COLUNISTAS
A OAB de Lagoa Vermelha elege nova diretoria para o triênio 2025/2027 29/11/2024
ELEIÇÕES DA OAB - No último dia 22 de novembro, a Ordem gaúcha realizou as eleições da diretoria da seccional e da diretoria das subseções. Aqui, em Lagoa Vermelha, concorria o Dr Aldemar Braghirolli, pela situação, e o Dr Leonardo Dal Paz, pela oposição. Desde o início dos trabalhos observávamos que seria uma campanha acirrada e foi o que aconteceu, a chapa da situação foi eleita com 112 votos, contra 101 votos da chapa da oposição, num total de cerca de 230 advogados aptos a votar.
CAMPANHA DE FORMA PACÍFICA - Diferentemente do que podemos constatar em eleições partidárias municipais, a campanha de uma entidade de classe, como esta da OAB de Lagoa Vermelha, em que pese existir disputa entre dois grupos, ocorreu de forma bastante amistosa visto que as propostas de ambas eram praticamente as mesmas: deliberar sobre questões jurídicas de interesse público, como a defesa das prerrogativas da advocacia e a participação na formulação de políticas institucionais. Quando uma classe possui os mesmos interesses é indiferente - para os eleitores, no caso, os advogados - se uma, duas ou mais chapas estão concorrendo, pois todos que compõem as chapas são advogados. Escolhe-se por afinidade entre os colegas, pois as propostas, no geral, visam beneficiar toda a classe. Portanto, esse processo democrático que tivemos de campanha e eleição, de qualquer forma, virá em benefício a todos os advogados lagoenses.
ALDEMAR OTTONE IGLESIAS BRAGHIROLLI - Sinto-me um tanto suspeita em falar desse colega, em virtude dos laços de amizade que temos desde os tempos da faculdade. Costumo dizer que uma pessoa até consegue disfarçar por 30 ou 90 dias ser o que não é, mas não mais que esse tempo. O Aldemar é uma pessoa que tem princípios claros, sérios e definidos, desde sempre. Marido da Flávia, pai da Elysa e da Anita, é um colega bastante atuante na subseção de Lagoa Vermelha. Para ele não tem tempo ruim quando se fala em OAB. Desde assar um churrasco, organizar o salão, puxar as mesas, pensar no melhor protocolo para o evento, participar ativamente das palestras, saber receber, saber fazer “sala”. Ocupou vários cargos em nossa subseção o que lhe permitiu conhecer o funcionamento da Ordem. Não tenho dúvida alguma que ele, juntamente com sua diretoria, fará um bom trabalho em prol da advocacia lagoense.
DESAFIOS DO PRESIDENTE - O presidente deverá estar na linha de frente na defesa das garantias profissionais do advogado, bem como deverá estar preparado para intervir em situações de abuso de modo a assegurar que cada advogado e advogada possam exercer a sua profissão com dignidade e segurança. Olhar para o advogado jovem, assim como olha para o sênior, bem como unir a classe será um dos grandes desafios da nova gestão. E, quando falo em desafio para unir a classe, falo pontualmente pela idade, pois temos colegas entre 24 e 80 anos e a Ordem precisa estar preparada para atender esses dois grupos, conforme as suas necessidades.
“Não recuo nem pra pegar impulso”, Aldemar Ottone Iglesias Braghirolli, presidente da OAB, subseção de Lagoa Vermelha-RS.
Uma boa sorte a nova gestão.