COLUNISTAS
Perguntas aos candidatos - 27/09/2024
Diante do que este país está se transformando, principalmente após o início do terceiro mandato do presidente Lula e da união de dois Poderes (Executivo e STF) para a defesa mútua, muitas perguntas precisam ser feitas para os candidatos locais, sejam a prefeito, a vice ou às dezenas de candidatos a vereador. Lagoa tem seus problemas particulares, porém não vivemos aqui desconectados do que acontece no Brasil ou mesmo no mundo. Parece, assim, fundamental saber qual a visão de mundo dos candidatos para além da clássica melhoria na saúde, educação e infraestrutura do município. Deixo aqui na coluna algumas indagações, que também podem ser úteis para a reflexão dos leitores.
***
Qual a posição do(a) candidado(a) sobre o exercício do direito de propriedade? Acredita que ele é absoluto ou relativo, abrindo a possibilidade para os ditos movimentos sociais como MST invadam terras alheias em nome daquilo que chamam de “justiça social”?
***
Qual a opinião do(a) candidato(a) em relação à atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes nos inquéritos sem fim e ditos inconstitucionais que abriu, e também em sua visão restrita do direito à liberdade de expressão?
***
Qual seria a opinião do(a) candidato(a) no que concerne ao conflito Israel-Palestina? O candidato considera legítimo que grupos terroristas palestinos massacrem pessoas pelo simples fato de serem do povo judeu? Acredita que Israel é um estado que realiza um genocídio contra os palestinos? Considera o Hamas uma organização terrorista?
***
E na segurança, qual a opinião do(a) candidato(a)? É favorável a penas mais duras para quem comete crimes, em particular aqueles que atentem contra a vida e a propriedade, ou acredita que todo bandido é uma “vítima da sociedade”?
***
Votou em Lula em 2022? Apoia o governo que está aí? Considera que as queimadas e o aquecimento global ainda são culpa do ex-presidente Jair Bolsonaro?
***
Acredita que o governo, qualquer que seja, deve evitar realizar intervenções na economia e na vida das pessoas? Ou pensa que o governo deve bancar tudo, gastar cada vez mais e intervir sem medo no modo como se organizam as empresas e na maneira como as famílias tocam as suas vidas?
***
Se eleger-se prefeito irá propor aumento de impostos ou taxas? E se for eleito vereador, votará favoravelmente a aumento de tributos? Ou serão contra em qualquer hipótese?
***
???