COLUNISTAS

27/09/2024

Vitória sobre 
o Atlântico
Podem até falar que era contra o time sub-20 do Atlântico, mas a equipe que foi superada pelo Lagoa Esporte Clube na última segunda-feira, em Lagoa Vermelha, usava a mesma camisa da atual campeã da Liga Nacional de Futsal. O Lagoa conseguiu uma atuação consistente e conseguiu construir a vitória, pelo placar de 7 a 1, com autoridade. 
O resultado dá um maior ânimo para o time de Lagoa Vermelha seguir nas disputas desta temporada. Os três pontos fizeram o Lagoa superar o próprio Atlântico e subir na tabela de classificação da Série A do Gauchão de Futsal. Agora com 17 pontos, o time treinado por Ricardo Hoffmann, o Picolé, ocupa a décima primeira posição na tabela de classificação. 
Restando quatro jogos para o final da primeira fase, o G8 ainda é alcançável, apesar das dificuldades que serão os próximos jogos. 
Neste final de semana, o Lagoa joga em Carazinho, contra a Yeesco. Ainda pela primeira fase, serão disputados os jogos contra o Passo Fundo e o Sercca de Casca, ambos em casa, e conclui a primeira fase jogando em Cerro Largo, em jogo previsto para o dia 12 de outubro. 
 
Reforços
Depois de algumas saídas no grupo de atletas do Lagoa Futsal, a diretoria conseguiu confirmar a contratação de alguns reforços, nas últimas semanas. Os últimos três nomes anunciados foram o de Pedro Henrique (PH), Matheusão e Xande. 
O ala Pedro Henrique, de 25 anos teve passagens por times como Valpaços Futsal e Pregança, ambos de Portugal, além de ter defendido a AFA de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. Matheus Hudson Souza Dias, conhecido como Matheusão, que também tem 25 anos passou por times como AABB (SP), Marília (SP), Russo Preto (RS), Giruá (RS) e Santa Rosa (RS).
Outra novidade é um velho conhecido do torcedor. Depois de nove anos defendendo o time de Lagoa Vermelha, o ala Alexandre Gomes, havia acertado com o Tapejara Futsal, para esta temporada, depois acabou se transferindo para o Lokomotiv, de Palmeira das Missões. O catarinense, radicado em Lagoa Vermelha, volta a defender o Lagoa Futsal para o restante desta temporada. 
A diretoria da equipe já havia feito referências às dificuldades financeiras para a temporada, e a saída inesperada de atletas. Desde a saída do Gabriel Rosa, em maio, até as saídas de Caio Gonsale e Pedrinho.
Mais um reforço aguardado para o restante da temporada é o retorno do ala esquerdo Gabriel Rosa. A promessa é de que o atleta se apresente em Lagoa Vermelha no dia 9 de outubro, para a disputa da reta final desta temporada de 2024. 
 
Série B vai definir 
confrontos da fase de 
oitavas de final
Neste final de semana será disputada a última rodada da primeira fase da Série B do Gauchão de Futsal. Com isso, serão definidos os confrontos dos playoffs da competição, que iniciam pelas oitavas de final. 
Em função das modificações feitas no regulamento, causado pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul, a fórmula de disputa da competição ficou bagunçada. Com o Grupo A com a participação de 11 clubes, que disputam 10 jogos na primeira fase, o Grupo B teve apenas sete clubes com a disputa de apenas seis jogos na primeira fase. 
Em função desta diferença, a definição dos confrontos será pela classificação geral da competição, com base no índice de aproveitamento técnico entre as equipes. Talvez isso dificulte as projeções de confrontos, dependendo da oficialização da Liga Gaúcha de Futsal.
 
Ibira fecha a primeira 
fase jogando em Sarandi
Já classificado para a fase de playoffs, o time do Ibira Futsal faz o seu último jogo da primeira fase, fora de casa. O time treinado pelo técnico Nuno vai até a cidade de Sarandi, para enfrentar o Soberano. Enquanto o Ibira está com 10 pontos, o Soberano tem 12, e uma vitória fora de casa melhora a classificação da equipe de Ibiraiaras. 
Apesar disso, certamente não será possível ficar entre as oito melhores campanha, o que determinará que o segundo e decisivo jogo das oitavas de final seja disputado fora de casa. 
A previsão é de que não haja folga nos próximos finais de semana, fazendo com que os jogos de mata-mata iniciem no sábado, dia 5. 
 
Time de Ibiraiaras 
também passou por 
reformulação
Assim como o Lagoa Futsal, o Ibira também enfrentou problemas com o grupo de jogadores, nesta temporada. A grande diferença é que as baixas aconteceram em função de graves lesões sofridas por Raylson e Júlio Émerson. 
Depois da chegada do técnico Nuno, a direção do time de Ibiraiaras foi em busca de reforços. Nas últimas semanas, dois atletas chegaram ao clube. 
O fixo Ismar Varela, de 29 anos já havia atuado por América de Tapera, Passo Fundo Futsal, OMF (Carazinho), SASE (Selbach), XV de Vila Maria e Fontoura Xavier Futsal. Já o ala Matheus Batista estava no grupo do Cascavel Futsal, na campanha do título da Liga Nacional de Futsal em 2021, além de ter passado por clubes como AMF (Marau), Umuarama, Dracena e Ampére. 
Com estes nomes, a expectativa é de que a equipe possa brigar de igual para igual por uma vaga na fase de quartas de final da competição estadual. 

Outras colunas deste Autor