COLUNISTAS

07/02/2025

Evento da OAB reúne autoridades no Parque de Rodeios
Na quinta-feira 6 de fevereiro, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Lagoa Vermelha, situada no Parque de Rodeios, foi palco de evento que reuniu autoridades locais, estaduais e membros da advocacia para celebrar o fortalecimento da classe e o compromisso com a justiça e a cidadania.
O encontro aconteceu ao meio-dia e contou com a presença do presidente da OAB Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, além do presidente da Subseção Lagoa Vermelha, Aldemar Otonne Iglesias Braghiroli, e demais lideranças da advocacia gaúcha. Estiveram presentes também conselheiros estaduais da OAB, ex-presidentes da subseção e representantes de diversas subseções do estado, como Veranópolis, São Sebastião do Caí, Garibaldi e Bom Jesus.
 
Presença de lideranças políticas e jurídicas
Entre as autoridades convidadas, destacaram-se o prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, e o vice-prefeito, Alessandro Muliterno, além do vice-prefeito de Capão Bonito do Sul, Miqueias Guadagnin. O Poder Judiciário também esteve representado pela juíza diretora do Foro da Comarca de Lagoa Vermelha, Lilian Raquel Bozza, Juízes Gerson Lira e Fabiano Zolet Baú.
O evento também recebeu a visita do deputado estadual e secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, e do patrão do CTG Alexandre Pato, José Evandro Andara Ferreira.
 
Discursos reforçam valores da advocacia
Durante as falas das autoridades, foi enfatizada a importância da advocacia como pilar essencial da democracia e da cidadania. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o compromisso da entidade com a defesa das prerrogativas dos advogados e com a ampliação do acesso à justiça.
O presidente da Subseção de Lagoa Vermelha, Aldemar Braghiroli, ressaltou a relevância do encontro para fortalecer a união entre os advogados e reforçar o papel da OAB como entidade essencial para garantir os direitos da sociedade.
 
Almoço no Parque de Rodeios
Após os discursos, os presentes participaram de um almoço especial no Parque de Rodeios, em um momento de confraternização entre advogados, autoridades e convidados. O encontro reforçou não apenas o compromisso da advocacia com a justiça, mas também a valorização da classe jurídica na região.
A OAB Subseção Lagoa Vermelha reafirma, com esse evento, sua missão de fortalecer a advocacia e garantir que os profissionais da área tenham o reconhecimento e o apoio necessários para exercer seu papel na defesa dos direitos da sociedade. 
 
Sucesso do Rodeio mostra que o Parque precisa ser ampliado
Número de participantes e de assistentes do Rodeio Crioulo Internacional e da Festa Nacional do Churrasco deverão chancelar, ao final da programação, a previsão de que Lagoa Vermelha realiza o maior de todos os eventos promovidos pelo CTG Alexandre Pato, em parceria com o município, colocando-se entre os principais do Rio Grande do Sul e do sul do Brasil.  
A evolução do Rodeio Crioulo Internacional e da Festa Nacional do Churrasco, com a inclusão de atrações não menos importantes como a Comida Campeira, Casa do Doce e do Café Campeiro, entre outras, fortalece a inclusão de Lagoa Vermelha em roteiro turístico de participação obrigatória.
A construção da cobertura da cancha, que vai ampliar a possibilidade de utilização para eventos de grande porte, além do Rodeio e suas competições, tem invejável estrutura para essa finalidade. Outras áreas do parque foram remodeladas para conforto de participantes e do público.
Para dimensionar o estágio a que chegou o Rodeio e a Festa do Churrasco a área do parque ficou pequena para abrigar a todos. Para viabilizar o acampamento de visitantes e disponibilizar espaços para estacionamentos de veículos, os organizadores se obrigaram a utilizas imóveis vizinhos.
Já é consenso que, para futuros eventos - Rodeios e outros - será indispensável a ampliação do Parque, assunto, que por certo, terá atenção da entidade e o apoio do poder público municipal.
 
Reunião de prefeitos em Brasília
Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos” reunirá, a partir de terça-feira próxima, dia 17, durante três dias, em Brasília, prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, técnicos e gestores dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. 
O encontro busca fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal, estimulando a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Terão, também a oportunidade de conhecer programas e ampliar parcerias de investimentos federais nos municípios.
 
Tema para debate
Redução de período de inelegibilidade de condenados políticos deve ser aprovada?

Outras colunas deste Autor