COLUNISTAS

24/01/2025

É PARA COMEMORAR
Prefeito Eloir Morona está vibrando com a emenda parlamentar destinada para Lagoa Vermelha pelo deputado federal Marcel van Hatten. São 600 mil reais. Recursos já empenhados.  São para serem investidos no Parque da Lagoa (lagoa que deu origem ao nome do município). Prefeito Morona está com sorriso de orelha a orelha. 
- Esses recursos são para a primeira fase do Parque da Lagoa. É um grande sonho que a gente tem que é de tirar do papel, transformar num ponto turístico. A gente sabe que com esse valor não vai conseguir finalizar, mas é um pontapé inicial - disse.
 
INSTAGRAMÁVEL
Prefeito Morona informa que já há um projeto com relação a infraestrutura do Parque da Lagoa.
- Lá é muito bonito. Oferecendo de início, pelo menos, uma estrutura mínima, já fica bem melhor. Depois vamos pensar em iluminar, fazer a parte histórica, evoluir para uma palavra que está muito em moda hoje que é instagramável. O que significa esse termo? É entregar algo visualmente atrativo para ser fotografado e compartilhado no Instagram. 
 
LEVANTAMENTO
Município de Lagoa Vermelha já trabalha no sentido de implementar algumas ações. 
- Serão procedidas várias melhorias, algum embelezamento. Estamos fazendo uma coleta desses pontos instagramáveis. Coisas em que a gente não gastaria muito para fazer e que ficariam muito bonitas - salientou prefeito Morona. 
 
COMO É QUE FUNCIONA?
- Com os recursos já empenhados, seria rápida tramitação para liberação? - perguntamos ao prefeito Morona. 
- A tramitação é rápida. É fazer a licitação e iniciar a obra. Projeto já está desenhado. Seria um acesso, melhoria na estrada, banheiros, estacionamento e uma pista de caminhada, delimitada por meio fio, circundando a lagoa. Inicialmente com pó de brita. Depois, com mais recursos, a gente coloca paver, áreas de churrasqueiras, algumas estátuas que remetam à parte histórica. Queremos resgatar a história da fundação de Lagoa Vermelha, história dos tropeiros, o porquê do nome de Lagoa Vermelha. De repente, colocar um trapiche para que as pessoas possam tirar fotografias, uma concha acústica para algum tipo de recital naquele local. Para tudo isso, vamos buscar recursos. Temos uma equipe técnica muito focada nesse objetivo - comentou.  
 
CHEGOU, VIU E GOSTOU
Promotora de Justiça, Nathalia Frare Barbosa, assumiu a titularidade da 1ª Promotoria de Justiça de Lagoa Vermelha. Há quase um ano, o cargo estava vago.  Gostou de Lagoa Vermelha. 
- Minha primeira impressão foi muito positiva. Uma cidade bem arborizada, muito agradável. Achei bem interessante, pessoal usa os espaços para caminhar. Uma cidade com bastante prédios. As pessoas são muito receptivas - disse.
Confirmou ter levantado algumas informações preliminares sobre Lagoa Vermelha. 
 
UFA!
Promotor de Justiça, Henrique Rech Neto, respondeu por quase um ano pelas três promotorias de Lagoa Vermelha. Convenhamos, é puxado! Confessou que pela grande demanda de serviço, só foi possível atender os processos mais urgentes.
- Sozinho não havia como controlar todas as demandas - afirmou.  
 
COBRANÇA
Prefeito Eloir Morona transmitiu informações acerca de uma reunião mantida com a Corsan/Aegea. Município cobrou sobre vários problemas que se tornaram recorrentes: falta de água em alguns pontos da cidade, coloração da água, odor, valores elevados das contas de água em alguns casos e restauração de má qualidade quando da realização de serviços em ruas. 
 
MELHORIAS
Corsan/Aegea informou que foram implementadas diversas melhorias no sistema de abastecimento de água, incluindo desassoreamento da barragem do Rio Passinho Fundo, a interligação do reservatório com o Bairro Alto Pedregal, aumentando a vazão e o volume de abastecimento de 100 m³/h para 144 m³/h, beneficiando os bairros Alto Pedregal, Industrial, Operário e Nunes. Também foi realizada a instalação de hidrogeron na Estação de Tratamento de Água, substituindo o uso de cloro, além da instalação de três loggers para monitoramento das pressões em pontos estratégicos do sistema e da inauguração de um centro de treinamento para capacitação dos colaboradores da empresa.
 
FUTUROS INVESTIMENTOS
Corsan/Aegea apresentou também planos para futuras melhorias no município de Lagoa Vermelha, como a implantação de um sistema de telemetria para monitoramento remoto, ativação de uma segunda captação de água, conclusão da modelagem hidráulica do sistema para otimizações na distribuição de água, construção de um novo reservatório na região industrial e a instalação de Válvulas Redutoras de Pressão para melhorar a eficiência do sistema.
 
EM ALTA
Lagoa Parque Hotel, de Lagoa Vermelha, vai de vento em popa. Foi o que nos contou o empresário Maurício Casarin.
- Os anos de 2023 e 2024 foram muito bons. As enchentes, em 2024, refletiram no movimento do hotel. Teve uma queda significativa de movimento no mês de maio e começo de junho. Porém, mais para o final do ano deslanchou. Nos últimos 15 dias de dezembro até 6 de janeiro, foi algo assim de uma altíssima temporada no hotel, somando-se a isso a vinda dos argentinos. 
 
TURISMO CURTO
Observação feita por Maurício Casarin.
- Peculiaridade que a gente percebeu pós- pandemia. É o turismo curto de 100 km, 200 km. Nesse raio que o hotel abrange que vai até Ijuí, Erechim, Caxias do Sul, Passo Fundo, Vacaria, Campos Novos (Santa Catarina) e até Lages, o turista curto tem vindo bastante. Tem ficado dois dias. Isso faz com que o hotel ganhe uma estrutura mínima de hospedagem, o que nos satisfaz. E mais a chegada dos argentinos.  
 
SALTO DE QUALIDADE
Informação relevante transmitida pelo Maurício Casarin.
- Lagoa Parque Hotel acabou de passar para nota 9.4 no Booking. Era 9.3. Avançou mais. Atendimento de funcionários, nota 9.7. A limpeza do hotel, nota 9.7. Temos notas que muitos hotéis de referência têm dificuldade de alcançar. Esse é o grande motivador em trazer, cada vez mais, qualidade - destacou.
- Hoje, Lagoa Parque Hotel é o maior ponto turístico de Lagoa Vermelha - afirmamos.
- Em número de visitantes, com certeza. No mês de dezembro, por exemplo, recebemos em torno de 1.500 pessoas, o que se repete em janeiro e fevereiro, meses de férias - informou.  
 
NÃO FOI ISSO
Na coluna anterior, publicamos que determinado vereador, que concorria à reeleição, distribuía flores e bombons para as mulheres garis no final de 2023 de olho na eleição de 2024. E que isso não teria sido visto no final de 2024 quando a eleição já havia passado. 
Durante a semana, o vereador nos procurou, com cara de poucos amigos, para “corrigir” a notícia. Disse que os “agrados” às mulheres garis não foi no final de 2023 e sim em março de 2024 (Dia Internacional da Mulher). E que sempre teve essa atitude. Que, inclusive, chegou a pagar um almoço pra elas. 
No que muda não ter sido no final de 2023 e sim em março de 2024? 
Disse que sempre fez isso. O que vimos foi uma única vez. 

Outras colunas deste Autor