COLUNISTAS
31/01/2025
Regional de Futebol chega à quarta rodada
No próximo final de semana, três jogos estão agendados para a disputa da terceira rodada do Campeonato Regional de Veteranos. A competição vai começar a definir as equipes que vão brigas pelas primeiras posições da fase classificatória. Até o momento, os dois times representantes de Lagoa Vermelha, o América e o Milan, puxam a frente da tabela de classificação. Enquanto isso, o Cavaleiros, de Vacaria, atual campeão da competição, ainda não somou nenhum ponto.
Foram três jogos disputados entre a sexta-feira, dia 24, e o domingo, dia 26. Confira os resultados: América (Lagoa Vermelha) 6 x 0 São Geraldo (Sananduva); Milan (Lagoa Vermelha) 2 x 1 Cavaleiros (Vacaria); Servis (Casca) 2 x 1 União (David Canabarro).
A tabela de classificação, de momento, conta com o América e o Milan dividindo a liderança, com 7 pontos. Em terceiro lugar está o Servis, com 6 pontos. Dividindo a quarta colocação, o União e o Santa Cruz aparecem com 3 pontos. Até agora, Cavaleiros e São Geraldo ainda não pontuaram.
No próximo domingo, dia 2, outros três jogos movimentam mais uma rodada da disputa. Confira os jogos:
10h - Santa Cruz (Sananduva) x Servis (Casca);
14h - Cavaleiros (Vacaria) x União (David Canabarro);
16h - São Geraldo (Sananduva) X Milan (Lagoa Vermelha).
Depois deste final de semana, a primeira fase ainda terá outras três rodadas para a definição dos classificados para a etapa de playoffs da competição. As semifinais estão previstas para serem disputadas no dia 2 de março. Já a grande decisão da competição está planejada para acontecer no dia 9 de março.
Janeiro decisivo para o planejamento do futsal gaúcho
Encerra hoje, 31, o prazo para as equipes apresentarem o “ofício de intenção” para a disputa das competições organizadas pela Liga Gaúcha de Futsal. Como acontece em todas as temporadas, ainda existe a dúvida de qual competição cada agremiação do futsal gaúcho vai disputar. E a tal da disputa entre Liga e Federação Gaúcha será mantida por mais uma temporada, e sem nenhuma perspectiva de mudança.
No ano passado, equipes como a ACBF e a Assoeva não disputaram o Gauchão de Futsal. O documento que deve ser entregue pelos clubes também é destinado para novas equipes participarem de competições regionais, como a Taça Farroupilha, ou as divisões inferiores do Gauchão e Categorias de Base.
Este é um período crucial para a organização da Liga, que já terá a ideia de como serão as suas competições no decorrer da temporada.
Mesmo com a movimentação de alguns clubes pulando de um lado para outro, a tendência é de que a Liga Gaúcha de Futsal mantenha-se organizando a maior competição estadual. A Federação tem se fortalecido nos últimos anos, mas ainda enfrenta algumas dificuldades para voltar a se posicionar como a principal competição do estado.
Assim como ocorreu nos anos anteriores, o Lagoa Esporte Clube se manterá disputando as competições da Liga Gaúcha de Futsal. Isso também acontece com equipes da região como o Ibira Futsal e o David Futsal que conquistou o acesso para a Série B da competição. Aliás, a região tem se posicionado como uma das principais do futsal gaúcho, com equipe de tradição e ampliando a sua representatividade com clubes novos e já despontando no cenário da modalidade.
Após o encerramento deste prazo, a expectativa é de que as datas de congressos técnicos já sejam confirmadas, e iniciem as reuniões preparatórias para as competições. No começo de fevereiro também deverá ocorrer a definição do julgamento do caso de injúria racial que paralisou o Gauchão de 2024, na semifinal. A tendência é de que a disputa do título da competição do ano passado abra a temporada de 2025, mesmo ainda não tendo a confirmação de clubes classificados, ou de datas para os jogos.
Dupla Grenal deve priorizar o Gauchão
Depois do início do Gauchão de Futebol, preciso abordar um pouco o futebol de campo por aqui. A expectativa de torcedores de Grêmio e Internacional parecem estar concentradas apenas no que vai acontecer nestes primeiros meses do ano. A possibilidade do Grêmio alcançar a sequência histórica de conquistas do Inter parece estar dominando todos os debates. Porém, o meu principal questionamento é sobre o verdadeiro valor da conquista do Campeonato Estadual.
Com os investimentos realizados pelas equipes gaúchas, acho que o planejamento deveria colocar outras metas para a temporada.
Todos os anos existem os discursos das equipes de que os campeonatos estaduais “atrapalham” o planejamento das temporadas e que o calendário do futebol brasileiro é uma grande bagunça. Porém, é frustrante ouvir que para o Grêmio e o Inter será apenas esta competição que poderá ser acessível.
Enquanto não houver a consciência dos próprios clubes, dificilmente esta realidade será alterada. Muitos dos discursos apontam as entidades ou federações como as culpadas por esta bagunça. Porém são dos próprios clubes que auxiliam na estruturação das entidades e das competições que elas promovem.
Olhar a realidade das equipes, neste começo de temporada deixa claro de que é inviável colocar um elenco de milhões para disputar uma competição, depois de apenas uma semana de pré-temporada, contra clubes que, mesmo com investimentos infinitamente inferiores, acabam equilibrando as disputas com a vantagem de estarem treinando a meses antes do que as equipes da capital.
Infelizmente, não consigo enxergar uma mudança deste cenário, pelo menos não em um futuro próximo. Com isso, seguiremos vendo a Dupla Grenal brigando “com unhas e dentes” pela competição estadual e colecionando fracassos no decorrer da temporada. Porém, para mim, o pior de tudo é ver a falência do futebol do interior, com os clube menores sendo submetidos a um calendário de 4 meses, e fechando as portas no decorrer do ano.