COLUNISTAS

Ao amigo Sabino Marini 10/01/2025

Pois, meus amigos, dia 5 de janeiro de 2025, recém o ano iniciando, tive o desprazer de receber uma estranha mensagem. Estava com a família em Bento Gonçalves, visitando o Vale dos Vinhedos. As primeiras horas da manhã, no restaurante do hotel, na hora do café, uma estranha sensação e algo inesperado aconteceu.  Ao me servir com frutas, carregava um pires com a mão direita mantendo a mão esquerda livre. No momento, poucos hóspedes tomavam café. O salão estava folgado. Ao caminhar em direção à mesa, segurava firme o pires. Nesse momento, lembrei que teria que agradecer ao Sabino um recente favor que me prestara. Levei, instintivamente, a mão esquerda à testa e, nesse instante senti como se alguém tivesse puxado com força o pires de frutas que eu carregava. Parei estático. Ninguém por perto. Não havia tropeçado em nada, não vi ninguém e nada se aproximar e me tomar o pires que, parece que jogado de bruços, se espatifou no piso, gerando um enorme estrondo que assustou os presentes. 
Parado, sem entender o que estava ocorrendo, tive a atenção desviada pela voz suave da neta Maria Luisa, perguntando: - Vovô, o senhor está bem? Olhei para a menina e respondi que sim. Eu estava bem, mas na verdade, havia recebido uma mensagem, um pedido ou um aviso, que ainda não sabia bem o que era. Ao chegar à mesa, levando outro pires com frutas, recebi a notícia de que o Sabino tinha morrido. Sim, meu amigo, “o professor Sabino”, com quem falei dia desses em seu local de trabalho, havia partido. Enfrentou com galhardia e coragem o flagelo de um câncer fulminante e generalizado que não lhe permitiu defesa nem tratamento. 
Ainda na semana antes da virada do ano, ao participar de um churrasco com amigos, comentara que seu caso era grave e, que “ele não iria comer pinhão este ano”. Foi sua derradeira mensagem aos companheiros de alegria. O professor Sabino, educador, secretário de Educação e Cultura de Lagoa Vermelha, com o projeto Novo Tempo, deixa um legado de trabalho, de dinamismo, de estar sempre pronto para servir. Com ele, não tinha tristeza.
Deixa as filhas Shanoa e Sabrina, netos Valentim Marini Tragnago, Benjamim Marini, Joaquim Marini Camargo, Vicenzo Marini Tragnago e uma gama muito grande de amigos e familiares. Foi um exemplo de alguém que “viveu intensamente para servir”. Vai em paz, meu amigo e cabo eleitoral, não esqueça de me arranjar os votos aí na Estância de São Pedro”. Mas não conte para ninguém!
 
 
 
CRIME ECOLÓGICO PESADO. É incrível, mas acontece seguidamente. Pessoas inescrupulosas, sem responsabilidade e inimigas do meio ambiente juntam pneus velhos, pedaços de ferro, restos de carrocerias de caminhões velhos e, simplesmente, jogam a céu aberto.
 
O MAU EXEMPLO. Pessoas, com certeza usando caminhões ou caminhonetes, foram até a estrada dos Andrade, junto ao KM 66 da BR-470 e jogaram grande quantidade de lixo, detritos, cadeiras velhas, guarda-chuvas e outros objetos. Tudo ali jogado a céu aberto na estrada que vai ao Capão Bonito.
 
UMA GRANDE IRRESPONSABILIDADE. É crime ambiental grave jogar estes detritos, lixos, ferros, madeira a céu aberto, à beira de uma nascente de água na Granja da Sementes Camozatto. Somente a colocação de câmeras poderia identificar os autores para que, mais tarde, fossem devidamente penalizados.
 
TEM GENTE QUE FALA DOS POLÍTICOS. Critica a corrupção nas redes sociais e, mais tarde, agride desta maneira o meio ambiente, o seu planeta. Um “mea culpa” seria muito oportuno. Antes de falar dos outros, veja o que você está fazendo pela saúde do Planeta, do meio ambiente.
 
PROFUNDAMENTE LAMENTÁ-           VEL Sem explicação, sem palavras. Um crime hediondo contra a própria humanidade. Sou defensor intransigente do meio ambiente. Todos nós que moramos no interior e os que residem nas cidades, precisam respeitar o meio ambiente.
 
CADA UM TEM QUE FAZER A SUA PARTE. E denunciar quem cometer tamanha agressão. Sim, quem ver alguém descartando lixo desta maneira, precisa denunciar, imediatamente, a BM ou a Polícia Civil e a PATRAM.
 
TODOS OS MUNÍCIPIOS TÊM CONVÊNIOS NESTE SENTIDO. Então, meu amigo, anote a placa, tire fotos, tente identificar os autores desta agressão absurda ao meio ambiente. Será que as pessoas que jogam estes lixos desta maneira, não bebem água, não respiram, não se alimentam?
 
CONSIDERO UMA ATITUDE VERGONHOSA. Alguém encher a carroceria de um caminhão ou caminhonete e jogar tudo dentro de uma Granja que produz sementes e alimentos para saciar a fome de tanta gente?
 
POR FAVOR, VAMOS TER UM POUCO DE VERGONHA NA CARA. Me perdoem a indignação. Ela se justifica diante da “cara de pau” desta ou destas pessoas, autor ou autores desta malvadeza contra o meio ambiente. Se você, caro leitor, pensa que nem eu, junte-se a esta corrente. Vamos denunciar estes malfeitores desavergonhados.
 
REPITO, OLHEM AS FOTOS E VEJAM. Os autores que se acusem. Vão juntar o lixo e peçam desculpas a Deus e a natureza que tanto sofre com estas agressões. Uma vergonha sem precedentes.
 
INTENSAS OBRAS NO PARQUE DE RODEIOS. Faltando pouco mais de 20 dias para início do maior de todos os Rodeios Crioulos de Lagoa Vermelha, os trabalhos continuam a todo o vapor. Agora com rebaixamento do terreno da cancha que está recebendo cobertura.
 
É ALGO SEM PRECEDENTES. Um trabalho gigantesco está sendo desenvolvido pela empresa vencedora com acompanhamento direto da Prefeitura Municipal que colocou força total nas obras do parque.
 
O VICE-PREFEITO ALESSANDRO MULITERNO, um dos maiores incentivadores das nossas tradições está à frente dos trabalhos e garante que tudo fica pronto até o início do rodeio dia 1º de fevereiro. Uma aposta para valer. E temos certeza que tudo dará certo.
 
AS OBRAS DE COBERTURA, MANGUEIRAS E INSTALAÇÕES estarão todas prontas para receber o grande público que, certamente, estará em Lagoa Vermelha de 1º à 9 de fevereiro, vendo o maior de todos os nossos rodeios.
 
GRANDE PREMIAÇÃO TAMBÉM ATRAI. Com mais de 300 mil em prêmios para parte campeira, gineteada e parte artística, com certeza, Lagoa Vermelha, vai receber o maior público de todos os rodeios. Gente do Brasil e do exterior estará marcando presença em Lagoa Vermelha.
 
O PREFEITO ELOIR MORONA está envidando todos os esforços para que o rodeio esteja à altura das expectativas do grande público tradicionalista gaúcho, brasileiro e até do estrangeiro. Nestes dias não se fala em outra coisa. É só rodeio.

Outras colunas deste Autor