COLUNISTAS
27/09/2024
Memória política: ex-prefeitos lembram realizações e dificuldades
Os ex-prefeitos de Lagoa Vermelha, Oscar Menna Barreto Grau, Eli Pegoraro e Moacir Volpato, participaram do quadro “Memória Política”, da Folha News, canal digital da Folha do Nordeste.
Oscar, na condição de vice-prefeito, assumiu o cargo de prefeito em razão da morte do titular, Manoel Vieira da Fonseca, em 1987. Oscar, após cumprir o seu mandato, candidatou-se a deputado estadual e, novamente, a prefeito em 2000, sem alcançar seu objetivo. Elegeu-se vereador em 1.996.
Eli Pegoraro surgiu com grande prestígio eleitoral, pela legenda do PTB, e, após ter sido vereador, chegou ao cargo de prefeito em 1.992. Buscou, sem sucesso, um novo mandato de prefeito, em 2008. Apesar de jovem na política, a essa atividade deixou de ser sua prioridade. Mas sempre foi lembrado para concorrer novamente ao Executivo.
Moacir Volpato, após ter concorrido a vice-prefeito e deputado federal, venceu o pleito o pleito para prefeito, 2000, pelo PDT coligado com o PT que elegeu Altamir da Silva, vice-prefeito. Ambos terminaram o mandato com relações estremecidas. Com a mudança da legislação eleitoral permitindo a reeleição aos cargos executivos, Moacir Volpato candidatou-se à reeleição, em 2004, e governou o município por mais quatro anos, tendo Getulio Cerioli como vice.
Moacir Volpato e Getulio Cerioli, que governaram o município de 2004 a 2008, tomaram rumos diferentes e foram para lados opostos, enfrentando-se na eleição para prefeito em 2012. Em um dos pleitos mais disputados dos últimos tempos, colocando frente a frente dois políticos que trabalharam juntos durante quase dez anos, Getulio foi o vencedor.
Os entrevistados lembraram fatos marcantes de suas administrações e as principais dificuldades encontradas. É interessante ver e ouvi-los na Folha News.
Exposição de planos de governo
Os eleitores de Lagoa Vermelha, Caseiros e Capão Bonito do Sul poderão tomar conhecimento das propostas dos candidatos a prefeito e vice para governares esses municípios acessando a Folha News, canal digital da Folha do Nordeste.
Os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas, em diversas áreas, para a avaliação da população de seus municípios, principalmente dos eleitores que comparecerão às urnas para a escolha de seus futuros governantes. E a exposição dos projetos é uma importante contribuição para essa finalidade.
A Folha convidou todos os candidatos a prefeito e vice para serem entrevistado. Mas, alguns, ainda não manifestaram interesse em participar.
Eleitorado de Lagoa Vermelha
Em Lagoa Vermelha estão aptos a votar na eleição municipal de 6 de outubro próximo 20.088 eleitores. Das últimas de 2012, 2016 e 2020, o número de eleitores inscritos para o pleito deste ano só é maior do que o ano de 2020, quando a votação ocorreu em meio a uma pandemia.
Em 2012 estavam inscritos 20.967 eleitores; em 2016, 21.624; e 2.020, 19.849. O eleitorado de Lagoa Vermelha permanece estacionado em termos de números, com variações em percentuais reduzidos ao serem confrontados o número de eleitores inscritos para votarem nos últimos quatro pleitos.
Candidatos a prefeito em Vacaria
Três candidatos concorrem ao cargo de prefeito, em Vacaria. Andrezinho (PL), Clarice Brustolin (PSDB) e Marcelo Donde (PP). Para compor a futura Câmara de Vereadores daquele município concorrem 150 candidatos.
Recursos para hospitais
de Passo Fundo e Carazinho
Com a participação do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, serão assinados hoje, em Carazinho, convênios que liberam R$ 11 milhões do governo do Estado para o Hospital de Clínicas do município e para os Hospitais de Clínicas e de Olhos de Passo Fundo. Os recursos fazem parte do programa Avançar Mais.
100 municípios poderão
ter segundo turno
Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das eleições municipais deste ano, poderão ter o segundo turno de votações para prefeitura, caso nenhum candidato tenha sido eleito para o cargo por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
O primeiro turno da eleição municipal, que terá votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito, além de vereadores, está marcado para o próximo dia 6 de outubro.
A Constituição Federal e Resolução do TSE determinam que somente os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter o segundo turno para o cargo do poder executivo local.
Desta forma, nos municípios com menos de 200 mil pessoas aptas a votar, serão eleitos ao cargo de prefeito aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no 1º turno, no dia 6 de outubro. Nos municípios onde houver segundo turno, os eleitores poderão ir novamente às urnas no último domingo de outubro, dia 27, conforme o resultado das votações em primeiro turno.
Com exceção do Distrito Federal, as demais 26 capitais brasileiras têm a possibilidade de realização do segundo turno.
Tema para debate
Inteligência Artificial pode sair do controle humano? Isso preocupa?
Anotações
PRÉVIA da inflação de setembro variou 0,13%, segundo dados do IBGE. O número veio abaixo da estimativa do mercado, que esperava avanço de 0,29% no período.
CORTE analisa caso de homem absolvido por tentativa de homicídio de responsável pela morte do enteado. Absolvição se deu por “piedade”.
EX-PRESIDENTE volta a criticar o governador de GO; antigos aliados, estão de lados diferentes na disputa municipal na capital. Bolsonaro chamou Caiado de “governador covarde”.
OPERAÇÃO da PF prende 60 suspeitos de abuso sexual de crianças.
STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar tratamentos com transfusão de sangue.
ITAMARATY confirmou a morte de um adolescente brasileiro e de seu pai no Líbano em meio a bombardeios de Israel contra o Hezbollah.
POLÍCIA Federal (PF) cumpriu 144 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de armazenar, compartilhar e vender material de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
FRENTE fria deve amenizar onda de calor no Centro-Sul ainda nesta semana.
PRÉVIA da inflação de setembro surpreende e desacelera.