COLUNISTAS

Seja você mesmo nestas eleições - 04/10/2024

Sempre que possível procuro trazer para este espaço temas da atualidade, de preferência cotidianos da vida. Nem sempre é possível, por N situações e motivos. Quem escreve para um universo de pessoas sofre limites, não pode sair articulando sem um mínimo de cuidado. É, como diria o Barão da Lagoa, “o que é bom para uns, pode ferir sensibilidade de outros”. Para hoje, por óbvio, falo sobre as eleições de domingo.
E como elas são importantes para as comunidades! São mais de cinco mil municípios brasileiros a eleger seus prefeitos e vereadores. Dizem que os municípios são a maior célula da administração do país, tudo começa pelas comunidades politicamente organizadas. Daí a importância em escolher os mais bem preparados.
O pleito municipal é diferente dos demais, pelo simples fato de que os candidatos a prefeito e a vereador são conhecidos da população. Participam da vida da comunidade, conhecem seu comportamento e até a sua vida pregressa, conjunto que facilita a escolha do candidato que o eleitor deseja eleger. Fácil, fácil.
Mas é bom lembrar que o voto é sagrado, íntimo e inviolável. Significa dizer que é o eleitor quem decide em quem deseja votar, de livre e espontânea vontade. É um exercício de cidadania e de construção da democracia que não pode ser negligenciado. Na hora de votar não se deixe levar pelas palavras ou ações dos outros.
Em tempos modernos não existe mais voto de “cabresto” ou voto “comprado”. O eleitor é livre para escolher em quem votar, saber o que é melhor para si e para os que o cercam. Tendo domínio próprio suas atitudes serão mais elevadas, os seus sentimentos mais respeitados e sua personalidade mais destacada.
Tenha em mente que o que é bom para outras pessoas não tem necessariamente que ser bom para você. Seja você mesmo, Deus o criou para ocupar o lugar que é só seu, logo, precisa ter muito cuidado para não flutuar ao sabor das circunstâncias. O mundo, mais do que nunca, precisa de homens íntegros, homens justos, homens de princípio, homens coerentes e responsáveis, homens que não se compram e não se vendam. Seja você na hora de votar.
 
***
PENSÃO VITALÍCIA - Em favor do ex-governador do MT, Moisés Feltrin, que ficou no cargo 33 dias em 1991, foi restabelecida por determinação da 2ª Turma do Supremo. Os ministros também determinaram o pagamento retroativo de parcelas não recebidas dede novembro de 2018. Repasses que foram cortados pelo governo mato-grossense, acatando decisão da própria Corte. Assim, o ex continuará recebendo salário de governador de 33 mil mensais até o fim da vida. Se a grande Hebe Camargo fosse viva, certamente diria, “que gracinha!”.
 
***
TORRAÇÃO DE DINHEIRO PÚBLICO - É fato comum em nosso país, como a viagem de luxo do presidente Lula, que foi a Nova York para ler um discurso na ONU e levou consigo uma comitiva com mais de 100 pessoas. Discurso que ninguém na plateia prestou atenção ao que ele estava dizendo, como anotou J. R. Guzzo no Estadão. Por aqui, no final da tarde de domingo conheceremos o novo prefeito, mas confesso que minha curiosidade está na formação da Câmara de Vereadores, que espero seja digna para bem representar o povo lagoense. É esperar para ver. No fim um abraço ao pessoal da S & S Pneus, agora em novas instalações, e, em especial, para Don Maurício Paíz, que aos 91 anos, firme como tronco de guajuvira, mantém a mania de ler o jornal. É gente que lê a Folha.

Outras colunas deste Autor