COLUNISTAS
01/11/2024
Mega operação policial combate tráfico de drogas
A Delegacia de Polícia de Nova Bassano, deflagrou, em 25 de outubro, a Operação Ripresa, com objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Nova Bassano e região.
A operação ocorreu nos municípios de Nova Bassano, Nova Araçá, Nova Prata e Veranópolis, contando com apoio das delegacias de polícia de Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Veranópolis, Carlos Barbosa, Garibaldi, Barracão, São José do Ouro, Cacique Doble, Sananduva, Ibiaçá, Lagoa Vermelha, Nova Araçá, Ibiraiaras, Nova Prata, Paraí, Guaporé, Vila Maria, Serafina Côrrea e Casca, empregando o efetivo de 72 policiais civis e 23 viaturas.
Em Nova Bassano, seis pessoas foram presas, preventivamente, pelo crime de tráfico de drogas. Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nas quatro cidades, sendo apreendidas porções de maconha, telefones celulares, um simulacro de arma de fogo, balanças de precisão e material para embalar drogas.
Em Nova Prata, com auxílio do cão de faro Rush, foi apreendida porção de maconha em posse de um dos investigados, sendo preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Os presos foram encaminhados ao presídio estadual de Nova Prata, onde ficarão à disposição da justiça. Duas pessoas seguem foragidas.
Casal é preso por sequência de incêndios criminosos
Um casal foi preso durante investigações da Polícia Civil que apontam para uma série de incêndios criminosos provocados pela dupla no interior de Ibiaçá. Todos os fatos foram praticados na comunidade de Vila Vitória.
De acordo com a Polícia Civil, ao menos nove ocorrências foram registradas desde setembro do ano passado, envolvendo incêndios a residências, áreas de terra e um veículo.
Os investigados, que são moradores da mesma comunidade, alegam à polícia que uma das propriedades incendiadas, na qual ambos já chegaram a residir, pertencia ao casal e que eles haviam recebido o imóvel como herança. Os reais proprietários, no entanto, possuem documentos que comprovam a posse da casa. Ainda conforme a Polícia Civil, algumas ocorrências sequer chegaram a ser registradas pelas vítimas porque o investigado fazia ameaças a testemunhas dos crimes. O casal foi preso, preventivamente, após representação da autoridade policial ao Poder Judiciário da Comarca de Sananduva. Os dois, identificados com as inicias D.A., de 54 anos, e E.M.A., de 36, foram levados ao presídio estadual de Lagoa Vermelha.
Incêndio destrói residência e deixa moradora ferida no bairro Suzana
O Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha registrou na segunda-feira (28/10), uma ocorrência de incêndio em residência no bairro Suzana. No local morava apenas uma mulher, que sofreu ferimentos durante o incêndio e foi levada ao Hospital São Paulo com a ajuda de vizinhos.
A casa ficou completamente danificada. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio.
Caminhoneiro de Lagoa Vermelha sofre acidente de trânsito no Pará
Um grave acidente de trânsito foi registrado no sábado (26/10) por volta das 21h, no município de Santana do Araguaia no Estado do Pará, envolvendo um caminhoneiro de Lagoa Vermelha.
A vítima, Aroldo Matheus, conduzia sua carreta para realizar carregamento quando se deparou com o motociclista, trafegando na rodovia com as luzes apagadas. Aroldo, tentou uma manobra para não colidir com a moto, mas infelizmente acabou abalroando na lateral de um outro caminhão que vinha no sentido contrário.
Com o impacto, o motorista ficou preso nas ferragens e foi socorrido até um hospital no município de Redenção, onde recebeu atendimento médico. Ele apresentava várias escoriações e uma fratura na perna. O condutor da moto foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia local. A carreta acidentada foi retirada da pista para posterior remoção. Na segunda-feira, 28/10, ao retirar o caminhão percebeu-se o furto de oito pneus com rodas e de todo o combustível do veículo. Tal fato agravou ainda mais a situação do caminhoneiro lagoense.
Desmatamento e derrubada de pinheiros em Muitos Capões
A Polícia Ambiental de Lagoa Vermelha elaborou boletim de ocorrência por crime contra o meio ambiente ao proprietário de área rural na localidade de Rincão dos Toledo, interior de Muitos Capões.
No local, em atendimento a denúncia, os policiais encontraram a destruição de floresta nativa, em estágio avançado de regeneração, pertencente ao bioma da mata atlântica, que atingiu 0.59 hectares, além do corte irregular de 22 pinheiros brasileiros.
A destruição foi realizada com emprego de máquinas pesadas, as quais não foram localizadas. No local foram apreendidas 15 toras de pinheiro brasileiro em estágio avançado de regeneração. O serviço foi realizado sem licença do órgão ambiental competente e fora de área de preservação permanente.
A PATRAM salienta que o pinheiro brasileiro é uma espécie sob especial preservação. Diante dos fatos foi confeccionada comunicação de ocorrência policial ao responsável, o qual irá responder pelo crime ambiental causado nas esferas cível, penal e administrativa.
Condutora perde controle de carro e capota em estrada
Um grave acidente de trânsito foi registrado na terça-feira (29/10), em estrada rural na comunidade de São Judas - Sítio do Erval interior de Lagoa Vermelha. O acidente aconteceu no Morro do Picucho, um dos trechos mais íngremes daquela região.
Duas mulheres transitavam na caminhonete, quando a condutora perdeu o controle, derrapou na estrada e tombou sobre a pista. As duas vítimas, moradoras da comunidade de Palmeiras, interior de Ibiraiaras, ficaram presas dentro do carro e foram socorridas por moradores próximos. Ambas tiveram apenas escoriações, por isso não acionaram o socorro dos Bombeiros e SAMU.
Segundo os moradores próximos, as condições da estrada estão péssimas e há meses vêm alertando para a situação perigosa. Segundo eles a situação já havia sido informada a Prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. Os moradores também informaram que a última manutenção deste trecho ocorreu há mais de três anos.
As vítimas relataram que desciam o morro e ao desviar uma pedra grande no meio da estrada, derraparam e tombaram o veículo.
O carro teve danos de média monta. Outro fator que preocupou os moradores que socorreram as vítimas, foi o vazamento de combustível, que podia resultar em um incêndio.
Homem é preso por porte ilegal de arma
Na quinta-feira (24/10), a Brigada Militar prendeu um homem de 28 anos por porte ilegal de arma de fogo, na Capela Cristo Rei em Caseiros.
Uma equipe da Força Tática Força realizava a averiguação sobre um indivíduo que ameaçava moradores com arma de fogo, vindo a abordar o homem e com ele foi encontrada um revólver calibre .32, marca Taurus, com numeração suprimida, municiado com seis cartuchos intactos do mesmo calibre.
Em maiores diligências foram apreendidas uma touca ninja, três rádios comunicadores HT, cinco bases para carregar rádios comunicadores, quatro munições intactas no calibre .32, além de dois cartuchos deflagrados deste calibre e um telefone celular.
O homem foi encaminhado até a Delegacia de Polícia para lavratura do auto de prisão em flagrante e, posteriormente, conduzido ao presídio estadual de Lagoa Vermelha, onde ficará à disposição da justiça.
Corpo de Bombeiros salva casa atingida por incêndio no Alto Pedregal
O Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha registrou ocorrência de incêndio em residência, na rua Monteiro Lobato, bairro Alto Pedregal, na noite de 25/10.
A casa de alvenaria com cerca de 80m² foi atingida pelas chamas. O CBM foi acionado conseguindo, de imediato, conter as chamas, sem causar danos de maiores proporções no imóvel.
Houve danos parciais na edificação devido ao rápido acionamento e atuação do CBMRS. Foram registrados danos de pequena monta na casa atingida no forro, telhado e colchões. Ninguém estava na casa na hora do incêndio. Ainda não se sabe como o fogo teve início.
Polícia Ambiental da BM forma turma de Patrulheiros Ambientais Mirins em Muitos Capões
Policiais militares do 2° Grupo de Policiamento Ambiental de Lagoa Vermelha, em parceria com o 3° Pelotão de Vacaria, realizaram a formatura de 17 novos Patrulheiros Ambientais Mirins no município de Muitos Capões, quarta-feira, 30/10. Os formandos são alunos do 5° ano da escola municipal de ensino fundamental Gina Guagnini, que receberam o certificado de Patrulheiro Ambiental Mirim das mãos das autoridades presentes.
O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas a vice-prefeita municipal de Muitos Capões, Elenise Alves Cabral Pereira, comandante da 2ª Companhia Independente de Caxias do Sul, capitão Luiz Henrique Suzin, além do comandante do 10° Batalhão tenente coronel Laudemir da Rosa Gomes. Além das autoridades, pais, professores e comunidade em geral participaram do evento.
A formatura aconteceu após os 10 encontros, com entrega do certificado, medalhas e do chapéu selva, que marca o encerramento do programa. Com a formação dos alunos no programa Patrulheiro Ambiental Mirim, agora eles estão aptos à auxiliar o Comando Ambiental da Brigada Militar na proteção e preservação do Meio Ambiente.
Bombeiros atendem acidente em São Jorge
O Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha foi acionado na tarde de quarta-feira, 30/10, para atender acidente de trânsito na ERS 126, entre os municípios de Ibiraiaras e São Jorge.
No local foi registrado o tombamento de uma carreta. O condutor perdeu o controle do veículo e tombou. Parte da carreta ficou sobre a pista e parte fora dela. A carreta estava carregada com calcário.
O motorista, de 29 anos, foi removido para Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha. Ele ficou preso às ferragens e foi desencarcerado pelos Bombeiros Militares de Lagoa Vermelha e Veranópolis.
PRF recupera veículo furtado em menos de três horas
A Polícia Rodoviária Federal recebeu, sábado (26/10) a informação de que um veículo Frontier havia sido furtado por volta das 21h 30min, em Caxias do Sul. Após informações, equipes iniciaram patrulhamentos pela BR 116 e pela BR 285. Por volta das 23h 45min o veículo foi encontrado circulando na BR 285, em Vacaria.
Ao ser abordado, o condutor disse que havia pego o veículo emprestado com um terceiro e que não sabia que o veículo havia sido furtado. O condutor, um homem de 52 anos, natural de São Leopoldo, já possui extensa ficha criminal, incluindo roubo, homicídio e extorsão. O motorista foi conduzido até a Polícia Civil juntamente com o veículo.