COLUNISTAS
25/10/2024
Caminhão de Lagoa tomba na ERS 122 em São Sebastião do Caí
Um caminhão Mercedes-Benz Atego, com placas de Lagoa Vermelha, sofreu acidente na ERS 122, Km 13,5, no bairro Angico, em São Sebastião do Caí.
O veículo saiu da pista e acabou tombando. Apenas danos materiais foram registrados. O fato ocorreu no dia 21de outubro.
O chamado para a central de emergências ocorreu às 10h 12min, e rapidamente duas unidades de resgate foram enviadas ao local. Cinco bombeiros voluntários participaram da operação de socorro, garantindo que o local fosse isolado e o caminhão removido com segurança. Apesar do impacto e do tombamento, os ocupantes do veículo não sofreram ferimentos.
A equipe de resgate verificou a área e auxiliou no controle do tráfego para evitar outros incidentes na rodovia.
Brigada Militar recupera boi furtado
A Brigada Militar de Tupanci do Sul e Capão Bonito do Sul realizaram a recuperação de um boi, da raça holandesa, furtado no último dia 27 de setembro em uma propriedade rural na comunidade Sede Piva.
O dono do animal, que é veterinário, localizou o referido boi ao realizar serviços em uma propriedade no interior de Capão Bonito do Sul e acionou a polícia para realizar as diligências cabíveis. Após comprovação, o animal foi restituído ao proprietário. A vítima e o receptor do animal foram apresentados na DPPA de Lagoa Vermelha onde foram ouvidos. As investigações sobre o caso seguem, agora a cargo da Polícia Civil.
Polícia Civil combate estelionatários de máquinas agrícolas
A Polícia Civil de Passo Fundo, com apoio das Delegacias de Polícia de Barracão e de São José do Ouro, efetuou, dia 18 de outubro, buscas nas cidades de Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble, e apreenderam um guincho agrícola, objeto de estelionato.
De acordo com a polícia, a ação trata-se de segunda fase da operação desencadeada em julho de 2024, quando inúmeras máquinas e equipamentos agrícolas foram recuperados no estado do Mato Grosso, em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
O equipamento, à princípio, foi avaliado em R$ 138 mil. Posteriormente houve uma atualização do valor para R$ 215 mil.
Relembre a Primeira etapa da Operação
No dia 2 de julho de 2024, por meio da 2ª DP Passo Fundo, foi desencadeada uma operação policial em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
Durante a ação houve a execução simultânea de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo, São José do Ouro, Erechim e Cacique Doble, ocasião em que houve a apreensão de grande quantidade de documentos, celulares, notebooks, computadores, duas espingardas, munição e uma VW/Amarok.
No estado do Mato Grosso, nas cidades de Primavera do Leste e Gaúcha do Norte houve a apreensão de máquinas agrícolas e de armas de fogo. Uma pessoa foi presa em flagrante.
Em Gaúcha do Norte restaram recuperadas/apreendidas duas plantadeiras, três colheitadeiras, dois autopropelidos/pulverizadores, um graneleiro, duas retroescavadeiras, uma escavadeira de esteira, quatro caminhões, além de outros equipamentos agrícolas.
O maquinário referido foi adquirido mediante fraude contra empresas de Passo Fundo e região, bem como instituições bancárias, onde os estelionatários usavam especialmente documentos falsos. Após a entrega das máquinas, seus sistemas de GPS eram retirados para dificultar a localização posterior.
Na data de 2 de julho foram executadas buscas, com êxito na recuperação dos objetos do crime que estão avaliados em mais de 15 milhões de reais.
A operação contou com o apoio do SIPAC da 6ª DPRI e das delegacias locais: DRACO, DHPP, 1ª DP, DP Ernestina. Também houve o auxílio da 2ª DP e DRACO Erechim, DP Cacique Doble, DP Sananduva e DP São José do Ouro. No Mato Grosso houve a cooperação da DP Primavera do Leste, DP Paranatinga e CIOPAER (efetivo aéreo da PC/MT).
A investigação segue em andamento.
PATRAM flagra crime ambiental em Capão Bonito do Sul
Policiais da PATRAM de Lagoa Vermelha, atendendo denúncias, se deslocaram até a área central do município de Capão Bonito do Sul, no dia 17 de outubro, onde constataram destruição de floresta nativa, consistente na supressão de um capão de mata nativa, totalizando 0,03 hectares, além do corte de um pinheiro brasileiro e de uma árvore nativa da espécie Canela.
O serviço foi realizado sem licença do órgão ambiental competente e com emprego de uma escavadeira hidráulica.
No local foram apreendidas duas toras de pinheiro brasileiro, uma tora de árvore folhosa nativa "Canela", uma escavadeira hidráulica que realizava o serviço.
Foi feito Boletim de Ocorrência Policial para os responsáveis pelo crime.
PATRAM registra crime ambiental em Muitos Capões
Uma guarnição do 2º Grupo Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha se deslocou até a localidade de Rincão dos Toledo no interior do município de Muitos Capões, na terça-feira (22/10). No local cumpriu a ordem de serviço do 3º Pelotão Vacaria, em atendimento a denúncia de corte irregular de pinheiro brasileiro e destruição de floresta nativa.
Durante vistorias, confirmou a veracidade dos fatos, efetuado levantamento ambiental, fotográfico, topográfico e dendrométrico. O proprietário foi identificado e notificado a apresentar documentação referente ao serviço realizado, tendo em vista não residir no local.
Acidente deixa uma pessoa morta entre Lagoa e Sananduva
Um homem morreu e outro ficou ferido em acidente de trânsito, no final da tarde do domingo (20), entre Lagoa Vermelha e Sananduva, na ERS-126.
O condutor de um Corsa, licenciado em Paim Filho, saiu da pista e capotou.
O motorista, identificado como Ademir do Carmo Ribeiro, de 64 anos, morador de Sananduva, morreu no local.
O passageiro foi socorrido sem gravidade por uma equipe do SAMU e encaminhado para atendimento hospitalar. Além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Sananduva e a Brigada Militar atenderam à ocorrência.
A identidade da vítima não foi divulgada.
Casal é preso por tráfico de drogas
No domingo (20/10), às 10h, a Brigada Militar prendeu um casal de 34 e 25 anos por tráfico de drogas, no bairro Floresta em Lagoa Vermelha.
Durante patrulhamento nas proximidades do Presídio Regional, os militares abordaram um veículo Santana, identificando o casal de ocupantes, e em revista veicular foram localizados dois tijolos de maconha, pesando 1kg e 238 gramas.
Os entorpecentes foram apreendidos, além de uma quantia em dinheiro e o veículo utilizado. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao casal, e com as apreensões, encaminhados à DPPA de Lagoa Vermelha para lavratura do auto de prisão em flagrante.