COLUNISTAS

13/12/2024

“SENHOR” DESAFIO
Será nesta segunda-feira, dia 16, a inauguração da nova sede da Sammlave, de Lagoa Vermelha. Trata-se de uma casa que acolhe crianças que não possuem família. Uma obra gigantesca que teve à frente, na sua realização, o empresário Miguel Ramos. Contou com o apoio de Juca Carvalho, João Sinval Machado e Naiane Spode Ramos. Foi mais um “senhor” desafio que foi encarado e que chegou a bom termo. São mais de 1000 metros quadrados. Uma bela estrutura.
 
DESASSOMBRADO
Assim tem se mostrado o empresário Miguel Pereira Ramos. Antes da nova sede da Sammlave, já havia comandado a construção da nova sede da Apae, que é modelo no Estado. Também uma monumental obra. Foi com a cara e a coragem e fez a obra acontecer. Pedindo doação ou colaboração aqui e ali, fez irromper um belo prédio.   
 
QUEBRA DE PARADIGMA
Via de regra, quando alguém é eleito como prefeito, vice-prefeito ou como vereador acaba se acomodando em cima da eleição. Durante a campanha, frequenta festas, missas, cultos, enfim toda ordem de eventos. Depois desaparece. Lá, de vez em quando, retorna a esses locais. Sempre foi assim e sempre será assim. Pois, o prefeito eleito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, quebrou esse paradigma. Mostrou-se diferente. Depois de eleito, continuou no mesmo ritmo de uma campanha eleitoral, frequentando festas na cidade, no interior e todo e qualquer evento. Fugiu à regra.
 
PÉ QUE UM LEQUE
Outra situação que chama a atenção com relação ao futuro prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona. Tal é o seu entusiasmo e a vontade de fazer as coisas acontecerem que já está, juntamente com o prefeito Gustavo Bonotto, mexendo com alguns projetos. Já viajou à Brasília, já viajou a Porto Alegre. Mostra-se irrequieto, ora furungando aqui, ora furungando ali. É como se dizia antigamente: “Está com o pé que um leque”.
 
PRÓXIMO PASSO
Município de Lagoa Vermelha deverá construir o Posto de Saúde do bairro São Sebastião no antigo terreno da Cintea. A planta, segundo prefeito Bonotto, está pronta. Qual seria o próximo passo?
- Na verdade, com o projeto pronto é preciso, agora, lançar a licitação. Uma vez licitado, a gente aguarda o depósito do recurso que são 10% do valor para que seja dada a ordem de serviço. Terá uma estrutura bem ampla, um pouco diferente em relação às demais unidades de saúde - disse Morona. 
Governo federal destinará 2 milhões de reais, já incluídos no PAC. Tem mais a contrapartida do município. 
 
ÁREA POLIESPORTIVA
Uma vez sacramentado o Posto de Saúde, na antiga área da Cintea, a ideia, segundo prefeito eleito Morona, é “atacar” a construção de uma área poliesportiva para a saúde no mesmo terreno. 
- Seria para receber grupos de outras unidades de saúde e até mesmo escolas. Contaria com uma academia de saúde e uma piscina coberta. Projeto já está em andamento. Para isso, precisamos de recursos e temos que correr atrás - afirmou.
 
REUNIÕES COM SECRETARIADO
Embora não tenha assumido ainda, Eloir Morona tem realizado reuniões com o futuro secretariado.
- Sim, tenho passado algumas coisas que compreendo que devam andar. Temos feito isso juntamente com o vice-prefeito Alessandro Muliterno. Tenho ouvido bastante do secretariado de como podemos fazer melhor algumas demandas que estão sendo feitas.
 
PRONTOCLÍNICA VENDIDO
Mesmo com as contas em dia, vender o Hospital Prontoclínica já estava nos planos dos sócios fundadores desde 2020. Os serviços e o plano de saúde da instituição, que beira os 50 anos foram adquiridos pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo por R$ 52 milhões no começo da semana.
          Em coletiva de imprensa na terça passada, o médico e sócio fundador Julmar Biancini deixou claro que o valor de venda não era o que esperavam, mas a aquisição avançou e já é realidade.
 
SUCESSÃO FAMILIAR
         A questão que surge: por que um serviço tradicional e consolidado abriria mão de um investimento de anos? Em coletiva de imprensa, o diretor da Prontoclínica, Rafael Biancini, resumiu:
           - Não existiu uma sucessão familiar.
Biancini administra o negócio há cinco anos, mas por “livre e espontânea pressão”, disse ele. O médico radiologista conciliou a direção da Prontoclínica com a administração do Cedil Diagnóstico por Imagem, empresa na qual deseja se dedicar 100% daqui para frente.
          - Era o momento da família para que esse negócio acontecesse. Desde 2020 já havia a ideia da venda, mas não queríamos entregar aquilo de bandeja.
 
DIVERSAS PROPOSTAS
Prontoclínica nunca deu prejuízo. A rentabilidade foi menor nos últimos anos, mas sempre em níveis saudáveis - afirmou Rafael Biancini.
         - Desde que a intenção de venda começou a circular no mercado, o hospital recebeu diversas propostas, mas nenhuma à altura do empreendimento - afirmou Julmar. 
Segundo ele, houve muita procura de empresas que atuam fora de Passo Fundo, mas nenhuma das propostas agradou.
 
EM FEVEREIRO
           Ao todo, a negociação com o HC levou cerca de cinco meses, mas o administrador da casa de saúde, Luciney Bohrer, já monitorava a possibilidade há pelo menos três anos.
           Isso porque o Hospital de Clínicas tem interesse especial nos 11 mil beneficiários do plano de saúde do Prontoclínica, distribuídos em diversos municípios da região.  
Em dezembro e janeiro acontece o período de transição e a fusão deve ser concluída em 1º de fevereiro de 2025, quando o HC assume a operação dos serviços no Prontoclínica em definitivo.
 
FICARAM DE ACORDO
  Confesso que não tenho conhecimento - e olha que tenho um bom trecho de estrada - de um julgamento tão longo em Lagoa Vermelha como esse que aconteceu na semana passada em que estiveram no banco dos réus três dos assaltantes a bancos de Ibiraiaras, no ano de 2018. Começou às 9 horas da manhã de quarta-feira e foi até as 3 horas da madrugada de sábado. Andou ali para fechar quatro dias. Dois dos acusados, condenados a mais de 100 anos. Um terceiro a 65 anos. Atuou na acusação promotor de Justiça, Henrique Rech Neto. 
- Penas ficaram de acordo com o mal causado - afirmou Dr. Henrique. 
Por ocasião desses assaltos, acabou morto o gerente de serviços do Banco do Brasil de Ibiraiaras. Seis assaltantes foram mortos em confronto com a Brigada Militar (Batalhão de Operações Policiais Especiais). 
 
OLHA O GOLPE!
Golpistas estão se passando por funcionários da Prefeitura de Lagoa Vermelha para aplicar golpes.
  Numa das tentativas de golpe, criminosos entram em contato com empresários locais, se passando por representantes da Prefeitura. Eles alegam supostas irregularidades no alvará de funcionamento e exigem a regularização mediante pagamento ou envio de documentos. Além disso, os golpistas chegam a citar departamentos fictícios para dar mais credibilidade à fraude. Outro golpe identificado envolve a divulgação de cursos falsos nas redes sociais, utilizando o brasão oficial do município de forma indevida. 

Outras colunas deste Autor