COLUNISTAS

20/09/2024

Lagoa Futsal perde 
para a AAGF
Na última rodada da série A do Gauchão de Futsal, o Lagoa Esporte Clube perdeu fora de casa. Se esta frase fosse isolada, e não levarmos em consideração todo cenário envolvendo este jogo, não seria uma situação delicada, apesar de que qualquer derrota é dolorosa. Acontece que o adversário em questão não havia vencido nenhum jogo do Gauchão, até então. 
Jogando em Agudo, a AAGF superou o time do Lagoa Esporte Clube, pelo placar de 2 a 1. Em 11 jogos disputados na competição, até o encontro com o Lagoa, eram apenas quatro empates e outras sete derrotas. Vinda da série B do ano passado, a AAGF enfrenta uma série de problemas para esta temporada. Mesmo com a vitória, o time de Agudo não deixou a lanterna da competição, com sete pontos. 
Não foi um jogo muito atrativo de se assistir. Na metade do primeiro tempo Teves aproveitou o contra-ataque, para abrir o placar para os donos da casa. Ainda no primeiro tempo, Brazeiro marcou o gol de empate para o Lagoa, depois de uma cobrança de lateral que desviou e enganou o goleiro. Já aos sete minutos da segunda etapa, uma falha de marcação do time de Lagoa Vermelha deixou Hugo completamente livre para escorar uma cobrança de escanteio, decretando a vitória da AAGF por 2 a 1. 
O Lagoa Futsal se mantém no meio da tabela de classificação. O time comandado pelo técnico Picolé tem 14 pontos em 11 jogos disputados. Até esta rodada, eram quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas, com 35 gols marcados e 34 gols sofridos. Com outros seis jogos à serem disputados, ainda na primeira fase, muito pode acontecer, e o time do Lagoa Esporte Clube segue com chances de crescer muito na competição. 
 
Ibira Futsal vence 
em casa, pela Série B
O time de Ibiraiaras recebeu a AGSL, de São Luiz Gonzaga, para mais uma rodada da série B do Gauchão de Futsal. O jogo, disputado no ginásio Leomar Baréa, terminou com o placar de 1 a 1. A partida ainda contou com a estreia do técnico Nuno, em Ibiraiaras. Apesar do treinador já ter comandado o time na rodada anterior, o jogo havia sido fora de casa. 
Já com a sua classificação assegurada, o Ibira Futsal tem dez pontos em nove jogos disputados, e também não vem com uma boa campanha, ocupando a nona colocação de 11 clubes no grupo. 
Agora, resta apenas um jogo para o encerramento da primeira fase da competição. O desafio está marcado para ser disputado somente no dia 28 de setembro, na cidade de Sarandi, contra o Soberano. 
Se vencer, o Ibira Futsal melhora consideravelmente a sua situação na tabela de classificação. 
Um detalhe significativo da série B, é que a definição dos confrontos da fase de oitavas de final não será pela pontuação da equipe, e sim pelo índice de aproveitamento. Esta fórmula de competição precisou ser estabelecida desta forma, em função da divisão dos grupos. Como reflexo das enchentes registradas no Estado, neste ano, um dos grupos ficou com menos clubes e por consequência não conseguiria somar todos os pontos que uma equipe do outro grupo poderia alcançar. 
 
Fórmula da 
Série B serviu, mas não agradou
Como destacado no tópico anterior, a tentativa de colaborar com equipes de cidades mais afetadas pelas enchentes, pode ter sido importante para a manutenção das entidades, mas não foi unanimidade entre as equipes. 
Particularmente, já havia me manifestado contrário ao sistema de disputa, assim como a decisão por não se ter rebaixamento para a série C. Á exemplo da série A, os representantes dos clubes determinaram, em conjunto com a Liga Gaúcha de Futsal, que não houvesse rebaixamento, e as competições do próximo ano sejam disputadas com duas equipes a mais. 
A tomada de decisão dos clubes foi controversa e já gerou uma série de discussões em grupos de whats. 
 
Brasil começa a Copa do Mundo de Futsal com 
duas vitórias expressivas
Imagina marcar 18 gols e sofrer apenas um, em dois jogos. Mesmo sabendo que o futsal nos apresenta placares mais elásticos, e que estão cada vez mais raros, não há como negar que a Seleção Brasileira começou muito bem a disputa da Copa do Mundo de Futsal. A competição está sendo disputada no Uzbequistão. 
A estreia, no sábado, dia 14, contou com uma sonora goleada de 10 a 0 sobre Cuba, que foi totalmente dominada pelo time comandado por Marquinhos Xavier. Já no segundo jogo, contra a Croácia, o Brasil enfrentou maiores dificuldades e demorou para abrir o placar. Mesmo assim, o time conseguiu se recuperar e construir a vitória, pelo placar de 8 a 1. 
Os dois resultados dão tranquilidade para o Brasil para o último jogo. O confronto será contra a Tailândia, que é a grande surpresa do Grupo. Os tailandeses venceram os seus dois jogos, também por goleada, e só estão em segundo lugar no grupo, pelos critérios de desempate.
O jogo está marcado para esta sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 9h 30min. Lembrando que os jogos estão sendo transmitidos pelo SporTV e através da Cazé TV, pelo seu canal do YouTube. 
Aliás, cabe ressaltar a impressionante audiência. O último jogo do Brasil teve mais de 350 mil aparelhos conectados simultaneamente. Apesar de registros de números muito maiores na Copa do Mundo de Futebol de Campo, é inegável que esta é uma audiência muito boa para as transmissões de futsal. 
A expectativa é de que isso possa impulsionar o futsal para que tenha cada vez mais visibilidade. 

Outras colunas deste Autor