COLUNISTAS

13/12/2024

CEMITÉRIO DE LAGOA VERMELHA - O professor Harry Rodrigues Bellomo  coordenou, durante vários anos, um grupo de pesquisadores que estudaram cemitérios do Rio Grande do Sul. Na pesquisa, eles analisaram tipos de túmulos, as esculturas neles colocadas, os epitáfios, etc.  e um dos aspectos mais importantes do estudo foi a análise de como a população da comunidade encara a morte. É o fim de tudo? Existe vida além-túmulo? Haverá um encontro no mundo espiritual? Quando a equipe do professor Bellomo esteve em Lagoa Vermelha, teve uma grande surpresa: descobriu que o cemitério municipal da cidade é extremamente rico e diversificado nessas manifestações de religiosidadae. Segundo o jornalista e historiador Fábio Augusto Steyer, membro da equipe, o cemitério municipal causou enorme surpresa devido à grande quantidade de material encontrado,  referente não apenas às questões antropológicas. É muito difícil um cemitério ser tão rico em todas as áreas da pesquisa: estátuas, símbolos, epitáfios, objetos nos túmulos, túmulos com símbolos maçônicos, representações de imagens de Santos, etc. Foi, sem dúvida alguma, um dos cemitérios mais impressionantes que o grupo de pesquisa já visitou, afirmou ele. (Informação, na íntegra, pelo geólogo lagoense Pércio M. Branco).   
CASAL QUE DESISTIU DE ADOÇÃO APÓS 19 MESES DEVE INDENIZAR ADOLESCENTE - Um casal que adotou uma criança de 11 anos e desistiu da adoção após um ano e sete meses foi condenado pela 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP. O adolescente, hoje com 15 anos, deverá ser indenizado em R$ 15 mil por danos morais. O entendimento é de que a devolução de uma criança adotada após longo período e sem motivo justo é uma forma de violência, já que o menor é rejeitado por mais uma família. Por isso, configura abuso de direito dos adotantes, que não podem simplesmente desistir da adoção no momento que lhes for mais conveniente. A devolução só é normal quando o estágio de convivência ainda for inicial. Conforme consta nos autos, o casal declarou, após 19 meses de convivência, que não desejava prosseguir com a adoção pois a criança não correspondia ao perfil desejado. O Ministério Público paulista acionou a Justiça e estipulou a indenização.
MP DO PERU INVESTIGARÁ A PRESIDENTE POR NÃO INFORMAR SOBRE RINOPLASTIA - O Ministério Público do Peru anunciou que abriu um expediente para investigar a presidente Dina Boluarte pelo suposto "delito de omissão de atos funcionais", pois ela não teria informado o gabinete ministerial e o Congresso que passaria por uma cirurgia no nariz em 2023. O caso, que tem risco potencial para derivar em um processo de impeachment, veio à tona na terça-feira, quando o ex-chefe de gabinete da presidente, Alberto Otárola, revelou perante uma comissão do Congresso que ela operou o nariz em julho de 2023. "Me disse que ia fazer uma rinoplas... uma intervenção no nariz, mas por problemas de respiração", disse Otárola, que tentou minimizar o episódio indicando que "não houve nenhuma ausência de poder nesse momento, porque o procedimento cirúrgico não teve maiores complicações". A presidente, que carece de bancada própria e tem uma desaprovação de quase 95% nas pesquisas, afirmou que "deixará o Palácio pela porta da frente", quando concluir seu mandato em julho de 2026.
CIÊNCIA EXPLICA O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PEIXES DE JESUS - Um estudo recente sugere que a famosa multiplicação dos peixes pode ter uma causa natural. Cientistas ambientais investigaram o Lago Kinneret, também conhecido como o Mar da Galiléia, onde esses eventos milagrosos teriam ocorrido. Os evangelhos narram Jesus alimentando 5.000 pessoas com apenas 2 pães e 5 peixes e em outra ocasião uma pesca milagrosa. A pesquisa sugere que esses milagres podem ter relação com fenômenos naturais com as águas do lago. O Lago Kinneret possui uma estratificação natural com uma camada inferior fria e pouco oxigenada e uma camada superior quente rica em oxigênio.Quando ventos fortes atingem a região, ocorre uma mistura entre essas camadas, um fenômeno chamado estratificação térmica. Essa mistura dispersa o oxigênio das águas superficiais reduzindo as concentrações disponíveis para os peixes. Como resultado, os peixes não conseguem sobreviver e acabam subindo à superfície criando a ilusão de uma abundância milagrosa. O que a tradição descreve como milagre pode ser explicado pela ciência, como um evento natural causado pela dinâmica do lago e pelos ventos locais. (Artigo publicado na revista Water Resources Research, em 24 de outubro de 2024).

Outras colunas deste Autor