COLUNISTAS
25/10/2024
Lagoa Futsal busca empate com a Uruguaianense
Na sexta-feira da semana passada, o Lagoa Futsal e a Uruguaianense fizeram um grande jogo de futsal, no ginásio Adolfo Stella. O time do técnico Picolé precisou de superação e resiliência para conseguir chegar ao empate e garantir um ponto na disputa pela vaga na fase de quartas de final da série A do Gauchão de Futsal.
O Lagoa Esporte Clube saiu na frente do placar, com gol de Ronaldo, mas viu o time da fronteira chegar ao empate ainda no primeiro tempo. Já na etapa complementar, a equipe visitante virou o jogo e ampliou a vantagem.
Com o apoio de um bom público nas arquibancadas, o time de Lagoa Vermelha se lançou ao ataque, com a utilização do goleiro-linha. Deu certo. Em duas grandes jogadas, Brazeiro e Matheus Negão empataram o jogo, que terminou com o placar de 3 a 3.
O Lagoa Futsal saiu de quadra reclamando muito da atuação da arbitragem, que deixou de marcar duas penalidades para o time de Lagoa Vermelha, além de ter expulsado Xande, com o segundo cartão amarelo.
Jogo da volta será neste domingo
Agora, todas as fichas serão jogadas em Uruguaiana. O jogo da volta está marcado para ser disputado neste domingo, dia 27, a partir das 11h, no ginásio Schimitão, em Uruguaiana. Além dos treinamentos intensos, preparatórios para o jogo, a direção também está preparando uma estrutura de logística diferenciada para o grupo de atletas.
A viagem está marcada para a madrugada do sábado, 26, com chegada prevista para o final da manhã, já em Uruguaiana. O Lagoa deverá se hospedar em um hotel, para proporcionar o devido repouso para os atletas estarem plenamente preparados para o jogo. Além disso, um treinamento leve deve ser realizado ainda no sábado, normalmente utilizado como um processo de recuperação após a longa viagem.
Mesmo com todas as dificuldades de enfrentar o time muito qualificado, que foi finalista do Gauchão do ano passado, encarar um ginásio hostil e com um torcedor que apoia muito a sua equipe e de jogar em um horário completamente atípico, as expectativas são de classificação.
Trabalho para 2025 já começou
Independente do que aconteça na rodada deste final de semana, a diretoria do Lagoa Esporte Clube já está trabalhando para a próxima temporada. Uma das preocupações é com relação ao regulamento do Gauchão série A, que deverá prever o rebaixamento de quatro equipes.
A primeira confirmação é a renovação do técnico Ricardo Hoffmann, o Picolé, para mais um ano.
A partir disso, certamente a diretoria já trabalha na formação do grupo de atletas, com a manutenção de uma base que já está em Lagoa Vermelha e o incremento de alguns reforços. Apesar de nenhum outro anúncio oficial ter sido feito, já existem acertos definidos com o time de Lagoa Vermelha. A tendência é de que estas confirmações só comecem à ser divulgadas após o encerramento da temporada.
Sub-20 é eliminado do Gauchão
O time sub-20 do Lagoa Futsal foi eliminado do Gauchão de categorias de base. O time de Lagoa Vermelha, comandado pelo técnico Rodrigo Ticz, perdeu os dois jogos para a AEU (Uruguaiana). Depois da derrota em casa, no primeiro jogo, a equipe ficou com a obrigação de vencer o jogo da volta, em Uruguaiana.
O jogo foi disputado na tarde de segunda-feira, 21. O Lagoa Futsal até saiu na frente do placar, mas acabou cedendo a virada, perdeu por 2 a 1, e se despediu da competição estadual.
Mesmo com a eliminação, a certeza é de que o trabalho tem sido bem feito. Alguns dos atletas do sub-20 já estão integrados ao grupo principal do Lagoa.
Além disso, a direção tem mantido o time sub-20 disputando o campeonato estadual há algumas temporadas, o que é extremamente positivo, mesmo com os altos custos de uma competição como esta.
Esperamos que esta postura seja mantida, por parte da direção, incentivando as categorias de base nas disputas estaduais.
Ibira Futsal fica de fora das quartas de final da Série B
Um grande sentimento de frustração tomou a comunidade de Ibiraiaras, que também é apaixonada por futsal. O Ibira Futsal realizou um grande investimento para a disputa da série B do Gauchão de Futsal. Desde a sua criação, foi o maior investimento feito pela equipe.
Isso gerou grandes expectativa de uma possível disputa pelo acesso à série A. Porém, os resultados não vieram durante a temporada, e acabou culminando com a eliminação da equipe na fase de oitavas de final da competição.
Agora, espera-se que a diretoria trabalhe de forma intensa pra manter a estrutura e o investimento para a temporada de 2025. As primeiras movimentações já aconteceram, com o interesse da direção em manter o experiente técnico Nuno, que chegou na reta final da primeira fase.
Depois da eliminação, em Rio Pardo, no final de semana passado, o treinador deixou clara a necessidade de a estrutura do clube crescer e se profissionalizar, de acordo com o investimento previsto. Um dos primeiros passos seria proporcionar os treinamentos em dois turnos para o grupo de atletas. Talvez esta seja a principal condicional para o acerto de renovação com o técnico. A expectativa é de que as definições não demorem à acontecer.
Time de David Canabarro briga por acesso no Gauchão de Futsal
Recheado de atletas de Lagoa Vermelha e da região, o David Futsal, da cidade de David Canabarro, está na fase semifinal de conferência na Série C do Gauchão de Futsal. Criada a pouco tempo, e com apenas duas temporadas nas disputas estaduais, o time vai enfrentar a Asaf, da cidade de Santo Ângelo.
Em função da campanha na competição, até o momento, o time da região ainda terá a vantagem de disputar o jogo da volta em casa. Estaremos na torcida pela equipe.