COLUNISTAS
20/12/2024
Diplomados, prefeitos e vereadores eleitos aguardam a posse
A Justiça Eleitoral, com a diplomação dos candidatos a prefeito, vice e vereadores eleitos no dia 6 de outubro, ocorrida na última quinta-feira (19/12), encerrou o processo eleitoral de 2024, nos municípios de Lagoa Vermelha, Ibiraiaras, Caseiros, Capão Bonito do Sul e Muliterno pertencentes a 28ª Zona Eleitoral conduzida pela juíza Lilian Raquel Bozza.
A diplomação dos eleitos aconteceu em dois momentos: o primeiro, às 14h, no anfiteatro da escola João Rodrigues de Souza, em Caseiros, onde foram diplomados os eleitos em Caseiros, Ibiraiaras, Muliterno e Capão Bonito do Sul; e, às 19h, na Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, os eleitos neste município.
Com este ato os eleitos estarão aptos a serem empossados em seus respectivos cargos para cumprirem mandatos de quatro anos. As solenidades de posse ocorrerão no dia primeiro de janeiro próximo organizadas pelas Câmaras Municipais.
Nos municípios desta regional eleitoral todos os prefeitos eleitos e diplomados exercerão, pela primeira vez, o cargo de chefe do Executivo de seus municípios: Eloir Morona, em Lagoa Vermelha; Juca Cristianetti., em Ibiraiaras; Joelice Canali, em Caseiros; e Cleucir Vidi (Chico), em Muliterno.
Cilon Lima e sua história política
Advogado Cilon Tadeu de Freitas Lima, por longos anos, integrou o PDT de Lagoa Vermelha, a partir de sua criação logo após a redemocratização do Brasil, no início da década de 80. Antes desse período, quando vigorava o bipartidarismo imposto pelo regime militar, Cilon pertenceu ao MDB, que tinha como bandeira o retorno do país ao regime democrático. Foi vereador, assessor parlamentar, presidente do partido e ocupou cargos no governo estadual.
Saiu do PDT e deixou de atuar politicamente. Ao relatar sua história política, Cilon Lima revelou, com certo desconforto, que, durante os 16 anos de governo do PDT no município de Lagoa Vermelha, nunca foi lembrado ou sequer convidado para tomar um “cafezinho” na Prefeitura, apesar dos relevantes serviços prestados ao partido por mais de duas décadas. Embora tenha se afastado da política partidária, Cilon Lima, no momento, está alinhado as ideias do “bolsonarismo” defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Cilon Lima relatou, em detalhes, a sua atuação política na entrevista concedida à Folha News, canal da Folha do Nordeste, no Youtube. Para ouvir e ver é só acessar “folhanewslv”.
Celular em período de aula já é proibido na escola Diógenes Cunha
No momento em que o Congresso Nacional debate a utilização de “celular” pelos alunos em sala de aula, na escola municipal Diógenes Cunha, antigo CIEP, em Lagoa Vermelha, essa prática já é proibida desde a adoção de orientação cívico-militar nesta escola, que passou a pertencer a rede municipal de ensino.
Essa proibição foi confirmada pelo professor Carlos Bombassaro, ao ser entrevistado pela Folhanews, sobre as ações que colocará em prática, a partir do ano que vem, quando tomará posse no cargo de secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, a convite do prefeito eleito Eloir Morona.
Sergio Baldasso será governador do Lions
Pertencente ao Lions Clube de Ibiraiaras, Sergio Baldasso, será eleito no próximo ano, governador do Distrito LD-7, da Associação Internacional de Lions Clubes. Será a segunda vez que desse clube sairá mais um associado para ocupar esse importante cargo: Leomar Stella já comandou o Distrito LD-7.
Após a posse será recepcionado em sua cidade com a presença de delegações de todos os clubes do Distrito LD-7 e de representantes do leonismo brasileiro.
Tema para debate
Como foi 2024 para você e sua família?