COLUNISTAS

Uma leitura repetida traz o tempo de volta - 14/02/25

(Coluna de 2013)
Reler um artigo ou um livro, além de prazeroso é possível captar detalhes que não foram notados ou passaram despercebidos. Depois, o ato de reler algo é uma escolha onde o leitor não tem nada a perder. A vida é uma viagem vista pelo retrovisor do automóvel, aonde tudo vai ficando pequeno e distante até desaparecer. Pois uma das vantagens de uma nova leitura é trazer o tempo de volta.
Em janeiro de 2005 falava-se muito em miséria, pobreza e dificuldades de sobrevivência juvenil no Brasil. Coisas que a gente já lamentava há muito tempo. Pois em certa semana daquele ano uma notícia veiculada pela mídia dava conta da intenção de uma mãe vender uma filha.
É isso mesmo, a mãe oferecia a filha de tenra idade à prostituição por míseros 10 reais, fato que serviu para mostrar o tamanho da miséria e da pobreza de milhões de desafortunados brasileiros. Sem dúvida uma manchete chocante naquela época. Poucos se lembram desse fato inusitado.
Pobreza e miséria que parecem ter aumentado a partir dos governos socialistas instalados no país nos últimos anos. Sobre essa manchete, o que preocupa mais é que essa mãe alegou que tem mais filhos que necessitam de alimento, razão maior desse ato desesperado. Mãe pobre, extremamente pobre, e cheia de filhos.
O governo tem que encontrar medidas fortes e definitivas para conter o avanço da miséria no país, mas não serão somente “bolsas” e “vales” que abrirão caminho no sentido de conter esse “tsunami” avassalador da pobreza. É possível que educação e métodos de controle de natalidade passem a ser bons aliados nessa caminhada.
 
***
QUANDO O ASSUNTO - É a pobreza, é bom lembrar os Lions Clubes, que prestam serviços relevantes nesse campo. Presentemente, com um trabalho voltado para crianças até 15 anos, denominado Programa de Serviços Leonistícos para Crianças, cuja missão é melhorar a a vida das crianças e jovens adolescentes em circunstancias adversas, através de orientações ligadas à saúde e à educação. A ideia é selecionar as necessidades mais graves para atacar, como alimentação, visão, vacinas, educação acerca de drogas, programas de alfabetização e outros. Trata-se de uma grande iniciativa que os Clubes de Lions e também outras entidades diversas prestam à comunidade. É a sociedade civil engajada nessa luta. Que os governos se espelhem nesses programas. Aliás, graças a essa intensa atividade do Lions Clube na área social foi instituído recentemente, por projeto do deputado Ciro Simoni e sancionado pelo governador Rigotto, o dia 3 de janeiro como o “Dia do Leonismo Gaúcho”. (29.01.2005).
 
***
LER DE NOVO - É saudável a gente dar uma olhada na página virada ou em uma foto antiga, essa atitude traz o passado para o presente e mostra a caminhada que fizemos até aqui. Nesta vida eu aprendi que é preciso estarmos em constante movimento em busca do conhecimento sem alterar nosso passado. Logo, reler é ótimo exercício para lembrar o passado, é como se o leitor ganhasse uma nova edição do livro já lido.
Faça essa experiência. (Estamos em férias por alguns dias).

Outras colunas deste Autor