COLUNISTAS

18/10/2024

SÓ NO AGUARDO
Informação transmitida pela coordenadora regional de Saúde, Rejane Luz Pedro, que esteve em Lagoa Vermelha para prestigiar a inauguração da ampliação da sala de urgência e emergência do Hospital São Paulo: recurso para construção do local para hemodiálise em Lagoa Vermelha está para ser liberado. Município já cumpriu todas as exigências.
- Logo, aqui em Lagoa Vermelha, estará sendo implantado o sistema de hemodiálise que vai desafogar um pouco Passo Fundo - afirmou. 
 
FALTA ASSINATURA
- Como é que está o processo de instalação da hemodiálise em Lagoa Vermelha? - perguntamos à coordenadora regional de Saúde, Rejane Luz Pedro.
- O recurso foi aprovado. A gente está muito feliz porque está na fase final. Terminamos todas as documentações, os projetos. Levamos certo tempo para pegar todo o material. Agora, só está para ser assinado. Já está tudo na central de Porto Alegre. O recurso logo, logo (repetiu) estará aqui. 
- Todos os requisitos foram preenchidos? - insistimos.
- Todos foram entregues. Isso tudo foi possível com o empenho do Hospital São Paulo e da 6ª coordenadoria regional de Saúde. Trabalhamos juntos atrás de toda a documentação necessária. Na semana passada, finalizamos toda a documentação -  destacou Rejane.
 
MAIS UM AVANÇO
Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha pouco a pouco vai avançando no sentido de oferecer um serviço de melhor qualidade a comunidade. Médico Altair Ramos Júnior, responsável pela equipe médica que atua na urgência e emergência do hospital, informa que outra conquista importante está se materializando.
- A gente conseguiu instalar um sistema, onde poderemos acompanhar o tempo de espera do paciente, o médico do atendimento, os exames feitos. Tudo isso vai ficar documentado. Aos pouquinhos, vamos conseguindo essa construção que visa melhorar o atendimento à nossa população - disse. 
 
FALTA POUCO
- Está conseguindo implementar aquilo que tinha ideia quando assumiu o plantão do Hospital São Paulo? - perguntamos ao médico Altair Júnior. 
- Sim. Quando a gente lançou o projeto, aqui para o hospital, pensando em assumir a urgência e emergência, fizemos um planejamento. Desse planejamento, acho que conseguimos concluir cerca de 70%. Os outros 30% tem esse sistema eletrônico que está sendo implantado. Acredito que até o final do ano, vamos conseguir cumprir. É como eu disse, começamos devagarinho, vendo o que estava faltando para cada dia poder construir mais, planejar mais para que a nossa cidade possa crescer cada vez mais - salientou. 
 
MAIS ACOLHEDOR
Altair Ramos Júnior destaca,
- Uma das primeiras medidas, quando a gente chegou, foi a pintura na parte interna da emergência, mudança de cadeiras. Nesse sentido, o hospital acabou nos ajudando.  Com isso, conseguimos dar a visão de um hospital mais limpo e mais acolhedor. As mudanças, aos poucos, foram acontecendo.  
 
OLHAR DIFERENTE
Observação interessante feita pelo médico Altair Júnior.
- Quando você começa a melhorar um serviço, trazer mais qualidade, outras pessoas começam a olhar nosso município com um olhar diferente, achando que dá para trabalhar aqui, que é um lugar acolhedor. Isso acaba trazendo novos médicos. Exemplo disso é que temos médicos da emergência, que trabalham com a gente, que são de Erechim, trabalham na UTI de lá, e que agora virão residir em Lagoa Vermelha porque gostam do serviço. Junto com a hemodiálise, virão novos médicos.
 
AVANÇAR NA SAÚDE
Prefeito eleito, Eloir Morona, traz informação nova.
- Está para abrir novo Avançar na Saúde (governo do Estado). Já conversei com o pessoal para preparar projetos para irmos atrás de equipamentos para o sistema de hemodiálise de Lagoa Vermelha. Vai ser mais um degrau. Esse, sim, um degrau bastante alto. Vai mudar o patamar do Hospital São Paulo. Aos poucos, a gente vai crescendo. Temos que pedir às pessoas, que fazem uso do hospital, que façam uma avaliação sem pré-conceito. O que vem a ser? É ter um conceito formado antes de receber o atendimento. Então, nós vamos, cada vez mais, buscar o apoio ao hospital de Lagoa Vermelha que, repito, é hospital de Lagoa Vermelha. Quando assumimos como secretário da Saúde demos esse apoio. E agora, como prefeito, queremos ampliar esse apoio. Busca por recursos, busca por novas especialidades.  
- Qual o volume de recursos necessário para compra de equipamentos para a hemodiálise?
  - Acredito que em torno de 2 milhões de reais - respondeu. 
 
DEFINHANDO
É assim que está o PDT de Lagoa Vermelha? Um partido sem força, sem peso? Nas três últimas eleições municipais, foi esmagado pelo PP. Estaria tomando o mesmo caminho do MDB de Lagoa Vermelha que, de maior partido do município, está reduzido a quase nada? Curiosamente os dois partidos estiveram coligados na eleição desse ano. 
 
ESSE O OBJETIVO
- MDB está, praticamente, terminado em Lagoa Vermelha. Nosso objetivo é acabar também com o PDT. Não falta muito para isso.
Comentário que ouvi de um progressista. 
 
CENÁRIO SOMBRIO
É o que se vislumbra com relação ao futuro do MDB e PDT de Lagoa Vermelha. Já projetando a próxima eleição, quem o MDB teria hoje com alguma perspectiva para candidatura a prefeito? Quem? E o PDT? Não se percebe um nome que, no momento, possa ser construído? Quem poderia ser um próximo candidato a prefeito pelo PDT? Quem? A estrela maior do partido - Getulio Cerioli - sofreu uma derrota acachapante na eleição desse ano. É ou não é um cenário sombrio? A não ser que surja um fato extraordinário no andar da carruagem. 
 
POR OUTRO LADO...
Partido Progressista de Lagoa Vermelha surfa em águas tranquilas. Suas perspectivas são animadoras. Baseado na realidade de hoje, teria três nomes fortes para prefeito na eleição de 2028. Morona, caso faça um bom governo, poderá concorrer à reeleição. Gustavo Bonotto que poderia voltar a concorrer. É um nome de peso. E Josmar Veloso que desponta como um nome com bom capital eleitoral. Claro, podem surgir outras opções. 
 
CONJECTURA
Há quem aponte que o PT/PSB deve ser a oposição mais forte ao PP em Lagoa Vermelha na próxima eleição municipal. “Se o PT/PSB não se desmobilizar, a tendência é de crescimento em Lagoa Vermelha”, foi dito.
Até a próxima eleição, muita água vai correr por debaixo da ponte. 
 
FELIZ COINCIDÊNCIA
Filha do prefeito eleito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, votou pela primeira vez na eleição deste ano. E em eleição que seu pai se apresentava como candidato a prefeito. Numa feliz coincidência, o pai foi eleito como novo prefeito de Lagoa Vermelha.  
 
CONSTRANGEDOR
Barracão teve uma situação esquisita na eleição desse ano.  Candidato Da Silva (MDB) recebeu menos votos do que os que foram destinados a branco e nulo. O emedebista teve 1.830 votos contra 1.378 (branco) e 502 (nulo). Único candidato, ele foi eleito prefeito da cidade.

Outras colunas deste Autor