COLUNISTAS
Um pouco de nossa história 24/01/2025
Pois, meus amigos, neste 25 de janeiro de 2025, resolvi pesquisar e transcrever aos nossos leitores um pouco de nossa história política e religiosa.
Na data de 25 de janeiro de 1845, o capitão José Ferreira Bueno, o fundador de nosso município, construiu uma capelinha dedicada a São Paulo, benta pelo então vigário de Vacaria padre Cândido de Almeida, passando-se a denominar-se São Paulo de Lagoa Vermelha. A capela, a casa do fundador da cidade e a senzala ocupavam a atual quadra entre a avenida Benjamin e as ruas dos Carepas, Pinheiro Machado e Ernesto Alves. Ao centro havia um excelente olho d’água, em terreno quase plano, de campos povoados de farta pastagem, pinheiros gigantes, onde formou-se núcleo populacional que progrediu rapidamente, com inúmeras famílias que vieram da Colônia de Caseiros, de São Paulo e das Vilas da Lapa e Castro no Paraná.
Quando de sua fundação, São Paulo de Lagoa Vermelha pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, cuja sede estava a 300 km daqui. Em 22 de outubro de 1850 foi criado o município de Vacaria, do qual Lagoa Vermelha fazia parte, ficando sob a jurisdição de São Borja. Em 17 de fevereiro de 1857 foi criada a freguesia da Lagoa Vermelha, com vigário permanente. Em 26 de outubro de 1857 foi extinto o município de Vacaria, retornando as freguesias de São Paulo de Lagoa Vermelha e Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, ambos a jurisdição de Santo Antônio da Patrulha.
Em 12 de abril de 1876 foi criado o município da Lagoa Vermelha, com área de 15 mil km² incluindo o nordeste do Estado com Vacaria, Bom Jesus e Antônio Prado, sendo instalado o município em janeiro de 1877, com sua primeira Câmara de Vereadores composta por sete vereadores. Em 1° de abril de 1878, depois de muita briga política e pressão dos vacarianos, foi restaurado o município de Vacaria.
Em 10 de maio de 1881 foi publicada a lei provincial 1.309 emancipando, definitivamente, Lagoa Vermelha, então com um território de 8 mil km², tendo por limites as barrancas dos rios das Antas, Pelotas, Santa Rita, Bernardo José Carreiro e Ligeiro. Depois dos índios, os primeiros habitantes foram os jesuítas, tentando catequizar os Índios. Depois vieram os bandeirantes atrás da caça do gado abundante nos verdes campos de nossa terra de então.
Pedaços de pesquisas que realizei sobre os primeiros tempos deste florescente município que se prepara agora para realizar o maior evento social e cultural de toda sua linda história.
NÃO CONTE COM TORRESMO ANTES DA BANHA FRITA. A expressão antiga nos leva a algumas reflexões importantes. Não conte com a vitória, por antecipação. Precisamos vencer as etapas para chegar a vitória almejada. Em tudo. Numa plantação e até numa grande festa.
ESTAMOS A POUCOS DIAS DO INÍCIO DE UMA DAS MAIORES FESTAS. E todos os preparativos estão em andamento. A mobilização dos promotores, da municipalidade e da comunidade, com suas lideranças e o povo em geral são intensos. Tudo precisa estar pronto.
FORÇA MÁXIMA NOS PREPARATIVOS E OBRAS NO PARQUE. A secretaria de Obras do município praticamente está instalada no Parque de Rodeios. Obras de nivelamento e, principalmente, de cobertura da cancha, são as maiores preocupações e recebem as maiores atenções.
A COBERTURA GIGANTE VAI DE VENTO EM POPA. Estas obras, sem dúvida, representam o maior desafio porque uma vez concluídas, farão a diferença em termos de eventos tradicionalistas, superando até mesmo o Parque da Vacaria, dos rodeios internacionais.
APOIO DA COMUNIDADE E DO GOVERNO DO ESTADO vem sendo registrado na liberação de recursos e no esforço de construção e reforma das instalações para que tudo esteja pronto até a data marcada para abertura do Rodeio, domingo dia 2 de fevereiro, às 10 horas.
GOVERNADOR EDUARDO LEITE E SECRETÁRIO DE TURISMO, ambas peças fundamentais na concretização deste sonho de um parque diferenciado e coberto, já confirmaram presença e dando um aspecto diferenciado ao evento de Lagoa Vermelha no mundo tradicionalista.
ALÉM DO GOVERNADOR E SECRETÁRIO outras lideranças do mundo político, com certeza, virão a nossa cidade prestigiar o Rodeio e a Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira, que vai destacar a agricultura familiar.
PREMIAÇÃO GIGANTE E PRESENÇA DE LAÇADORES nunca vista em Lagoa Vermelha. Mais de 300 mil em prêmios. Mais de mil duplas de laçadores do Brasil e países vizinhos, além da gineteada e extensa programação artística e cultural, fazem parte da programação a ser desenvolvida de 1º a 9 de fevereiro.
ARTESANATO, CULTURA, TRADIÇÃO E TURISMO são itens que, sem dúvida, vão marcar presença forte encantando lagoenses e visitantes de todas as partes. Uma programação variada de shows, disputas de chula, declamação, gaitas e invernadas artísticas.
ACAMPAMENTO JÁ ESTÁ LOTADO. E, praticamente inexistem mais locais para serem alugados dentro do parque. Estão ocorrendo locações, ao redor em áreas particulares próximas ao parque de eventos.
OS LAGOENSES SE MUDAM PARA LÁ. E levam junto uma movimentação sem precedentes. Toda a infraestrutura está sendo providenciada para que tudo funcione a contento. A terceirização no atendimento e fornecimento de alimentação, em geral, e outras mercadorias, estarão à disposição dentro do parque.
O MELHOR CHURRASCO DO BRASIL estará à venda, o tempo todo e para todos os gostos, como requer uma festa deste quilate. A melhor e mais saborosa carne de novilhas criadas e engordadas a pasto, vão garantir um sabor inigualável ao churrasco.
ESTACIONAMENTO E SEGURANÇA, itens que merecem toda a atenção e preparativos. A patronagem do CTG, juntamente com autoridades políticas e empresariais, trabalha de mãos dadas para que todos os detalhes funcionem para o melhor atendimento aos milhares de visitantes que estarão no Rodeio.
BANHEIROS E CHUVEIROS farão a diferença em favor dos tradicionalistas acampados ou visitantes. Organizadores se esmeram para que tudo esteja funcionando bem na maior de todas as festas da história da Lagoa Vermelha.
EXECUTIVO E LEGISLATIVO, os dois poderes do município, acompanham seu povo e estarão com casas para despachos e recebimento do público visitante, exatamente, lá nas dependências do parque.
CREDENCIAIS E INGRESSOS também estão sendo organizados para entrega e venda nos locais de costume e junto à secretaria geral do Rodeio. Mobilização e atenção, marcas dos organizadores que pretendem realizar nossa maior festa, com todo o sucesso, sem falhas que comprometam.
BRIGADA MILITAR, POLÍCIA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS estarão realizando plantões dentro do parque e prontos para dar toda a segurança aos visitantes, durante todos os dias de Rodeio. Este aspecto é fundamental, especialmente para as famílias que levam seus filhos ao rodeio.
PREFEITO ELOIR MORONA DE MANGAS ARREGAÇADAS trabalha, intensamente, na supervisão de sua equipe para que tudo esteja pronto e funcionando a contento até o próximo fim de semana quando terá início o rodeio.