vermelha terá 2º turno nas eleições municipais. Juíza eleitoral publicou nota através de suas redes sociais.
- Há um boato na cidade de que haverá segundo turno nas eleições em Lagoa Vermelha. É mentira. O segundo turno somente ocorre em municípios com mais de 200.000 (duzentos mil) eleitores. Em Lagoa Vermelha temos 20.088 (vinte mil e oitenta e oito eleitores). Portanto, em Lagoa Vermelha - e nos municípios que fazem parte da 28° Zona Eleitoral - a eleição ocorrerá somente no dia 6 de outubro! Ajude a Justiça Eleitoral a esclarecer a verdade!
 
VIDEOMONITORAMENTO RURAL
Município de Lagoa Vermelha trata da ampliação do videomonitoramento. Uma empresa apresentou um projeto em que se percebeu viabilidade na sua realização. Seria uma ampliação para as zonas rurais. Projeto foi repassado ao Consepro. 
- Em conversa com o presidente do Consepro, vimos que é viável iniciar alguns pontos. Devemos iniciar com um investimento de 200 mil reais para que o Consepro possa fazer as cotações e realizar a ligação de, pelo menos, quatro pontos -  salientou Rodrigo Tochetto 
Jéferson acrescenta.
- De acordo com o estudo da Brigada Militar, são 11 pontos no interior. Desses onze pontos, os quatro que foram escolhidos foi pelo fato de que já possuem toda a infraestrutura pronta.  Tem outros pontos que, no momento, tem dificuldades de energia, de iluminação e do próprio acesso à internet. Esses quatro pontos escolhidos  foram das comunidades de Pizzamiglio, Boqueirão, Santa Luzia e Capão do Cedro. 

Outras colunas deste Autor