COLUNISTAS

Sem eleições não há salvação - 04/10/2024

Pois, meus amigos, chegamos, mais uma vez, ao final de mais uma curta campanha eleitoral. Nos pequenos e médios municípios tudo se define em turno único. Em uma só votação. Para cidades com mais de 200 mil eleitores haverá segundo turno, já definido para 26 de outubro. Isto vale para todo o Brasil, para todas as cidades, grandes, médias e pequenas deste imenso país. 
Estaremos atentos às nossas pequenas comunidades da região, como Lagoa Vermelha, Capão Bonito, Ibiraiaras, Muliterno, Caseiros e Capão Bonito do Sul, dentro da 28ª Zona Eleitoral. Estes, diria, fazem parte de nossa aldeia eleitoral, os nossos votos e os votos dos vizinhos mais próximos. É de bom alvitre que tenhamos um olho no peixe, outro no gato. O que quero dizer? É sempre bom a gente saber como andam as coisas, ali com nossos compadres. Mesmo porque estes próximos se tornam os parentes que visitamos e onde nos acudimos quando temos falta disto ou daquilo. 
Aprendi com meu pai que é sempre aconselhável se dar bem e ter uma relação amistosa com seus vizinhos. E, assim, vale para os municípios, as células mães da democracia. Sim, é no município que o povo fica mais perto do poder. Onde os representantes eleitos ficam mais próximos, isto para os vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. 
Depois vamos para os Estados, governador, vice, deputados estaduais e, ao final, o governo central, o presidente, vice, os senadores e deputados federais. Esta é a estrutura político-administrativa de nossa República. Sei que temos muitos problemas, especialmente a corrupção, mas sei também que grande parte dela decorre da falta de acompanhamento e fiscalização. Se o povo estiver perto, será mais difícil para que as falcatruas se concretizem. Precisamos acompanhar, com transparência, a aplicação dos recursos, as verbas, o serviço prestado aos moradores da cidade e interior. Assim agindo, votando, mudando se preciso for e dando um voto de confiança para quem estiver cumprindo bem sua missão, estaremos exercitando a democracia e fazendo jus aos resultados das urnas. 
Desejo uma boa reflexão, uma boa escolha, para prefeito, vice e vereadores. Serão a eles que iremos ter em caso de alguma demanda em nossos municípios e, queiram ou não, é através das eleições livres e democráticas que faremos nossas escolhas.
 
 
ESCRITORES LAGOENSES. Num encontro fortuito, na Casa da Cultura, escritores lagoenses chegaram à conclusão de que juntos podem fazer mais pela cultura local. Estão pensando, seriamente, em formalizar uma Associação de Escritores.
 
COMO ESTAMOS EM PLENA CAMPANHA ELEITORAL entendem que o assunto pode ser melhor encaminhado, sem conotações políticas, logo após a proclamação dos resultados da eleição municipal do dia 6 do corrente mês.
 
MAIS DE 20 ESCRITORES LAGOENSES poderão integrar a Associação, sem fins lucrativos e voltados, totalmente, para o desenvolvimento da arte da escrita que faz a ligação entre as gerações que se sucedem. Na próxima semana o tema deve ter melhor andamento.
 
TODOS OS ESCRITORES LAGOENSES SERÃO CONVIDADOS a integrar a Associação que busca a valorização dos escritores lagoenses para que possam continuar escrevendo e registrando nossa história, nossa tradição, usos e costumes da gente de nossa terra.
 
OS LÍDERES DO MOVIMENTO estarão levando a mensagem através da nossa imprensa falada, escrita e televisada de nossa Lagoa Vermelha. As entrevistas serão agendadas a partir da próxima segunda feira.
 
NA POLÍTICA: O MAIOR E MELHOR debate da história recente de Lagoa Vermelha. Nunca registramos quatro candidatos a prefeito de excelente nível, quatro candidatos a vice, sendo duas do sexo feminino. Um avanço na democracia representativa de nossa comunidade.
 
NO ÚLTIMO DEBATE DA LAGOA FM E LAGOA TV tudo o que falamos foi estampado ao vivo, num protagonismo sem precedentes na história da política local. Méritos para a produção do evento muito bem mediado por Ademar Fagundes com assessoramento de toda a equipe. Todos estão de parabéns.
 
E OS ELEITORES FICARAM ALTAMENTE SATISFEITOS com a forma apresentada para o debate, os temas abordados e a maneira direta, sem rodeio, onde as perguntas foram elaboradas pelos próprios candidatos que puderam escolher para quem perguntar.
 
SEM DÚVIDAS, FOI O MELHOR DOS DEBATES com resultados também excelentes, onde os candidatos puderam demonstrar todo seu potencial, seu plano de governo e suas posições sobre os temas prioritários debatidos.
 
UMA AULA DE CIVILIDADE E DEMOCRACIA. Sinceramente, fiquei orgulhoso de nossos candidatos a prefeito. Educados, respeitosos um com o outro, sem ofensas pessoais e sem necessidade de nenhum direito de resposta.
 
COISA MUITO RARA NESTES TEMPOS BICUDOS de polarização grotesca, sem sentido, passando por cima de outros valores, como o respeito, a consideração, os princípios democráticos. É só olhar para a TV e ver o que aconteceu, por exemplo, em São Paulo. Somos bons exemplos até para os riquinhos deseducados da paulicéia.
 
PERGUNTAS OUVIDAS DURANTE A SEMANA. Quem venceu o debate da Lagoa FM e Lagoa TV? Respondo, sem medo de errar. Todos venceram. Se saíram bem e deram um exemplo de civilidade, de respeito, de conhecimento das questões locais e dos desafios a serem enfrentados pelo vitorioso nas urnas e por todos nós.
 
E AS ELEIÇÕES, QUEM VAI VENCER? Sem dúvida, quem receber o maior número de votos. E sem chance de segundo turno. Quem for o mais votado, leva. Afinal temos pouco mais de 15 mil eleitores e muitos destes não vão comparecer às urnas. Na urna, aparece o candidato a prefeito que leva seu vice junto. Voto é vinculado. Não pode variar o vice.
 
PARA O PODER LEGISLATIVO uma briga de foice no escuro. Quem puder mais, chora menos ao final. Serão 11 os vereadores eleitos, mais os suplentes, três para cada um eleito.
 
OS VOTOS SUB JUDICE serão contados e, em princípio, valem para o candidato e coligação, até o julgamento em última instância. Para definição do número de eleitos por partido ou coligação, serão computados os votos válidos. Nulos e brancos ficam fora.
 
MUITAS APOSTAS E DÚVIDAS SOBRE O LEGISLATIVO. Quem não se reelege? Que partido ou coligação perde mais vereadores? Quem será o mais votado? Quem fará menos votos? A medalha de ouro vai para quem? E, a de couro? (menos votos)? Quem se habilita a dizer?
 
SEGREDOS QUE SÓ AS URNAS VÃO RESPONDER. Até lá, esperar, fazer campanha, preparar o material para o combate final a ser travado, na solidão da cabine eleitoral, dia 6 de outubro das 8h às 17h, para ninguém se atrasar.
 
DESEJAMOS UMA BOA ELEIÇÃO A TODOS. E continuem conosco, estaremos acompanhando e comentando os resultados das urnas em Lagoa Vermelha, região e pelo país, pela Lagoa FM e Lagoa TV, logo após o encerramento da votação. Boa sorte a todos e até lá, se Deus quiser.

Outras colunas deste Autor