COLUNISTAS

20/12/2024

Motorista é preso por porte ilegal de arma após se envolver em acidente na BR 285
A Polícia Rodoviária Federal do Posto de Lagoa Vermelha realizou, na noite de terça-feira, dia 17/12, prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O indiciado tem 36 anos e foi preso após ser flagrado armado, durante atendimento de acidente de trânsito. 
Por voltas das 22h40min, na BR 285, próximo ao calcário Botuverá, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um acidente. No local foi registrada uma saída de pista de uma caminhonete Nissan Frontier. O condutor do veículo, um homem de 36 anos, teve ferimentos na cabeça e foi conduzido ao hospital São Paulo para atendimento médico.
A PRF esteve no local e localizou um revólver calibre .357, da marca Tacurus, sem documentação. Em razão a essa situação, após liberado no hospital, o mesmo foi encaminhado à Delegacia de Polícia para lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
 
BM prende três homens por porte ilegal de arma de fogo 
Quinta-feira (12/12) a Brigada Militar, através da PATRAM de São José do Ouro, prendeu três homens por porte ilegal de arma de fogo na Linha Espigão Alto, interior do município de Barracão.
Após denúncia, a equipe se deslocou até o Parque Estadual do Espigão Alto efetuando a abordagem. Foram apreendidas uma pistola 9mm, uma carabina .22 com luneta e supressor de ruído, uma espingarda cal 12 semiautomática, além de munições.
Os indivíduos foram presos e conduzidos a Delegacia de Polícia Civil para registro do flagrante.
 
Agressor de mulher vira réu por tentativa de feminicídio
A Justiça aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual contra o homem suspeito de agredir a ex-companheira com uma barra de ferro, em São José do Ouro. O indivíduo, de 49 anos, que não teve a identidade divulgada, passa a ser réu em processo criminal por tentativa de feminicídio e outros crimes.
O crime foi praticado no dia 20 de outubro quando a vítima, de 30 anos, e uma amiga dela retornavam de uma festa. Conforme as investigações o indivíduo teria tentado se aproximar das duas durante a festa, mas foi retirado do local pelos seguranças.
Quando as mulheres voltavam para casa foram surpreendidas pelo criminoso que aguardava escondido na residência. Ele agrediu as duas mulheres e incendiou o veículo da vítima. Uma câmera de segurança flagrou a ação do homem.
Conforme a Denúncia, o criminoso vai responder por tentativa de feminicídio, com aumento de pena pelo descumprimento de medida protetiva de urgência, e qualificado pelo meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele responde, ainda, por tentativa de homicídio contra a amiga da ex-companheira, também qualificado pelo meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, e incêndio criminoso. Logo após o crime o indivíduo fugiu para Santa Catarina. Ele foi preso no dia 12 de novembro, em Itajaí, e segue detido.
 
PATRAM flagra corte de araucárias em Barracão
A PATRAM, de São José do Ouro,  flagrou, na terça-feira, 17/12, o corte ilegal de diversas araucárias no município de Barracão.
Durante a Operação Força Verde a equipe foi até o local citado por denúncia anônima e encontrou 02 toras de araucária e 170 tábuas já beneficiadas, de diversas medidas, além de uma serraria móvel e uma motosserra.
O material foi apreendido e os responsáveis responderão por crime contra a flora. A araucária está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
 
Corpo de Bombeiros participa de treinamento 
No domingo, dia 15/12, o Corpo de Bombeiros Militar de Lagoa Vermelha, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Sananduva, São João da Urtiga e Santo Expedito, esteve na cidade de Erechim efetuando treinamento de combate a incêndio com exercício de fogo real. 
A intenção é repassar o conhecimento aos bombeiros voluntários das respectivas cidades, os quais são conveniados com o CBMRS no intuito de difundir e equalizar o conhecimento.
 
PATRAM flagra destruição de mata nativa em Caseiros
A PATRAM de Lagoa Vermelha, em atendimento a denúncia anônima de destruição de floresta nativa, se deslocou até a localidade Sagrado Coração de Jesus, no interior de Caseiros, onde em propriedade rural foi constatado o crime.
Na prática criminosa, o acusado usou máquinas pesadas. Foi realizado levantamento ambiental, fotográfico e topográfico da área, sendo que a polícia apreendeu uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira, além de nove toras de pinheiro brasileiro. 
Os envolvidos foram notificados a prestar esclarecimentos referente ao serviço e apresentar alvará de licença.
 
Polícia Federal reprime conflito indígena em Água Santa
A Polícia Federal, com o ap oio da Brigada Militar, deflagrou, na manhã do sábado, 14/12, a Operação Greed, com o objetivo de coibir conflitos, além de investigar crimes graves ocorridos na Reserva Indígena do Carreteiro, situada em Água Santa.
A ação foi necessária em razão do intenso conflito armado entre dois grupos indígenas rivais iniciado em meados de 2024, que teve como motivação a disputa pela liderança da terra indígena. As ações violentas culminaram com um homicídio praticado no dia 03/10, além de diversas outras tentativas de homicídio, destruição de bens por meio de incêndio e uso de armas de fogo de calibre restrito. A Terra Indígena do Carreteiro já foi palco de dois graves conflitos, nos anos de 2020 e 2021, quando foram realizadas duas grandes operações policiais na área para reprimir os atos violentos e prender os responsáveis, muitos dos quais, em liberdade, estão novamente envolvidos nas ações criminosas.
As medidas são cumpridas na TI Carreteiro, bem como nos municípios de Água Santa, Santa Cecília e Passo Fundo. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva de indígenas recolhidos no Presídio Regional. De acordo com nota da Polícia Federal a operação tem por objetivo fazer cessar a violência, bem como visa a coleta de informações e provas que auxiliem na identificação de todos os envolvidos nos conflitos.
São investigados os crimes de homicídio, constituição de milícia privada, lesões corporais, ameaças, vias de fato, incêndio criminoso, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, dentre outros. Atuam na operação 100 policiais federais e 60 integrantes do BPChoque. A ação conta com apoio do CRPO Planalto.
 
Ministério Público desarticula operação de CACs que repassava armas a facções criminosas 
Foi desencadeada terça-feira (17/12), em 34 cidades gaúchas e uma catarinense, a Operação Desarme do Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) em conjunto com o Ministério Público Militar da União (MPM), Exército Brasileiro (EB) e com o apoio da Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 
O objetivo é coibir fraude na concessão e manutenção de registros para Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) no Estado, já que criminosos estavam fazendo falsas declarações de idoneidade para obter as permissões do Exército e, assim, ter o direito de adquirir armamentos que depois eram repassados para facções para que elas cometessem os mais diversos crimes.
Desta forma, traficantes, homicidas, assaltantes, sequestradores, estelionatários, entre outros criminosos, sendo que, alguns já condenados e outros alvo de processos ou investigações policiais, estavam adquirindo armas e munição como CACs após omitirem possuir antecedentes criminais. Por exemplo, dois CACs estão atualmente dentro de presídios, dois usam tornozeleira eletrônica, outro tem 23 ocorrências contra si por estelionato e ainda há um que, em 2015, trocou tiros com policiais penais dentro do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, quando, junto com comparsas, foi ao local para matar um apenado em custódia durante atendimento médico.
O GAECO identificou nove CACs com fortes indícios de terem ligações com organizações criminosas faccionadas do Estado. Outros 32 CACs investigados pelo MPM estão envolvidos em crimes de fraude e em demais irregularidades. Nesta primeira fase da investigação, foram detectadas 141 armas irregulares em razão de declarações falsas e demais crimes cometidos. Todas são alvo de apreensão nesta terça-feira. Foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, inclusive em quatro casas prisionais, com auxílio de cão farejador do GAECO para busca de celulares. Entre as cidades onde a operação foi realizada estão Sananduva, Passo Fundo, Antônio Prado e Vacaria.
 
Menino de 10 anos morre em acidente com trator no interior de Tupanci do Sul
Um menino de 10 anos morreu após acidente envolvendo um trator na localidade de Sede Claudino, no interior de Tupanci do Sul, na sexta-feira, 13/12. O menino estava com seu pai realizando trabalhos em uma lavoura quando teria caído da máquina. Após a queda foi atingido pelo rodado do trator. 
Uma ambulância e socorristas do município foram acionados para prestar atendimento, mas, infelizmente, o menino não resistiu aos ferimentos. A Brigada Militar esteve no local acompanhando a ocorrência, e a Polícia Civil e a Perícia foram acionadas para os procedimentos legais e a remoção do corpo.

Outras colunas deste Autor