COLUNISTAS

04/10/2024

ASSUNTO RECORRENTE
Vai eleição, vem eleição e o Hospital São Paulo se constitui sempre no centro das discussões. É o “Calcanhar de Aquiles” de nossa saúde.
Por ocasião do debate dos candidatos a prefeito de Lagoa Vermelha, na segunda-feira, promovido pela Rádio Lagoa FM/Lagoa TV, Eloir Morona questionou Getulio Cerioli.
- Gostaria que o senhor dissesse para toda a população o que fez pela saúde em 12 anos, como vice-prefeito e prefeito, especialmente pelo Hospital São Paulo? E, na sua opinião, por que no seu período como prefeito o hospital ficou sem nenhuma especialidade, enquanto Sananduva, Tapejara e São José do Ouro conseguiram? O senhor fez alguma coisa para que fosse diferente? O que aconteceu que Lagoa Vermelha ficou de fora?
 
ALTERNATIVAS
- Nesse período de 12 anos, em primeiro lugar fomos negociar a questão do hospital que foi uma interferência efetuada na gestão anterior. Buscamos fazer com que a Fundação Araucária viesse pra cá, tivesse um plano de crescimento junto com o município. No nosso período, buscamos fazer com que o município de Lagoa Vermelha fiscalizasse a Fundação Araucária para que houvesse um crescimento constante. O que vamos fazer? Vamos sentar, sim, com a Fundação Araucária. Fazer com que tenha um plano de crescimento com o município durante um ano. Se isso não acontecer, vamos buscar alternativas - respondeu Getulio Cerioli.
 
O QUE FOI FEITO?
Na mesma resposta, Cerioli deu uma estocada em Morona.
- O seu candidato a prefeito (Gustavo Bonotto), quando se elegeu falou claro e abertamente que iria resolver o problema do hospital. O que ele resolveu? O que fez até agora? Quando o senhor (Morona) fiscalizou o plantão do hospital, que é de sua responsabilidade, para saber como as pessoas estão sendo tratadas? As pessoas, quando voltam para casa, chegam com o diagnóstico feito? O senhor deveria criar uma comissão para andar pelos bairros para saber como está a saúde e como está o plantão.  
 
NÃO É PARA O MUNICÍPIO
Morona retrucou.
- Quando teve chance, tirou o corpo fora e não fez nada. Agora, inclusive, está propondo criar um hospital municipal. Quero ler uma publicação na FOLHA DO NORDESTE (coluna de Ademar Fagundes) em que o senhor disse: “A nossa saúde não vai melhorar nada vindo o hospital para o município administrar. Tenho a concepção muito clara. Não acredito que o município tenha condições de administrar o hospital com todo volume de serviços que têm.  Administração municipal não tem competência”. 
 
COBRANÇA
Getulio Cerioli cobrou de Morona.
- Gostaria de saber por que o senhor, andando pelos bairros da cidade, não tem olhado a questão dos exames que estão atrasados? A questão das consultas. Fazer a consulta e levar dois anos para o exame. São 2.700 consultas, segundo o site da prefeitura, que estão atrasadas. Olha a necessidade das pessoas naquilo que elas precisam. O senhor não tem essa responsabilidade como secretário?  
 
É VERDADE
No debate de segunda-feira, vieram à baila as denúncias da candidata a vice-prefeita Viviane do Amaral. Material da saúde. Marcelo Mezzomo se manifestou.
- Tudo o que ela falou é verdade. Basta consultar quaisquer dos outros servidores. As situações que ela mencionou são reais.  A questão das lâminas. Estou falando aqui como alguém que já julgou processo desse tipo de questão. Juridicamente, o uso de produtos vencidos sempre tem consequências. E não é uma entrevista que vai dizer se pode usar ou não. Tem que ser feita uma perícia, estudo técnico. Eu não usaria produto vencido. Pode não ser problemático, não ter nenhuma interferência, mas pode gerar depois um processo, em caso de falso positivo ou falso negativo. E até provarmos isso, o município estará sendo processado. Além das lâminas, ela me relatou também das sondas e do fixador celular que vai nessas lâminas.  
 
FALTOU PLANEJAMENTO
Candidato Alaor Scariot criticou, nesse debate dos candidatos a prefeito de segunda-feira, as administrações passadas de Lagoa Vermelha.
- A nossa cidade não cresce por desleixo das nossas lideranças. Faltou planejamento de crescimento a médio e longo prazo. 
- Quais os principais clamores da população que ouviu durante as visitas nesta campanha? - pergunta formulada em entrevista após o debate.
- A saúde, oferta de emprego, renda, casa própria. Tudo isso precisa ser focado, o que não foi feito nas gestões passadas.  
 
SÓ DOIS MUNICÍPIOS
A cada eleição, sempre é montado um esquema especial de segurança por parte da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, sob a supervisão do 10º Batalhão de Polícia Militar de Vacaria.
Para este ano, uma novidade. Para as eleições, somente dois municípios ficarão sob a responsabilidade da Brigada Militar de Lagoa Vermelha: Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul.  Ibiraiaras e Caseiros, que fazem parte da 28ª Zona Eleitoral com sede em Lagoa Vermelha, ficaram sob a responsabilidade da Brigada Militar de Nova Prata. Muliterno, também da 28ª Zona Eleitoral, ficou com Marau. Foi o que nos informou comandante da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, capitão Marcos Guarda. 
 
RODEIO CRIOULO
CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha promoveu jantar/baile no sábado passado. Na oportunidade, ocorreu lançamento oficial do Rodeio Crioulo Internacional e Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira. Em entrevista, patrão Evandro Ferreira informou que os bailes já estão todos contratados. A programação de shows está, praticamente, toda ela pronta. 
- Não estamos divulgando ainda porque falta assinatura dos contratos. No entanto, já estão apalavrados. Serão cinco shows.  Dá para antecipar Nilton Ferreira, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Quarteto Coração de Potro, Capitão Faustino e Walther Morais. Vamos acertar também shows com valores locais - comentou o patrão. 
 
TANTO GENRO ASSIM?
No bate papo com dois cidadãos, ao transcurso da semana, ouvimos, de um deles, comentário engraçado. Pura corneta. Ao falar das eleições deste domingo, esse cidadão fez referência a um determinado candidato a vereador de Lagoa Vermelha. “Fulano de tal deve arrancar com 60 votos só dos genros”. Caímos na gargalhada.
 
NESTE CASO...
O outro cidadão desse bate papo a três, não deixou por menos. Acabou se dando conta de sua realidade
- Bom, neste caso eu saio também com 60 votos. Só das ex-mulheres. 
 
SE DEU MAL
Ainda desse bate papo entre três pessoas, do qual fazíamos parte. Um dos indivíduos contou mais uma.
- Tem um candidato a vereador, mais identificado com o interior do município, que resolveu fazer algumas visitas aos eleitores da cidade.
- Estive visitando 10 casas. Em 8 me atropelaram. Acabei desistindo dessas visitas - contou esse candidato. 
 
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
- Existe ainda a Liga de Combate ao Câncer ou não? Várias pessoas têm perguntado. Não se ouviu falar mais nessa entidade. Foi desativada? Alguém poderia informar? Cabe um esclarecimento.

Outras colunas deste Autor