COLUNISTAS

O lixo do mundo 24/01/2025

Temos que reconhecer que é quase impossível nos distanciarmos desse assunto. Até porque a gente olha para frente e vê lixo, olha para os lados, e lá está ele, o lixo. É o grande problema do mundo e de todos os humanos que vivem sobre a face da terra. O mar já está se transformando em depósito dos mais variados tipos de lixo. Na verdade o mar está se transformando em uma grande sopa plástica.
Por aqui não temos mais onde colocar lixo, de maneira que não prejudique mananciais de água e a própria saúde. A propósito, o amigo que está aí do outro lado, já visitou alguma vez o nosso lixão? Não? Pois deveria, para conhecer a dura realidade do que estou escrevendo. E também para informar o vizinho e o amigo, como uma forma de conscientização para a própria população.
Lembrando que estamos falando somente das prevenções e da forma de acondicionar o lixo, no que evoluímos bastante. É forçoso reconhecer, embora falte muito. Mas o que autoridades de setores sanitários falam e alertam, é que uma das soluções do lixo é produzir menos lixo.  Pois é, mas aqui está uma coisa difícil de acontecer. Uma que a tal conscientização das pessoas sobre qualquer atividade humana só vem com educação na família e na escola. Sem isso é malhar em ferro frio. Outra, que é quase impossível reduzir resíduos diante da verdadeira loucura de ofertas que se vê e ouve através da mídia. As pessoas compram tudo, com dinheiro ou sem dinheiro, que mais tarde vira lixo. 
Vejam que ainda temos a questão do chamado lixo a céu aberto, conhecido como o inimigo invisível. Grande parte dessas substâncias que são jogadas a céu aberto são voláteis e evaporam, levando o perigo para áreas maiores, principalmente em época de enchentes, quando todo aquele esgoto que está sendo jogado direto no rio irá evaporar e todos irão respirar esse ar contaminado por substâncias químicas. Isto é muito comum em bairros de grandes cidades, cortados por pequenos riachos e córregos, onde se vê crianças com doenças respiratórias e doenças de pele.
Então é isso, o perigo nos ronda e em face dessa situação a sociedade, que somos nós, temos o dever de saber que o lixo, depois que sai de nossas casas, não desaparece como por passe de mágica. Na verdade ele está apenas trocando de lugar. É o assunto desta semana que deixo para os amigos. Pensem nisso. 
 
***
SONHO NÃO CONCRETIZADO - Sonhar é forma de expressar desejos, vontades, anseios. Não é uma ação concreta, mas põem a vida em movimento. Sonhar não é proibido, é coisa de Deus. Pois eu tinha o sonho de ver a rua lateral do CTG pavimentada, finalmente, se é por lá que entra a massa popular para a maior festa de Lagoa Vermelha. Passa ano, entra ano e nada acontece. Vários Rodeios sucederam e tudo continua como antes, com brita e muita poeira. Até ouvi uma história de que o governador enviou verba de R$ 2 milhões para ser aplicada naquela via, entretanto, não vi nenhum movimento nesse sentido, salvo algumas explicações. E assim, o sonho continua. Aliás, devo salientar que este sonho não é só meu, senão da grande parcela de lagoenses que desejam ver sua comunidade em destaque.
 
***
AGRICULTURA FAMILIAR - No parque vai ser sucesso, podem crer. Hoje ela está presente nos maiores eventos do Estado, como Expointer, Expodireto, Fenasoja e outros, atraindo a atenção do grande público. Vamos ver como está a agricultura familiar do município e da região, visto que a previsão é de um grande número de representantes. Isso é muito bom, tanto quanto o abraço, que hoje vai para Vaninho Pereira e Elton Pedroso. É gente que  lê a Folha.

Outras colunas deste Autor