COLUNISTAS
13/12/2024
O Esporte é 10
A Associação Lagoense de Esportes - ALE, promoveu mais uma edição do evento que premia os destaques de diversas modalidades esportivas de Lagoa Vermelha. O evento contou com a participação de centenas de pessoas que lotaram o Salão Paroquial Santo Antônio.
Foram mais de 160 troféus entregues para desportistas de modalidades como futebol, futsal, futebol sete, vôlei, tênis de mesa, xadrez, trilheiros, artes maciais, padel, tiro de laço, chula, gineteada, entre outros. A organização do evento, assim como todos os anos, propôs algumas homenagens especiais.
Agremiações de outras cidades também foram lembradas como as escolinhas de Caseiros e o David Futsal, de David Canabarro. Entre os homenageados estão o vice-presidente emérito da ALE, Irval Dal Casteli, o Dante, o técnico do Atlântico de Erechim, Paulinho Sananduva, todo o time do Lagoa Esporte Clube de 2019, pelos cinco anos do título da Liga 2, e o consequente acesso para a elite do futsal do Rio Grande do Sul, além de Edeivison Vigo, como desportista do ano. Além do presidente do Lagoa Esporte Clube, Edeivison também se destacou, nesta temporada, dentro das quadras.
Como atleta foi decisivo para o título da Conferência conquistado pelo David Futsal, de David Canabarro, com o acesso para a Série B do Gauchão de Futsal, e também no time de veteranos da ALE/Lagoa, que ainda segue na disputa do Campeonato Estadual promovido pela Liga Sul Riograndense de Futsal.
Mais uma vez, o evento valoriza um grande número de desportistas, com a maioria dos troféus entregues para crianças e adolescentes, como forma de incentivar a prática de esportes e afastar todos os envolvidos do uso de drogas, mantendo a campanha permanente promovida pela ALE.
Lagoa/ALE vai jogar a final do Estadual de Veteranos
No próximo domingo, dia 15, às 15h, o time de Lagoa Vermelha vai jogar o segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Estadual de Veteranos. A competição é promovida pela Liga Sul Riograndense de Futsal. No jogo de ida, disputado na cidade de Bagé, o Lagoa conquistou uma vitória, pelo placar de 6 a 4. Agora, no jogo da volta, um empate é suficiente para a conquista do título da competição.
Indústria e Comércio de Futsal chega à sua semifinal
O Departamento de Esportes da Prefeitura de Lagoa Vermelha promove, nesta sexta-feira, dia 13, os jogos da fase semifinal do Campeonato Indústria e Comércio de Futsal deste ano de 2024. As equipes participantes foram divididas em Série Prata e Ouro. Desta forma, serão quatro jogos de semifinais, para a definição das equipes que disputarão as duas finais da competição.
Os jogos serão disputados no ginásio Adolfo Stella. Confira os jogos desta rodada:
- Série Prata: 19h: Posto Sander x Dudu Estética; 20h: Sigma x Evidência Móveis.
- Série Ouro: 21h: Móveis Sul x RGE; 22h: Rodial x Progen.
Os vencedores dos jogos já se enfrentarão na disputa das finais, programadas para a próxima sexta-feira, dia 20, também no ginásio Adolfo Stella. Os jogos da final, contarão com transmissão da Rádio Lagoa FM e Lagoa TV.
Grenal da Paz de Ibiraiaras
Os desportistas da cidade de Ibiraiaras estão se preparando para a disputa de mais uma edição do clássico Grenal da Paz.
Os veteranos estão realizando os treinamentos e preparações para o maior evento esportivo da cidade de Ibiraiaras. A expectativa é de um excelente público no estádio municipal Jacir Dal Piva. O jogo é tradicionalmente disputado na tarde do dia 31 de dezembro. Mais uma vez, o evento contará com transmissão completa da Rádio Nativa de Ibiraiaras.
Gauchão de Futsal ainda não tem data das finais
O Gauchão de Futsal de 2024 ainda não tem uma data definida para a sua conclusão da temporada de 2024. O caso de injúria racial, registrado no segundo jogo da semifinal da competição, entre Guarany de Espumoso e Atlântico de Erechim ainda segue sendo debatido nos tribunais esportivos.
O primeiro julgamento determinou a perda de pontos do Atlântico, por ter se negado de voltar à quadra. Além disso, o Guarany havia sofrido punição de multa em R$ 10 mil e a perda do mando de quadra por dois jogos. Enquanto o autor das ofensas estaria proibido de frequentar ginásios pelo prazo de dois anos. As duas equipes envolvidas recorreram das decisões, e o Pleno do TJD voltou a debater sobre o assunto. Na última quarta-feira, dia 11, uma nova sessão virtual foi realizada, com algumas mudanças na decisão do tribunal. Agora, houve uma reversão da pena imposta ao Atlântico, determinando a continuidade do jogo. A partida estava nos últimos segundos do primeiro tempo da prorrogação. Ao Guarany, houve o aumento no valor da multa para o valor de R$ 20 mil, sendo retirada a penalização da perda do mando de quadra.
Mais uma vez, existe a possibilidade de ingresso de recurso das duas equipes envolvidas. Ao final da sessão, ambos os representantes legais dos clubes indicaram a possibilidade de ingressar com recursos sobre o tema, que seria julgado pelo STJD, em São Paulo. Até que sejam cumpridos os prazos, e o julgamento seja realizado, ainda deverá levar alguns dias para que esta questão esteja totalmente definida.
Independente das decisões tomadas pelo tribunal, infelizmente será este episódio que marcará a temporada de 2024. Mesmo com grandes competições, excelentes jogos e disputas de títulos emocionante, é este assunto que tem dominado o noticiário da modalidade.
Não que o tema não seja relevante, pelo contrário, a cada dia que passa, fica mais evidente a necessidade de um trabalho intenso de conscientização para a erradicação de qualquer tipo de preconceito no esporte. Porém, diante de muitas coisas boas, e justamente o ponto negativo que gera mais engajamento e mobilização de muitas pessoas que nem sabem da existência da modalidade esportiva em torno do caso de injúria racial.
Todo este imbróglio tem estendido o prazo para a disputa das finais da competição. Restando apenas três sábados para encerrar o ano de 2024, já parece ser inevitável que a competição só seja concluída no ano que vem.