COLUNISTAS

Nasce a Semana Farroupilha - parte II - 20/09/2024

A partir da ronda crioula no colégio Julio de Castilhos em 1947, nos anos seguintes as comemorações continuam. Agora também começa a programação de pequenas cavalgadas no dia 20 de setembro nos bairros e ruas principais da capital.
Já começa a ser vista a chama crioula junto ao monumento de Bento Gonçalves na Av. João Pessoa. Monumento este que estava inicialmente no Parque Farroupilha (redenção), onde foi colocado para as comemorações do centenário da Revolução Farroupilha e que posteriormente foi levado para o seu atual local.
 
SEMANA FARROUPILHA É OFICIALIZADA
A primeira lei que surge para oficializar a Semana Farroupilha é a lei número 4.850/64, de 11 de dezembro do mesmo ano, cria oficialmente a Semana Farroupilha, a ser comemorada de 14 a 20 de setembro, anualmente. Além disso, estabelece os órgãos que organizarão a programação das festividades.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho passa a integrar os órgãos que programam e organizam a Semana Farroupilha, pela Lei Estadual nr. 7.391/80, de 8 de julho do mesmo ano.
 
COMISSÃO ESTADUAL PARA ORGANIZAR 
E ORIENTAR AS PROGRAMAÇÕES
Pelo Decreto estadual 33.224 de 22 de junho de 1989, regulamenta a Lei nr. 8.715 de 11/10/1988, que deu nova redação à lei 4.850 de 11/12/1964. Em seu artigo 3º: Será constituída a comissão estadual por membros da Secretaria de Educação, Brigada Militar, Fundação Instituto Gaúcho da Tradição e Folclore (extinto), e Movimento Tradicionalista Gaúcho. Em seu parágrafo único cita que os membros serão indicados pelos respectivos órgãos e nomeados pelo governo do estado.
 
OS DESFILES TRADICIONAIS
Ainda em 1950 surge o “chasque”, convite do 35 CTG para a “passeata da peonada do 35”. Fraga Cirne em seu livro 70 anos do Tradicionalismo Organizado, deduz que seja este o primeiro desfile do Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado. 
 
EM PORTO ALEGRE
Inicialmente acontecia na Av. João Pessoa o sentido era centro bairro, mas acontecia também no sentido inverso. Depois passou para Av. Perimetral I e por último, o endereço passou a ser a Av. Edvaldo Pereira Paiva. Atualmente o 35 CTG abre o desfile tradicional seguido por centenas de cavalarianos de outros CTG´s e Piquetes.
Pesquisa: Cesar Tomazzini
Fonte: Primórdios da Semana farroupilha, paixão Côrtes
Fraga Cirne, Tradicionalismo Organizado, 70 anos de história
Zero Hora e Correio do Povo.

Outras colunas deste Autor