COLUNISTAS

Por que o mate se chama assim? 06/12/2024

Ao chegarem os colonos espanhóis a estas terras, perceberam que os nativos praticavam o ritual de se juntarem para beber uma infusão aos que os Guaranis chamavam de caiguá. 
Esta expressão deriva dos vocábulos guaranis "káa" (erva), "e" (água) e "água" (procedência), que pode ser traduzida em água de erva.
A expressão mate, nasce do vocábulo Quechua matí, que significa abóbora, que é onde o mate estava sendo preparado. 
O mesmo era tomado através de uma vara chamada taquapi, na qual se colocava uma semente afucada que fazia as vezes de filtro.
Por extensão, os colonos espanhóis chamaram assim a infusão produzida a partir da erva (ilex paraguaiensis). 
Além disso, eles defendiam que era uma bebida de preguiçosos, já que os nativos dedicavam várias horas por dia a este ritual. 
A erva-mate deve o seu sabor amargo aos taninos das suas folhas, é por isso que há quem goste de adoçá-la um pouco, e a espuma que é gerada ao cebar, é causa dos glicosídeos.
Mate é mais do que uma bebida. 
É uma tradição que vence os costumes isolacionistas do crioulo e combina as classes sociais. Através dos tempos, foi o mate que fez a roda dos amigos, e não a roda que trouxe o mate. 
E não só isso, também é um símbolo para todos que se afastam do seu país natal (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Rio Grande do Sul) e encontram nele uma remembrança e uma ligação com a sua terra. Fonte: Argentiníssima
 
** Neste sábado, 7, acontece em todo estado a eleição para o Conselho Diretor do MTG e das coordenadorias regionais .
Para o MTG a eleição se dará com uma única chapa tendo como presidente Alessandro Gradaski.
A eleição acontece durante todo o dia de  sábado  em locais indicados pelas coordenadorias

Outras colunas deste Autor