COLUNISTAS
As Câmaras do Brasil “endireitaram” 25/10/2024
Pois meus amigos sempre considerei as eleições municipais as mais importantes e as mais disputadas. Estamos recém saindo destas eleições, muito embora faltem ainda cinco municípios gaúchos e algumas capitais de Estados, onde teremos segundo turno neste fim de semana, com resultados finais conhecidos de todo o Brasil.
A maior expectativa ficou com a capital São Paulo, em disputa acirrada entre Nunes e Boulos. Em Porto Alegre o atual prefeito Melo pintou como eventual vencedor contra Maria do Rosário (PT). Além da capital teremos definição para prefeito em Canoas, Caxias, Santas Maria e Pelotas. Mas, fora estes resultados para definição dos prefeitos, já podemos analisar os resultados oficiais em mais de 5.500 municípios brasileiros.
Um fato pode ser notado. Em 3.300 municípios são majoritariamente de centro direita. 330 de centro esquerda. 30 do PT e mais 45 do PSDB. Este retrato mostra de forma clara a tendência do voto do eleitorado brasileiro. E, com isto, podemos esperar, com certeza, Assembleias Legislativas, Câmara Federal e até o Senado, com esta tendência, de centro direita. Graças ao “centrão” que recheou os “pessuelos” de dinheiro e foi em busca dos votos, em todo o Brasil.
Na região do Agro e Centro Oeste as vitórias foram ainda mais acachapantes, com municípios totalmente liderados pelo PL em Câmaras de Vereadores. O “centrão” que vem desde o PFL nos governos, passando pela ARENA, PT e tucanos, agora com este caminhão de votos, deixa claro a seus adversários que são outros tempos. Agora vai de corpo e alma ao poder, para dar o troco nas urnas ao Lula. Basta escolher bem o candidato.
O “centrão” vai estar igual o Bolsonaro, só perde para ele, como ocorreu nas últimas eleições presidenciais. De uma coisa, as urnas deram o recado: O Brasil endireitou ou não?
AS TRANSIÇÕES PACÍFICAS. Quando acontecem é algo maravilhoso e dá novo ânimo a equipe que chega, depois do bom trabalho de quem sai.
UMA MERA SEQUÊNCIA DE TRABALHO. Dá para dizer que sim. Quem votou no candidato da mesma corrente é porque entendeu que a coisa estava de mais ou menos, para boa.
ESTANDO MAIS OU MENOS Tá loco de bão! Foi assim e é assim. Tanto é verdade que a oposição bater no ponto forte, só tira votos. Foi o que aconteceu na Lagoa, para variar.
SEM DÚVIDA A SAÚDE FOI O TEMA ESCOLHIDO. E exatamente onde o ex-secretário Eloir Morona ganhou fôlego e densidade eleitoral para somar todos os outros concorrentes com sobra expressiva de votos.
RESTA SABER AGORA se Eloir Morona na chefia do Executivo vai repetir o bom trabalho que teve na saúde, especialmente, na definição de sua equipe de trabalho.
SABER DOS ATUAIS SECRETÁRIOS. Quem fica e quem sai. Isto só vamos saber, com certeza, de janeiro em diante. Até lá, muitas conversas, especulações, análises e pleitos dos partidos que integraram a coligação vencedora.
É CERTO QUE MUITOS DOS ATUAIS DESEJAM FICAR. Mas isto vai depender de análises, muita conversa, especulações, nomes queimados, outros consagrados. Tudo dentro da normalidade política e da camaradagem entre os aliados.
É CLARO QUE SORRISO DE VENCEDOR é bem diferente do choro de perdedor. Estes ficam ainda por longo tempo buscando explicações pelos seus erros e pelas razões que o eleitorado lhe virou as costas.
ENTRE OS ALIADOS, É SÓ NÃO BRIGAR PELO TAMANHO DA FATIA do bolo que ganharam. Tem CCs no Executivo, CCs no Legislativo, secretarias, funcionários destas, presidência da Câmara, CCs na Câmara etc...
É PRECISO PACIÊNCIA E não avançar o sinal. As conversas precisam ser civilizadas. Cada partido que integrou a coligação vencedora com certeza terá seu espaço. A sua hora chega.
E TODOS, VENCEDORES E VENCIDOS torcem pelo melhor desempenho e pelos resultados positivos dentro da expectativa comunitária. Passo a frente em todos os setores.
NOMES E MAIS NOMES COMEÇAM A SURGIR. Para serem analisados seus currículos, indicações e suas experiências para integrar a próxima Administração Municipal.
VEREADORES QUE NÃO SE ELEGERAM E SUPLENTES estão, desde logo, de olho no bolo para ver o que sobra. Alguma secretaria, algum cargo importante ou até mesmo, algum prêmio de consolação. Pode até ser uma medalha de bronze.
NO CAPÃO BONITO, MUDANÇAS À VISTA. Pelo menos é o que dá a entender a prefeita Marizete, através de entrevista à Folha News. Podem ter certeza que não será uma administração de continuidade.
PODE MUDAR TODO O SECRETARIADO. Mas tem uma coligação com o PDT e que tem o vice-prefeito e espera ter espaço no governo. Resta saber que secretarias Marizete vai entregar ao PDT.
O ATUAL PREFEITO PIPO, avalista do acordo mantido MDB + PDT deve ser o articulador para manter espaço dentro do próximo governo. PIPO saiu vitorioso e vai exigir o espaço para seus companheiros.
FESTA DA FAMILIA RIETH. O fim de semana passado marcou mais um aniversário de Felipe Rieth, pai do prefeito Pipo e do vereador Laranjeira, reeleito no Capão Bonito do Sul, com expressiva votação. Felipão recebeu familiares e alguns amigos no CTG Nenê Lima. Estive presente e pude parabenizar ao aniversariante ao lado de seu amigo Albino Melo comemorando 89 anos.
FESTA DO IDOSO NO LAJEADO DOS IVOS. Aproveitando a data para homenagear os idosos ocorreu almoço e recepção aos Idosos com 60 anos ou mais, no Salão do Lajeado dos Ivo, regado a excelente churrasco ao meio-dia e matinê a tarde com animação do Grupo Campereada Musical de Lucas Andrade.