COLUNISTAS
07/02/2025
PENSAR GRANDE
Município de Lagoa Vermelha despertou para os lances mais arrojados, mais ousados, mais atrevidos. Deixou de pensar pequeno. Mais recentemente, logrou êxito em “batalhas” consideradas quase que inalcançáveis. Citamos apenas duas. Foi assim com a cobertura da cancha do Parque de Rodeios numa luta que se estendeu por mais de três anos. Não pensem que foi fácil. Sabemos dos meandros dos bastidores. Depois a conquista do serviço de hemodiálise, algo de imensa importância na área da saúde. Município de Lagoa Vermelha passou a pensar grande.
DAI A CESAR...
Sempre fomos partidários daquela velha máxima: “Dai a Cesar o que é de Cesar”. Ou seja, reconhecer os feitos de quem realiza. Muita gente torce o nariz para o governador do Estado, Eduardo Leite. A despeito de sua opção sexual ou de que está sendo bom governador ou não, precisamos dar a mão à palmatória pelo que fez por Lagoa Vermelha. Não entramos no mérito dessas questões. Agora, uma coisa é preciso reconhecer por questão de justiça. Foi o governador do Estado que mais investiu em Lagoa Vermelha. Pelo que o governador informou, em entrevista a este repórter, foram mais de 30 milhões de reais. Convenhamos, para um Estado que estava literalmente quebrado é algo a ser saudado efusivamente. Lagoa Vermelha deve muito a Eduardo Leite.
VEM MAIS
Governador Eduardo Leite citou alguns dos investimentos do Estado em Lagoa Vermelha.
- Para a cancha coberta do Parque de Rodeios foram quase 5 milhões de reais, revitalização de praças e parques, Praça das Bandeiras, revitalização da Casa da Cultura (Museu Garibaldino Lourenço de Lima), pavimentação da avenida Valmor Bonotto (Área Industrial I), serviço de hemodiálise, Centro do Idoso. Olha, aquele mesmo governo que logo ali antes, quando assumimos, atrasava salários, não conseguia pagar fornecedores e atrasava pagamentos aos prestadores de serviços. Agora, o Estado tem as contas em dia, paga rigorosamente em dia e ainda tem os maiores investimentos da história recente do Estado. Isso tem que ser celebrado com um bom churrasco em Lagoa Vermelha - disse.
BEM COTADO
Governo do Estado prestigiou o Rodeio Crioulo de Lagoa Vermelha. Além do governador do Estado, Eduardo Leite, a maioria do secretariado marcou presença no Parque de Rodeios. Uns acompanharam o governador, outros vieram nos dias subsequentes, estabelecendo reuniões de trabalho. Município de Lagoa Vermelha está bem cotado junto ao governo do Estado.
NOVO DESAFIO
Agora, Lagoa Vermelha dá início a outra grande mobilização. Desta feita pela conquista de mais um bloco cirúrgico para o Hospital São Paulo. Secretário de Estado Ronaldo Santini anunciou por ocasião do ato de inauguração da cancha coberta do Parque de Rodeios. Que seja vencida também mais essa batalha. Importante que as entidades de classe saiam do estado letárgico e se engajem nesse propósito dentro daquela ideia de que “juntos seremos mais fortes”.
É A OPORTUNIDADE
Nesta sexta-feira, secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, estará em Lagoa Vermelha. Será a oportunidade para formalizar o pedido de um novo bloco cirúrgico para o Hospital São Paulo. Município se municiou de documentos e pré-projeto para embasar a reivindicação. Está prevista visita da secretária ao Hospital São Paulo para conhecer as atuais instalações do bloco cirúrgico
MUNICIPALISTA
Prefeito Morona disse conhecer bem a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
- Ela é municipalista. Foi secretária da Saúde em Pelotas. Conhece, portanto, a realidade dos municípios. Está ao lado dos municípios. Vamos apresentar algumas reivindicações. Vamos postular a possibilidade de se fazer uma reformulação no bloco cirúrgico do hospital de Lagoa Vermelha. Hoje temos duas salas. Pode e deve ser ampliado. E também a compra de alguns equipamentos.
AINDA NÃO COMEÇARAM
Questionamos prefeito Eloir Morona se tinha conhecimento sobre a atual situação do serviço de hemodiálise junto ao Hospital São Paulo. As obras ainda não começaram. Não foi definida até o momento a empresa que fará o serviço. Morona explicou que não é preciso licitação por se tratar de uma empresa particular (Hospital São Paulo).
- Porém, há necessidade de uma tramitação que, de certa forma, se assemelha a uma licitação. Tudo é muito burocrático. Após isso é que os recursos serão liberados - comentou.
AJUSTES FINAIS
Aproveitando a estada em Lagoa Vermelha, na terça-feira, do secretário estadual do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, perguntamos sobre o Centro-Dia dos Idosos. Em que pé estaria.
- Está nos ajustes finais. Queremos ainda nesse mês de fevereiro autorizar o primeiro repasse. E nesse ano, espero, voltar a Lagoa Vermelha para inaugurarmos - manifestou.
Estado destinou 1 milhão de reais para a construção do Centro do Idoso. Terá mais a contrapartida do município.
QUE ELOGIO!
Por ocasião da reunião da AMUNOR, no Parque de Rodeios, na terça-feira, esteve presente o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel. Fez uma ampla explanação sobre os programas de sua pasta que contempla todas as faixas de idade. Secretário da Ação Social e Habitação de Lagoa Vermelha, Ivan Barreto, ao se manifestar, teceu rasgado elogio ao secretário Fantinel: “É o homem certo no lugar certo”.
GENTE DE LONGE I
Um casal do Rio de Janeiro passava por Lagoa Vermelha. Teve a atenção despertada pelo movimento intenso de carros junto ao Parque de Rodeios do CTG Alexandre Pato. Mais por curiosidade do que por outra razão, entendeu em chegar para conferir. Era o nosso Rodeio Crioulo. Acabou se encantando pela natureza do evento, pela hospitalidade e pelo churrasco. Casal ficou impactado com o tratamento recebido. Foi o que externou em vídeo. Vai querer, com certeza, voltar outras vezes.
GENTE DE LONGE II
Situação semelhante aconteceu, numa oportunidade anterior, com um casal de São Paulo quando do evento da chula em Lagoa Vermelha. Da mesma maneira, se encantou pela receptividade e pelo churrasco.
AGORA, NA EMATER
Paulo Mantovani, que já atuou na secretaria estadual do Turismo, passou a atuar agora na Emater em Porto Alegre. Assumiu, na segunda-feira, como chefe de gabinete do presidente Luciano Schwerz. O convite partiu do secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, Vilson Covatti, e do deputado federal Covatti Filho.
ARENA
É o que o pessoal da chula de Lagoa Vermelha pretende construir para os eventos dessa modalidade artística do tradicionalismo. A informação vem através de Luis Filipe Zonta. Afinal, Lagoa Vermelha foi declarada como a Capital Nacional da Chula. Seria construída em anexo ao Parque de Rodeios. Há esse firme propósito, disse Zonta.
VAI MELHORAR
Sim, vai melhorar o acesso à cidade de Lagoa Vermelha pela avenida Benjamin Constant. Calçamento atual com paralelepípedos não oferece as melhores condições. Receberá asfalto quente. Será da Rua André Hoffmann de Melo até a BR 285 (trevo dos Roman). Muita gente utiliza aquela via para deslocar aos estabelecimentos comerciais situados no outro lado da BR 285. Serviço preliminar (preparo da base) já teve início. Em poucos dias começa o asfaltamento. Será utilizada usina de asfalto do Cirenor.