COLUNISTAS

27/12/2024

Finais do Indústria e Comércio de Futsal movimentam o Ginásio Adolfo Stella
O Departamento de Esportes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou os jogos decisivos do Campeonato Indústria e Comércio de Futsal. A competição deste ano se dividiu em duas, para a disputa das séries Ouro e Prata, ampliando a disputa de jogos decisivos e a mobilização das equipes por mais tempo na competição. 
Desta vez, não houveram os jogos de disputa do terceiro lugar, em nenhumas das divisões da competição. Apesar de haver a previsão das disputas, os próprios times envolvidos entraram em acordo para não realizar estes jogos. Já faz algum tempo que defendo que as competições municipais não tenham esta partida. Por vezes, estas disputas terminam em confusão, ou pegam os times muito desmobilizados, em função das derrotas na fase semifinal. 
Em quadra, nos jogos decisivos, boas partidas, com a presença de um bom público para acompanhar as decisões. Ainda muito longe dos áureos tempos das competições municipais, mas não é possível dizer que o público foi ruim.
No primeiro jogo, na decisão da série Prata, a Evidência Móveis superou a Dudu Estética, pelo placar de 4 a 2. Os gols do jogo foram anotados por Alisson (2), Gabriel e Vaquinha, para a Evidência, enquanto Dudu e Vitor descontaram para a Dudu Estética. 
Já no jogo de fundo, pela série Ouro, a Móveis Sul venceu a Móveis Rodial, pelo placar de 4 a 1. Os gols foram marcados por Abel (2), Negão e Deivid, para a Móveis Sul, e a Móveis Rodial descontou com Marlon. 
Parabéns às equipes da Evidência Móveis e da Móveis Sul, pelos títulos da competição deste ano. 
Esta edição do torneio prestou homenagem à Luiz Fernando Hoffmann, o Chiquinho. Hoje atuando no Lagoa Esporte Clube, Chiquinho teve toda sua vida de envolvimento com o esporte de Lagoa Vermelha, além de muitas conquistas em diversas competições municipais. 
 
Alexandre Oliveira deixa o Departamento de Esportes
A nova gestão da Prefeitura de Lagoa Vermelha já está promovendo uma série de alterações em diversos cargos do município. A secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto é uma das pastas que terá mudança no comando. Isso vai refletir no Departamento de Esportes.
Alexandre Oliveira, que vinha atuando neste setor, não permanecerá. Já havia um indicativo de que esta mudança aconteceria. Durante a entrega da premiação do Campeonato Indústria e Comércio de Futsal, Alexandre se despediu do cargo. 
Apesar de alguns nomes já estarem sendo cogitados para assumir, ainda não há uma oficialização, ou anúncio, pelo menos até o fechamento desta coluna. 
 
Desafios do Departamento de Esportes
Muitas vezes, quando cobramos a organização de eventos esportivos na cidade, pensamos imediatamente no futebol, ou no futsal. Obviamente são competições que mobilizam um maior número de pessoas. Porém há muito mais a ser feito na cidade. 
Além de fomentar a prática de outras modalidades esportivas, julgo que o maior desafio do departamento seja de manter o funcionamento adequado dos espaços esportivos. O estádio Adão Castellano é um grande exemplo de uma estrutura, que é muito mal aproveitada, e por vezes fica completamente abandonada. Também é preciso pensar em espaços públicos mais adequados para a prática de outras modalidades, como tem ocorrido com o basquete, na Praça Frei Mateus Dolzan, ou como poderia acontecer na “pracinha da Nunes”, que segue sem definição de futuro. 
Dias atrás, li uma reportagem publicada pela imprensa da cidade de Caxias do Sul, dando conta da movimentação de visitantes, em função de eventos esportivos promovidos naquela cidade da serra gaúcha. Temos alguns destes eventos aqui na cidade, que nem sempre são valorizados como deveriam. Em determinados casos, são tratados apenas como “gasto”, e não se observa, ou avalia o benefício que eles podem trazer para a cidade. Neste ponto, segue um desabafo... Nenhuma das vezes que ouvi falar em fomento do turismo em Lagoa Vermelha, a promoção de eventos esportivos esteve em pauta. Talvez a ligação destes dois setores possa contribuir para um importante salto para Lagoa Vermelha. 
 
Lagoa Futsal segue anunciando renovações
Já pensando na temporada de 2025, a diretoria do Lagoa Esporte Clube segue anunciando os atletas que formarão o grupo para o próximo ano. Com a permanência do técnico Picolé, é natural que uma base do grupo atual permaneça para dar sequência ao trabalho. 
Nomes como de Neytan, Maninho, Yuri, já haviam sido confirmados. Ainda na semana passada, a direção confirmou a renovação do goleiro lagoense Dener. À medida que as semanas passam, vai crescendo as expectativas do torcedor para o anúncio de novidades e reforços. 
 
Ibira Futsal confirma mudança na comissão técnica
Na semana passada, a diretoria do Ibira Futsal iniciou os anúncios para a temporada de 2025. A primeira confirmação foi a mudança do comando da comissão técnica. Como era de se esperar, Arceni Júnior Barboza, o Nuno, não acertou sua renovação. Ele recebeu o convite para atuar como secretário de Esportes na cidade de Carazinho, onde reside.
Em seu lugar, a diretoria confirmou a contratação de Igor Coimbra. Ex-atleta e formado em Educação Física, com Pós Graduação em Futsal, ele estada defendendo o Botucatu, no interior de São Paulo, onde conquistou oito títulos. 
Outra confirmação da direção, foi a renovação do pivô Botinho. Artilheiro do Ibira Futsal na temporada de 2024, ele permanecerá defendendo o time de Ibiraiaras. 
Nos próximos dias, outras novidades deverão ser confirmadas. Ainda não a definição de uma data para a apresentação do grupo e início dos treinamentos. A tendência é de que a equipe dispute todas as competições possíveis, iniciando pela Taça Farroupilha, ainda no primeiro semestre. 
 
Esperança de um 2025 de muitas conquistas
Neste encerramento de 2024, gostaria de agradecer à todos pela parceria de sempre, e desejar que o próximo ano seja de muitas conquistas. O ano que se encerra, foi de muitos desafios, e imprevistos que voltaram a exigir muita resiliência e trabalho para todos que gostam do esporte. 
Seguiremos sempre na expectativa de que todos possam ter a oportunidade de praticar esportes e explorar as suas melhores características, em qualquer modalidade esportiva. 
Vamos juntos, por um 2025 de muito mais conquistas. 

Outras colunas deste Autor