COLUNISTAS

10/01/2025

NOVO DESAFIO
Ex-prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, foi investido, tão logo encerrou seu mandato, como novo gerente regional da Emater. Assume no lugar de Dartanhã Vecchi que passa a trabalhar em Caseiros.
- Retornamos à Emater no início do ano (funcionário concursado). E havia essa possibilidade de ascender à gerência regional. Imaginou-se que demoraria um pouco mais. No início dessa semana já fomos chamados. É uma grande oportunidade de trabalhar numa esfera de gestão da nossa empresa, tendo como missão auxiliar os 42 municípios da regional de Passo Fundo, dando suporte aos colegas que trabalham nos escritórios municipais. Estamos felizes em enfrentar esse novo desafio - disse.
 
MUDA-SE PARA PASSO FUNDO?
Foi a pergunta que formulamos ao Gustavo Bonotto. Escritório Regional da Emater situa-se em Passo Fundo. 
- Num primeiro momento, não. Alguns dias acabo pernoitando em Passo Fundo, outros me deslocando à Lagoa Vermelha. No momento, família permanece em Lagoa Vermelha. De repente, pode surgir a possibilidade de mudança para Passo Fundo - respondeu. 
 
CARGO POLÍTICO
- A sua designação para a gerência regional da Emater partiu da direção da empresa? - perguntamos. 
- É um cargo por indicação. Tivemos a felicidade de contar com a confiança do presidente Luciano Schwerz. Lógico, a gente conta também com o apoio do secretário do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, nosso correligionário, que hoje tem a maior responsabilidade hierárquica em relação à contratação da Emater para execução das políticas públicas do Estado. É uma missão que envolve a nossa indicação de caráter político, respeitando o aspecto técnico, haja vista que é uma função exclusiva aos funcionários da casa. 
 
E AGORA?
Há um bom tempo se ouvia aqui e ali que quem estava na espreita do cargo de gerente regional da Emater era Idenir Deggerone, que também é funcionário da empresa. Inclusive, no dia do anúncio do secretariado do prefeito Morona, ao ser entrevistado pelo repórter, Deggerone deixou uma dúvida no ar, ou seja, de que assumiria a secretaria municipal da Administração, mas que não sabia por quanto tempo, pois aguardava um possível chamado de Passo Fundo. 
 
VAI MESMO
No fechamento da coluna, recebo uma mensagem pelo whatsApp, de que Idenir Deggerone está indo para Passo Fundo. Assumirá como gerente-adjunto da Emater. Deixa a secretaria municipal da Administração de Lagoa Vermelha.  De acordo com a mesma mensagem, Adessandro Souza (Podemos) assume como novo secretário municipal da Administração.
NOVIDADES NA EQUIPE
Equipe de governo do prefeito Eloir Morona conta com algumas novidades. Por exemplo, Sérgio Vieira é assessor direto do prefeito. Para a secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, secretário Lindomar do Carmo Morais levou Vanessa Figueiredo que há muitos anos trabalhava no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
 
EM CIMA DO LAÇO
Prefeito Eloir Morona informou que conseguiu se inscrever em alguns programas, praticamente, em cima do laço no final do ano porque abriram alguns programas com resíduos de recursos 
- Tínhamos 24 horas para inscrever. E conseguimos. Tínhamos alguns projetos prontos - salientou.
- Quais os programas que foram inscritos? - perguntamos. 
- Conseguimos inscrever a primeira etapa do projeto do Parque Histórico da Lagoa (que deu origem ao nome do município). É muito provável que venha recursos para darmos o pontapé inicial ainda esse ano. Trata-se de uma emenda parlamentar do deputado federal Marcel van Hattem na ordem de 600 mil reais - informou Morona.
Vale lembrar que o município de Lagoa Vermelha também está na expectativa do anúncio do Avançar 2 do Turismo do governo do Estado. Município encaminhou projeto de revitalização da lagoa que deu origem ao nome do município. 
 
RUA COBERTA
Projeto da Rua Coberta de Lagoa Vermelha também foi inscrito no Avançar 2 do Turismo do governo do Estado. Há um certo otimismo de que o município seja contemplado para a realização desse projeto. Rua Coberta está projetada para ser na rua 14 de Julho, proximidades ao ginásio Adolfo Stella. 
 
PAVIMENTA RS
Município de Lagoa Vermelha está de olho também no programa Pavimenta RS do governo do Estado. Projeto foi elaborado, incluindo algumas vias da cidade. 
- Assim que lançarem o edital, faremos a inserção de projetos de pavimentação. Projetos já estão na ponta da agulha - afirmou prefeito Morona. 
 
EM MARÇO
Prefeito Eloir Morona afirmou em seu pronunciamento de posse que uma das prioridades iniciais de seu governo seria a pavimentação asfáltica do trecho da avenida Benjamin Constant que parte da rua André Hoffman de Melo até a BR 285 (trevo dos Roman). Perguntamos se há uma previsão para o início dessa obra.
Prefeito informou que está previsto para março. Município se utilizará da usina de asfalto do Cirenor. E a programação prevê para março. Será asfalto quente.  
- Com isso, além de ser o principal acesso para quem vem de Passo Fundo, acabará desafogando os outros acessos da cidade - justificou prefeito.  
 
COMO SERÁ?
Prefeito anunciou também em seu discurso de posse que pretende implantar uma reforma administrativa. Questionamos como seria essa reforma administrativa. 
- Hoje temos uma grande dificuldade quando o secretário se ausenta. Não há um número 2, um substituto imediato. A gente acaba sobrecarregando alguém. De repente, criar espécie de um secretário-adjunto. Temos que fazer uma reforma para dar um suporte às secretarias.  
Na questão da ampliação de serviços, temos que criar alguns departamentos dentro da própria estrutura já existente. É nossa ideia - está dentro do nosso plano de governo - implantar a guarda municipal e também o trânsito público municipal. Para isso, precisamos de pessoas para gerenciar. Essa reforma administrativa vem para dar mais agilidade às secretarias - explicou. 
 
DIMINUIU CRIMINALIDADE
Ao transcurso da semana, capitão Marcos Guarda, comandante da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, transmitiu dados referentes ao período de 2023/2024 que atestam que houve diminuição da criminalidade em Lagoa Vermelha. 
- Tivemos uma redução nos principais indicadores elencados pela secretaria da Segurança Pública do Estado. Assim foi nos crimes letais intencionais com redução de 9%. Quanto ao roubo de pedestres, redução de 64%. Já no roubo de veículos, redução de 100%. Isso graças ao trabalho dos valorosos policiais militares de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul que nos prestam auxílio.  Houve redução, igualmente, dos abigeatos - transmitiu capitão Marcos. 
 
AMPLIAÇÃO
Perguntamos também ao capitão Marcos Guarda sobre o sistema de videomonitoramento.
- Está em pleno funcionamento nosso sistema de videomonitoramento. Está tendo, agora, uma ampliação de mais quatro pontos.  Estão sendo instalados. A empresa começou a instalação no mês de dezembro. Creio que em janeiro - ou no máximo fevereiro - esteja concluída a instalação - disse capitão Marcos. 
 
REPETE A DOSE
- Pela segunda vez, Delegado de Polícia, Willian Garcez, filho de Lagoa Vermelha, é escolhido como um dos melhores delegados de polícia do Brasil, Censo 2024, categoria jurídica.

Outras colunas deste Autor