COLUNISTAS

Breves apontamentos sobre a política local - 11/10/2024

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - O Partido Progressistas (PP) novamente na majoritária. O que se pode constatar ao saber que 8.549 pessoas apostaram no Morona e no Alessandro? O óbvio: que estão contentes com a administração de Bonotto e Eder. Uma cidade bem governada por gestores comprometidos com a população e com bons projetos, o resultado vem nas urnas. Picuinhas e/ou pequenos erros que ocorrem em uma administração, seja pública ou privada (porque sempre há, não tem como negar) não são capazes de desmoralizar uma pessoa ou uma gestão toda. Fica novamente o aprendizado: quando não se elencam propostas e partem para os ataques, a população repudia de alguma forma e, neste caso, foi através do voto.   
PDT - Infelizmente, há muito tempo, o PDT deixou de ser um partido de centro ou, como dizia meu finado avô Pedro Chilanti (fanático do PDS/PP): “Não se iluda, desde o tempo do Brizola o PDT é um partido de esquerda”. Sempre achei que o equilíbrio e o meio termo seria o mais eficaz em uma administração pública, mas o PDT não se enquadrou mais como um partido de centro, há vários anos. Talvez porque seu líder maior, Ciro Gomes, demonstrou ser um verdadeiro “bobalhão” e sem nenhuma credibilidade nos últimos pleitos.
CADA VEZ MENOS VOTOS. POR QUÊ? Aqui em nossa cidade, o PDT vem fazendo cada vez menos votos. Em 2016, o PDT do Sérgio Menegaz fez 6.121 votos contra 10.972 do Gustavo Bonotto. Em 2020, na época do Rômulo Moreira da Silva, o PDT fez 3.974 contra 10.993 do Gustavo Bonotto. Agora, em 2024, Getulio Cerioli fez 3.662 contra 8.549 do Eloir Morona. Uma diminuição considerável de votos lagoenses ao Partido Democrático Trabalhista. Muito provavelmente pelo que falei: não foi em virtude do nome dos prefeituráveis, mas pelo partido ter posicionamentos de esquerda. Caso a sigla partidária não interferisse, o PT (que elegeu 19 prefeitos no RS até agora), o PSDB (que elegeu 33), o próprio PDT (que elegeu 50) e outros partidos de esquerda teriam elegido muito mais prefeitos, devido à influência do governo federal. O MDB elegeu 125 e o PP 164 prefeitos. Aqui em Lagoa, continuo (não só eu) com a mesma opinião de anos: temos pessoas boas e competentes mas, infelizmente, do lado errado. 
PT TIROU VOTOS DO PDT? Muitos afirmavam que o Partido dos Trabalhadores iria prejudicar o PDT aqui em nossa cidade, pois tiraria parte de seus votos. Também se ouvia dizer que se houvesse uma coligação entre o PDT e o PT, essa iria ser a majoritária eleita. Ledo engano. O que se viu é que mesmo somando os votos do PDT do Getulio (3.662), do PT do Alaor (2.824) e do Republicanos do Marcelo (300), o resultado não alcançou os votos que o Progressistas do Morona fez (8.549).  
CÂMARA DE VEREADORES FORMADA - Novos Vereadores foram eleitos para compor a Câmara de vereadores de Lagoa Vermelha até o ano de 2028. Josmar Veloso, Charise Bresolin, Ariovaldo Charuto, Dr. Kramer, Clacir Bonatto, Ranyeri Bozza, Geni Merib, Maninho, Cleon Piva, Viego Santos e Paula Castilhos. Que baita grupo! Três mulheres! Eu arriscaria dizer que, “melhor que esse, só outro desse”. Vamos aguardar para ver o desenrolar dos trabalhos.
10 VAGAS MAIS UMA - Essa eu não posso deixar passar. Estava eu em um estabelecimento comercial, na semana antes das eleições, e uma pessoa pergunta - em um tom de voz alto - quantas vagas tinha para vereador. Antes mesmo que eu respondesse 11, a dona do estabelecimento grita: são 10 vagas e mais a do Dr. Kramer. Que barbaridade! Todos caem na risada e concordam que uma vaga seria mesmo a dele, o que se confirmou. Parabéns vereador pelo seu sétimo mandato.
ABSTENÇÕES - Das 20.088 pessoas aptas a votar em 2024, aqui em nossa cidade, compareceram às urnas 16.001 eleitores. Deixaram de votar 4.087 (20,35%) pessoas. Os votos nulos somaram 241 e, os brancos, 425. O número de abstenções vem crescendo em relação aos anos anteriores. Em 2020, 3.972 (20,01%) pessoas deixaram de votar. Em 2016, 3.614 (16,71%) e em 2012, 3.070 (14,64%) não compareceram às urnas.   

Outras colunas deste Autor