COLUNISTAS
18/10/2024
Juca confirma reabertura do hospital e Joelice suspenderá projeto do frigorífico de aves
Os prefeitos eleitos de Ibiraiaras e Caseiros, confirmaram as primeiras medidas que tomarão a partir da posse que ocorrerá no dia primeiro de janeiro de 2025.
Juca e Sapinho, em entrevista à Folha News após a eleição, confirmaram o que já havia sido anunciado durante o período eleitoral. A principal prioridade, no início da gestão, é reabrir o Hospital São José que suspendeu suas atividades na condição de hospital, há muitos anos. Todos os esforços da administração serão focados para viabilizar esse projeto. Antes mesmo de serem empossados, Juca e Sapinho, deverão viajar a Brasília em busca de recursos junto ao governo federal e aos parlamentares do PL e MDB.
Sapinho, que já foi vice-prefeito de Ibiraiaras, deverá desempenhar importantes funções na futura administração, não se restringindo a substituir o titular quando se ausentar, ratificou o prefeito eleito.
Suspensão do projeto do frigorífico
Depois de eleita e, em nova entrevista à Folha News, a futura prefeita de Caseiros, Joelice Canali, confirmou a suspensão da implantação do projeto do Frigorífico de Aves naquele município iniciada na administração do prefeito Leo Tessaro.
Segundo a prefeita eleita o projeto do Frigorífico é inviável no município de Caseiros por várias razões citando como um dos principais motivos a falta de matéria prima. Caseiros não tem a quantidade suficiente de aviários para abastecer o frigorífico. Há um número mínimo para atender a demanda da indústria. Caseiros está distante de alcançar esse patamar, explicou a futura prefeita.
Caseiros fez empréstimo para a implantação do Frigorífico de Aves. Uma das primeiras preocupações de Joelice Canali é dar destino para o dinheiro do empréstimo que está depositado em estabelecimento bancário. A decisão será tomada logo no início da administração. Uma das alternativas, segundo ela, é a devolução desses recursos para banco financiador.
Joelice demonstra preocupação com a situação que vai encontrar o município de Caseiros. Informações preliminares recebidas pela futura prefeita dão conta de que encontrará muitas dificuldades, principalmente no início, para superar as carências do município.
Uma das iniciativas anunciada pelo novo governo municipal é volta da Copa Verão que, por vários anos foi realizada com resultados positivos na promoção do município.
Joelice é esposa do ex-prefeito Marcos Canali. Indagado se vai convidar o marido para fazer parte de sua administração Joelice respondeu negativamente.
Viego dos Santos já tem suas prioridades
Viego Silva dos Santos votado por 397 eleitores, no pleito de 6 de outubro, foi eleito vereador de Lagoa Vermelha. Elegeu-se pelo PL partido que terá bancada de 3 vereadores na próxima legislatura.
Em entrevista à Folha News Viego fez relato de como desenvolveu sua campanha eleitoral e demonstrou ter bom conhecimento das funções de vereador. Assuntos ligados a tecnologia, agricultura e apoio a ALU (associação de universitários) vão merecer atenção do vereador Viego, morador do bairro Nunes.
Sobre a eleição do presidente da Câmara de Vereadores, Viego disse que esse assunto será tratado em futuras reuniões das bancadas dos partidos coligados que apoiaram o prefeito eleito Eloir Morona.
Empresário do setor de transporte é eleito vereador
Cleon Piardi Piva, empresário do setor de transporte, será mais uma novidade na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha na próxima legislatura. Foi eleito dia 6 de outubro com 402 votos pelo PL.
No exercício de seu mandato pretende ouvir a comunidade para encaminhar, através do Poder Legislativo, os pedidos que receber. Antecipou que o esporte e a Associação de Motoristas terão seu apoio no que for possível.
Entrevistado pela Folha News, Cleon Piva avalia sua eleição e comenta os temas que merecerão sua atenção na Câmara de Vereadores. A entrevista poderá ser assistida em @folhanews, no You Tube.
Vestibular em nova Faculdade de Medicina
A FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul, anuncia a abertura do vestibular tradicional de Medicina. O novo curso, que foi avaliado com conceito máximo (5) na visita in loco do MEC, representa um marco significativo tanto para a instituição quanto para a comunidade local. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro, a prova acontece no dia 26 do mesmo mês.
Além disso, a instituição conta com mais duas formas de ingresso: via ENEM e segunda graduação, ambas com inscrições abertas até 29 de outubro.
Completando 25 anos de tradição e inovação na educação, a FSG projetou cuidadosamente o curso trazendo infraestrutura de ponta e um corpo docente altamente qualificado. Tudo para formar profissionais de excelência capazes de enfrentar os desafios da Medicina moderna.
“É uma alegria termos essa nova oferta no ano em que completamos 25 anos. Com o lançamento da graduação em Medicina, damos um passo crucial para contribuir ainda mais com o desenvolvimento e a saúde da nossa comunidade”, destaca Denis Chidem, Reitor da FSG.
Aumentou a taxa de reeleição
A eleição municipal de 2024 marcou a maior taxa de reeleição já registrada na história - desde a implementação, em 1997, da possibilidade de um mandato consecutivo para o Poder Executivo. A cada dez candidatos que tentaram a recolocação, oito obtiveram êxito (81%). É o que aponta o novo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que faz parte de uma série de estudos temáticos sobre as Eleições Municipais de 2024.
Tema para debate
A quem interessa o enfraquecimento do STF?