COLUNISTAS

Dólar nas nuvens, presentes com perninha de anão 20/12/2024

Pois, meus amigos, aprendi com a vida que, muitas vezes, o que está ruim pode piorar. Estou falando do aperto, da falta de dinheiro para quase tudo, incluindo, é claro, a compra dos presentes para o Natal. Sim, queiramos ou não, as crianças ao nosso redor, ou a criança que está dentro de nós, faz com que nos voltemos nestes dias para as compras dos presentes. 
Afora o apelo comercial existe o lado humano, o momento reflexivo, o reencontro consigo mesmo e com a família, seja ela de que tamanho for. Todos ficam sensíveis, amorosos, mais humanos, eu acho. E, me perdoem a franqueza, sou um sentimental inveterado. Quase choro por qualquer coisa. Me emociono com muita facilidade. Fico pensativo, relembrando fatos marcantes em minha existência, de preferência aos ligados à minha infância e juventude. Sim, tempos difíceis, como os desafios primeiros das lidas caseiras, da escola distante, das idas a pé até lá, dos horizontes que se descortinavam a cada dia. Da falta de recursos e poucas perspectivas para superar o estágio de menino campeiro, trabalhador rural ao lado de seus pais. 
E, desses tempos, trago comigo as alegrias das pequenas vitórias daquele tempo. Das notas boas na escola, de aprender ler, declamar poesias, falar em público, ler alto, aprender a me comunicar e, até rabiscar alguns textos, que hoje se transformaram em contos, em crônicas que me realizam como pessoa. Lembro dos Natais daquele tempo e da valoração dos presentes, quase sempre coisas úteis, como roupas, calçados, mesmo de segunda mão que a mãe comprava, com o dinheiro da venda de quitandas. Como a gente dava valor aos presentes. 
Hoje as centenas de opções fazem com que o valor das coisas que as crianças ganham fique diluído, reduzido. É muita coisa, muita opção. Não se dá valor ao presente. É só mais um. E agora com o dólar valendo mais de 6 reais, podem ter certeza, os presentes virão com perninha de anão. Única coisa que tem valor é aquilo que não se compra com dinheiro.
Então, dê um abraço, um beijo, um aperto de mão, diga a pessoa que você a ama, dê um bom dia ao seu amigo e deseje um Feliz Natal do fundo do coração. Este é o maior e melhor presente.
 
 
 
DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS.  Ocorreu na quinta-feira desta semana a diplomação dos eleitos que concorreram nas eleições de outubro em Lagoa Vermelha, Caseiros, Ibiraiaras, Capão Bonito do Sul e Muliterno, municípios que integram a Jurisdição Eleitoral daqui.
 
EM HORÁRIOS DIFERENTES em função da falta de um local capaz de receber a todos os eleitos e seus convidados.  Para Caseiros, Ibiraiaras e Muliterno, a diplomação ocorreu às 14 horas, no colégio João Rodrigues com a presença da juíza eleitoral Dra. Lilian Raquel Bozza.
 
EM LAGOA VERMELHA, À NOITE NO PLENÁRIO DA CÂMARA ocorreu a diplomação do prefeito e vice eleitos, Eloir Morona, Alessandro Muliterno e todos os vereadores eleitos e dois suplentes por coligação ou partido político. O ato solene contou com a presença da imprensa, familiares e convidados.
 
A POSSE DOS ELEITOS é o derradeiro ato deste processo eleitoral que começou com as convenções partidárias, campanhas, eleição, processos, recursos e, finalmente, esta diplomação pela Justiça Eleitoral, dizendo que o eleito está apto para assumir o cargo a que concorreu.
 
POUCOS CASOS PENDENTES que ainda estão em fase de investigação, incluindo um no Capão Bonito com denúncia de candidatura laranja, só para preencher a vaga de mulher, segundo a denúncia apresentada, mas ainda sem decisão.
 
FOI UMA ELEIÇÃO MUITO TRANQUILA. Segundo a avaliação da Dra. juíza eleitoral, alguns poucos casos que foram levados à justiça, mas sem grandes repercussões, disputas ou polêmicas. Apenas fatos corriqueiros.
 
APÓS ESTAS DIPLOMAÇÕES, A POSSE vai ocorrer dia 1º de janeiro em horários e locais a serem definidos, nas Câmaras de Vereadores, em sessões solenes para esta finalidade, sendo que o vereador com maior votação, preside o ato de posse do prefeito e vice.
 
ESTES ATOS SÃO PÚBLICOS E ABERTOS a população em geral que, certamente haverá de prestigiá-los, uma vez que estarão sendo empossadas as pessoas que vão dirigir o município pelos próximos quatro anos.
 
ALGUNS PARTIDOS NÃO VOLTAM. Nem ao Executivo, nos cargos de prefeito e vice, ou no Legislativo, como é o caso do MDB, que tinha um representante na atual legislatura, com o Papeleiro e para a próxima, não terá representação.
 
OUTROS QUE ESTAVAM FORA agora estarão presentes, como é o caso do PT em Lagoa Vermelha, que terá uma vereadora para a próxima legislatura. Já partidos novos ganham espaço e estarão presentes.
 
DEPUTADO MARCON DO PT esteve na região fazendo entrega de maquinário para a secretaria de Agricultura do Capão Bonito do Sul e marcando presença em Sananduva, na inauguração da UTI.
 
SAMMLAVE CELEBRA 50 ANOS COM NOVA SEDE. O prefeito Gustavo Bonotto prestigiou o ato comemorativo dos 50 anos de fundação da SAMMLAVE e inauguração da nova sede construída em Lagoa Vermelha. Miguel Ramos foi um dos maiores incentivadores desta conquista. 
 
ACMB COMEMORA 15 ANOS. A Associação Cultural Mônica Bonotto comemorou em alto nível seus 15 anos de atividades levando adiante o legado da menina moça Mônica Bonotto. O ato realizado na residência dos pais da Mônica foi organizado pela sua irmã Melissa.
 
O ATO CONTOU COM A PRESENÇA DE FUNDADORES e de autoridades e convidados especiais. Eloir Morona e Alessandro Muliterno ao se pronunciarem disseram da importância do trabalho cultural voluntário que a entidade vem realizando ao longo destes anos. 
 
PASSAGEM DE BASTÃO. A dinâmica Melissa, grande incentivadora das atividades da ACMB, está passando o bastão para as professoras Dione e Ana Rosa, atuantes e ativas integrantes da entidade.
 
ASSOCIAÇÃO DE POETAS E ESCRITORES DE LAGOA VERMELHA marcou presença no evento comemorativo dos 15 anos da Associação Cultural Mônica Bonotto. O presidente José Andrade e o vice, Ivens Abreu, prestigiaram as comemorações.
 
PASSAGEM NO LAJEADO LIBERADA. Desde quarta-feira, está liberada a passagem de veículos, incluindo caminhões e carretas pela estrada do Lajeado dos Ivos, onde foi construída uma galeria para escoamento de águas, na sanga da Apolinária, em direção a Água Santa.
 
MESMO SEM ASFALTO que ainda não foi concluído, o trânsito está liberado, precariamente, próximo a ponte, aonde restam pedras a serem detonadas e material a ser retirado. Fatos que deverão ocorrer em janeiro.
 
A CONCLUSÃO DO ASFALTO E RECUPERAÇÃO DE BURACOS deverão ser realizadas a partir de meados de janeiro, já na administração da nova prefeita do Capão Bonito Marizete Rauta. Falta, igualmente, a sinalização da estrada do Capão Bonito que, sem sinalização, é muito perigosa.

Outras colunas deste Autor