COLUNISTAS
03/01/2025
EMOÇÃO
Novo prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, se emocionou, por ocasião de sua posse, e foi às lágrimas em seu pronunciamento. Isso se deu quando fez referência ao seu avô e ao seu pai, já falecidos. “Devem estar comemorando juntos lá no céu”, aludiu.
- Eram duas pessoas que gostavam muito de política. Tenho certeza de que se estivessem conosco hoje estariam em êxtase - disse em entrevista.
CORAGEM
Frase que merece ser grifada na manifestação do prefeito Eloir Morona: “Quando faltar força em nosso braço, vamos na coragem”. Passa a ideia e o sentimento de que, em algum momento, vai ter que haver superação.
ALÉM DO LIMITE
Outra citação do prefeito Morona em seu pronunciamento segue, praticamente, na mesma linha da declaração anterior. “Quando chegarmos ao limite, vamos dar mais 10% na busca de nossos objetivos”.
- Isso eu trago do quartel. Quando você achava que tinha dado o máximo, atingido 100%, vinha alguém e dizia que ainda tinha mais 10% para dar - justificou.
PRIORIDADES INICIAIS
Foi o que perguntamos ao prefeito Morona.
- Uma das primeiras obras que iremos priorizar é a pavimentação asfáltica da Avenida Benjamin Constant, partindo da Rua André Hoffmann de Melo até o trevo dos Roman. É o principal acesso para quem vem de Passo Fundo. Está bastante irregular. Acho que é um dos cartões postais de nossa cidade - respondeu.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Outra prioridade, segundo prefeito Morona, será uma reforma administrativa. Não deu, porém, detalhes de como seria.
- A ideia é implementar assim que a Câmara de Vereadores esteja atuando de fato. Essa reforma administrativa visa nos dar uma capacidade de gestão ainda maior - afirmou.
ANSIOSO
Prefeito Morona, no momento do juramento, já estava retornando para sentar em seu lugar sem assinar, no entanto, o livro.
- Estou com tanta vontade de trabalhar que já estava esquecendo de assinar o livro - brincou durante entrevista.
ESSE É O DESAFIO
- Na sua avaliação pessoal, quais os maiores desafios que deverá enfrentar ao longo de seu governo? - questionamos.
- Qualquer desafio, em qualquer município do Brasil, é a Saúde. Fui forjado dentro da Saúde, trabalhei quase 8 anos na Saúde, sei das dificuldades e sei que enfrentaremos mais dificuldades ainda nos anos que virão pela frente. Então, a grande dificuldade de qualquer gestor, em qualquer parte do Brasil, é gerir a área da Saúde - apontou.
MUITA VONTADE
Quem também está imbuído de muito entusiasmo é o vice-prefeito Alessandro Muliterno.
- O compromisso público, o sentimento, é de muita responsabilidade, mas também de muita vontade de trabalhar. Já tenho alguns contatos com Porto Alegre com algumas demandas.
Inquirido sobre quais demandas, desconversou.
- Nos próximos dias, se Deus quiser, vamos trazer boas notícias para Lagoa Vermelha.
UNANIMIDADE
Somente uma chapa foi registrada para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, tendo como candidato a presidência Josmar Veloso. Incrível, Josmar Veloso foi votado por todos os demais vereadores. Unanimidade. Chamou a atenção porque, via de regra, a oposição ou vota contra ou vota em branco.
INEDITISMO
Algumas situações que merecem registro.
- Pela primeira vez, três mulheres como vereadoras em Lagoa Vermelha.
- Pela primeira vez, uma mulher é eleita pelo Partido dos Trabalhadores em Lagoa Vermelha.
- Clacir Bonatto, o primeiro vereador eleito pelo Podemos em Lagoa Vermelha.
CUTUCADINHA
Charize Bresolin (PP) levou uma bandeira de pequeno porte para a sua posse. Constava a inscrição “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Em dado momento, desfraldou. Vereadora Paula Castilhos (PT) deu uma risadinha irônica.
SURPRESA
Sim, surpresa a desfiliação de Vicente Durigon do PDT de Lagoa Vermelha. Causou certa perplexidade. Era um dos membros mais expressivos e mais ativos do partido.
- Iniciei em 2008, como filiado, integrei a Procuradoria Geral do Município, fui membro do Diretório Municipal do partido, integrei a Executiva Municipal, exerci o mandato eletivo como vereador, tive a honra de presidir o PDT por um mandato, participei ativamente em todos os pleitos municipais, seja na coordenação jurídica, na coordenação geral, na assessoria direta nos debates ou, como candidato. Tive a oportunidade de ser ouvido por todos os integrantes do partido e, principalmente, de ouvir a todos, indistintamente.
Minha desfiliação não possui qualquer motivo que não a necessidade, momentânea, de dedicação exclusiva aos interesses de minha família e às minhas atividades profissionais.
Na política, absolutamente nada muda em relação aos vínculos que construí.
Usando o futebol como metáfora: saio do campo para acompanhar o jogo da arquibancada (mas sempre fardado)! - manifestou.
DEBANDADA?
Algo que, com certeza, vai rechaçado. Não seria início de uma debandada de membros do PDT? Derrotas retumbantes nas três últimas eleições municipais, partido cambaleante, futuro sem uma perspectiva e por aí vai.
CADÊ AS AUTORIDADES?
Advogado Sergio Menegaz externa sua indignação com relação aos fogos de artifícios com estampido. Ao mesmo tempo, cobra ação das autoridades competentes.
- Desconheço a existência de lei municipal quanto ao uso de fogos de artifício.
No entanto, quero demonstrar a minha indignação quanto ao uso dos fogos com estampidos. Os animais e pessoas com autismo sofrem muito. Somente quem tem sabe disso.
E não se diga que quem tem deve cuidar. Todos cuidam. De mais a mais, quem estoura foguetes com estampido, deveria estourar para si e não para prejudicar terceiros. Além disso, o comércio local deveria ser proibido de vender estes fogos com estampidos. Isso já foi adotado em quase a totalidade dos municípios.
Solicito que as autoridades competentes, legislativo e executivo, tratem desse assunto com mais rigor e fiscalização.
DE NOVO?
Ali pelo Natal, o problema do lixo em Lagoa Vermelha voltou a aflorar. Não houve recolhimento em muitos pontos. Lixos amontoados por todos os lados, contêiners abarrotados. Mais uma vez o caos. Outra vez, problemas no recolhimento. Perguntamos ao então secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ivolmir Minozzo, sobre o assunto
- O lixo é uma coisa muito complicada e complexa. Isso me tirou muitas horas de sono. Os cabelos não ficaram mais brancos, mais cairam mais um pouco. Eu achava que não era tanto, mas agora confesso que é complicado. No momento em que você tem uma empresa que está trabalhando - A ou B - começam os problemas. Essa empresa vinha trabalhando muito bem, porém não ganhou a licitação recentemente. Ganhou outra empresa. A que ganhou apresentou problema na documentação. Daí estavam analisando a 2ª colocada. Pelo que se apurou nos bastidores, funcionários da empresa que perdeu a licitação começaram a dar para trás (boicote). Virou uma balburdia - explicou.
Apurou-se nos bastidores que funcionários de uma empresa migraram para outra e que passaram a ser ameaçados e até agredidos.
GENTE NOVA
Está definido o novo coordenador municipal de Esportes de Lagoa Vermelha. Será Elton Becker. É de Caxias do Sul, porém radicado em Lagoa Vermelha. É do meio. Tem bagagem.