COLUNISTAS

27/09/2024

COMO É QUE VAI SER?
Secretário municipal da Fazenda de Lagoa Vermelha, Rodrigo Tochetto, anunciou que o município vai assumir a administração do cemitério público municipal. Atualmente é uma empresa privada que administra. Em razão de constantes reclamações, município entendeu em assumir a “bronca”. Todas as funerárias terão acesso, possibilitando a livre concorrência, o que não é permitido hoje. Só que as regras, as normas, as diretrizes não estão claras ainda.  
 
NEM A PREFEITURA SABE
Contatamos com dono de uma das funerárias. Procuramos saber como essa questão se apresenta no momento.
- Ninguém sabe nada ainda. Nem eles (administração municipal) sabem. Estão fazendo uma tabela que, a princípio, gera muitas dúvidas. Está tudo um tanto que confuso. Estão fazendo todo mundo de tonto. O credenciamento será feito a partir de 1º de dezembro. Há duvida, inclusive, se o município, realmente, assumirá o cemitério. E se a atual administração municipal perder a eleição? E daí, como é que fica? - questionou.  
 
SÓ CONVERSA
Conversamos como o dono de uma outra funerária. De maneira incisiva, foi direto e objetivo. Sem papas na língua.
- É só conversa. Largaram essa informação e depois não foi falado mais nada.  É só politicagem. E se perderem a eleição? Como é que fica? - indagou.
 
MAIORIA A FAVOR
Após entrevista que realizamos com o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Tochetto, anunciando que o município assumiria o cemitério público municipal, a grande maioria dos que se manifestaram, através das redes sociais, aprova a ideia. Disseram acreditar que melhoraria a questão do cemitério. Frisaram que já estava na hora de tomar alguma medida.
 
PORÉM...
A mesma notícia sobre o cemitério, publicada em outra página nas redes sociais, teve manifestações com outra conotação.
- Agora sim, povo tá lascado - Edilson Ribeiro
- O que quero saber é quem vai resolver o problema do cemitério do Tupinambá? Faz mais de 1 ano que venho tentando uma solução. Um joga pro outro e ninguém faz o que deve ser feito. É uma falta de dignidade total. Chuva, sol e tá do mesmo jeito ainda - Jaciane Favaron.
- Preparem o bolso para pagarem taxas. E impostos - Edson Sds.
- Povo que se prepare. Nada é de graça quando vem da política. Quem aplaude hoje, chora amanhã. E vem goela abaixo - Emilio CT.
- Está mais que na hora - Ivens Abreu.
- Daqui há alguns anos vai ter CPI dos mortos kkkkk - Junior Josue Conte.
- Concordo que tenha um condomínio, que tenha registro das obrigações dos mesmos. Assim, vamos ter um local organizado e limpo! - Neila Marcia Pacheco Kramer.
- Tá mais que na hora - Maria Monteiro.
- Nossa, me deu medo disso... serão taxas. E depois repassar sem licitação? Importante seria divulgar as tais "regras" antes - Altair Cecconello.
 
ARTICULAÇÃO 
Anita Almeida de Souza fez alusão, em entrevista, à participação de seu saudoso esposo Elio Moreira de Souza na construção da atual sede do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha, tida como uma das mais bonitas do Estado. É um dos cartões postais de Lagoa Vermelha. Elio Moreira de Souza foi um dos grandes articuladores. 
 
OBRAS EMPACARAM
Elio Moreira de Souza, Dirceu Rosa e Nicanor Lima foram os que arquitetaram tudo. Havia uma pendenga judicial com uma empresa local que havia elaborado projeto para a construção da nova sede da entidade. Já havia se constituído numa grande dívida.  Uma nova sede estava sendo erguida no mesmo local em que já existia (ao lado do Corpo de Bombeiros). As obras chegaram a ter início, porém, paralisaram. E ficaram sem qualquer perspectiva de sequência. Não havia recursos para a sequência. Ficou assim por um bom tempo.
 
COSTURAS
De repente, Elio Moreira de Souza, Dirceu Rosa e Nicanor Lima resolveram entrar em campo. Articularam um acerto com a empresa responsável pelo projeto. Ao mesmo tempo, foi decidido pela venda do local antigo da entidade para a construção da nova sede no Parque de Rodeios. Em meio a tudo isso, muitas costuras foram realizadas até se chegar a bom termo. Inclusive, para a busca de uma nova patronagem. Volmir Carvalho foi procurado para assumir como patrão. Impôs uma condição: que ele pudesse levar um grupo de sua confiança. Dentre eles, Paulo Carvalho, Silvano Cavagnoli, e Fernando Carvalho (Ferrugem).  E foi o que aconteceu.  Foi construída uma magnífica sede. CTG Alexandre Pato deu um grande salto.
Ah, quem intermediou a venda do antigo local do CTG Alexandre Pato foi Élio Moreira de Souza. Ali surgiu, na época, um ginásio de Esportes. Hoje é o Supermercado Compre Bem.
 
DE PARTIDA
Solange De Maman, gerente da agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), está deixando Lagoa Vermelha. Trabalha somente até esta sexta-feira. Está sendo transferida para Porto Alegre. Ficou cerca de um ano e meio em Lagoa Vermelha.  Pessoa extremamente simpática, simples e atenciosa para com todos. Agradece a todos pela acolhida e carinho que teve em Lagoa Vermelha.
 
GOSTEI DA CIDADE
Lions Clube de Lagoa Vermelha realizou com pleno êxito mais uma rifa. Primeiro prêmio era um carro zero km (Tracker), avaliada em 135 mil reais. O ganhador foi Anoar José Dartora, de Concórdia (Santa Catarina). Adquiriu uma cartela com 80 números ao preço de 2 mil reais. Veio a Lagoa Vermelha para receber o prêmio. Se encantou com Lagoa Vermelha. Achou a cidade bonita e o povo hospitaleiro. “Quero voltar mais vezes aqui. Gostei demais da cidade”, disse.  Ah, contou que, embora catarinense, é fã do Porca Veia.
 
FELIZES
Assim se mostravam os integrantes do Lions Clube de Lagoa Vermelha. Extremamente gratificados com o sucesso da rifa. Só em Lagoa Vermelha foram vendidas 4.700 cautelas. Quem informou foi o presidente Rodrigo Silveira. “Com o que arrecadaremos com essa promoção, ficaremos numa condição financeira saudável para a campanha da visão desse ano”, afirmou. 
Em tempo: o ganhador da rifa doou 2.500 reais para o Lions Clube. 
 
CREDIBILIDADE
Conversava com um dos vendedores de rifa na noite da entrega do prêmio da rifa do Lions Clube. Atua há muitos anos nesse meio.
- A rifa do Lions é fácil de vender. Tem credibilidade. E é para uma grande causa: campanha da visão para pessoas carentes. Tem muitas outras rifas que são duvidosas. Pessoal tem que abrir o olho - comentou. 
 
EM PLENA CAMPANHA
Luis Filipe Zonta liga para dizer que Paulo Andrade é candidato, sim, a vereador. Houve indeferimento de sua candidatura, porém, há convicção de que a situação será revertida. Paulo Andrade já havia dito que vai recorrer até a última instância em Brasília, se preciso for. 
- Ele pode concorrer e ser, inclusive, diplomado até que ocorra uma decisão definitiva - explicou Zonta.  

Outras colunas deste Autor