COLUNISTAS
Um Rodeio para ficar na história 07/02/2025
Com toda certeza a história dos Rodeios em Lagoa Vermelha terá um ponto de referência a partir de agora. Sim. Antes de 2025 e depois desta data. Sim, meus amigos, a organização e estrutura que foi montada para a realização deste Rodeio, envolvendo churrasco, doces campeiros, mostra de fotografias e homenagem a tradicionalistas é marcante.
A extensão do evento, igualmente, foi considerável com duração de nove dias permitiu atrações variadas, tanto na parte campeira quanto na artística, todas de altíssimo nível. A presença de lideranças políticas encheu todas as medidas. A começar pelo governador Eduardo Leite e vários secretários de Estado, assim como o vice-presidente da Assembleia, deputado Paparico.
O secretário de Turismo Ronaldo Santini teve papel destacado no evento inteiro, desde a luta pela liberação dos recursos para a cobertura da cancha, considerada, atualmente, uma das mais modernas de todo o Rio Grande do Sul.
A cancha coberta conta com 6 mil metros quadrados, com areia e forro térmico, ajudando muito tanto os animais, o gado, quanto os laçadores que não sentem tanto o calor.
Poucas cidades gaúchas dispõem de uma estrutura semelhante a essa nossa. O fato orgulha os tradicionalistas, mandatários do município e o povo lagoense. Podemos falar de cabeça erguida que estamos na frente em termos de cancha para eventos e local para os Rodeios.
Ficou na história como o melhor, maior e mais bem organizado de todos os eventos do gênero já ocorridos em Lagoa Vermelha. Motivo de justo orgulho.
RODEIO NO PENSAMENTO E AÇÃO DE TODOS OS LAGOENSES. Queiram ou não, gostem mais, gostem menos, todos falamos a mesma linguagem e no mesmo rumo: nosso maior rodeio crioulo. Cheio de charme e alegria.
APESAR DO CALORÃO, UM AR DE ALEGRIA E VITÓRIA. Sim, tradicionalmente os nossos Rodeios são marcados por fortes chuvas em dias seguidos, o que não acontece nesta edição. Embora algumas garoas tenham marcado presença e amenizado os efeitos do clima.
A MAIOR TEMPERATURA NO RS DESDE 1910 deixou sua marca no Estado. É claro que, por aqui, não passamos dos 35 graus, mas tivemos regiões e cidades que ferveram, como lá pela fronteira oeste em São Borja e imediações. Calor de ferver os miolos, como dizem os castelhanos.
OS EFEITOS NA PRODUÇÃO JÁ PODEM SER DIMENSIONADOS. E as perdas, especialmente, na soja e milho podem chegar aos 20% impactando, mais uma vez, o agronegócio, esta grande indústria a céu aberto, cujos protagonistas, os agricultores, olham para cima e choram!
VEREADORES PEDEM MELHORIAS na BR 470, competência do DNIT e DAER nas RSs que dão acesso a Ibiaçá e Sananduva, especialmente na limpeza das margens. Já a 470 melhorias no asfalto próximo a saída para Barracão. Vereadores Clacir, Viego e Maninho com adesão de todas as bancadas encaminharam o assunto ao Executivo.
INTERNET NAS PRAÇAS, OUTRA MELHORIA buscada por membros do Legislativo Lagoense com colocação de rede na Praça Frei Mateus e avenida Afonso Pena. Viego Silva puxou o assunto e teve apoio total. Parabéns. Começam bem os nossos representantes.
BRIGAS BOAS SÃO BEM VINDAS. O Poder Legislativo abriga correntes ideológicas distintas, mas todas elas têm um objetivo: o bem comum do município e melhorias para todos os cidadãos. Então, que venham os bons combates e as boas brigas.
SESSÃO SOLENE NO CTG para homenagear os tradicionalistas que ajudaram a construir o que é hoje o Alexandre Pato, será realizada nesta sexta-feira, a partir das 18 horas. Josmar Veloso presidirá a sessão em homenagem aos tradicionalistas. O ato faz parte oficial do Rodeio Crioulo.
PREFEITO E VICE NO CLIMA DE RODEIO. Ambos desde antes do início deste nosso grande evento marcam presença forte com muita disposição, diretamente no Parque de Rodeios com a Casa do Executivo recebendo visitantes de autoridades.
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR é um dos tantos pontos altos deste nosso Rodeio. Conta com 30 agroindústrias, 13 de Lagoa Vermelha e 17 de municípios vizinhos. Produtos de agroindústrias fazem muito sucesso em vendas. Josmar, coordenador da EMATER, comemora.
A CASA DO POVO SEMPRE ABERTA no Parque de Rodeios. Presença constante do presidente, vice, secretário e demais vereadores que se identificam com nossas tradições. Kramer, Piva, Charise, Maninho, Ranyeri, Viego e os demais vereadores que marcam presença na Casa do Povo do Parque.