COLUNISTAS
O bom do rodeio e os vereadores de passo certo - 14/02/25
Pois, meus amigos, confesso que os últimos dias têm sido repletos de bons acontecimentos. De momentos altos em nossa vida particular e comunitária. Em termos pessoais, a comemorar a saúde, a paz, as visitas de familiares e amigos, transformando estes primeiros dias do mês de fevereiro, numa grande festa comunitária.
E, como minha mãe nos dizia: “olhem gurizada, em dias de festa, até os feios ficam bonitos! Se arrumem, se enfeitem. E como vocês não são muito bonitos, pelo menos sejam simpáticos”. Que coisa maravilhosa recordar os sábios ensinamentos de nossas mães! Elas sempre tinham razão e nos davam o rumo certo a seguir. Fosse qual fosse o desafio. Que pena que as mães também precisam morrer. Elas deveriam durar para sempre, mesmo que fosse só para nos "denguear" um pouco, mesmo depois de velhos!
Mas na vida as coisas são como são e não como gostaríamos que fossem. Se ainda estivesse por aqui, garanto que ela, minha mãe, teria me dito para arrumar bem o lenço, passar bem a camisa e bombacha de brim, lustrar bem minhas botas, passar uma glostora no cabelo e um estrato debaixo do braço. Sempre recomendações de uma mãe zelosa pelo seu "Zeco", o Jusé e o Museis, como nos chamava no tempo de moços.
O Rodeio deste ano teve de tudo. Recordação, desafios, grandes conquistas do CTG e da Lagoa Vermelha. O nosso prefeito Eloir, mais faceiro do que ganso novo na taipa do açude. O vice Alessandro Muliterno abanava com as duas mãos. Sorriso largo que mal cabia no seu rosto. Caminhava na cancha, olhando para cima da cabeça e enterrando os pés na areia! Os vereadores que foram para o parque com sorrisos abertos recebendo o povo. Uma alegria só, além de homenagem aos ex-patrões.
Na sessão do Legislativo boas ideias como as passarelas sobre a BR 285, terceira via em trechos críticos entre Lagoa e Passo Fundo, sugestão para colocar energia solar nos prédios públicos e, assim por diante. Uma excelente largada dos nossos vereadores que foram prestigiar a Feira do Produtor lá no Rodeio. Começaram com o pé direito.
Nós, queremos agradecer a Deus os cinco segundos de fama no Jornal Nacional divulgando o Rodeio Crioulo da Lagoa Vermelha, um Rodeio grande porque é de todos.
O SALDO POSITIVO DO RODEIO. Pois, meus amigos, terminou o Rodeio. O maior e melhor de todos que já realizamos em Lagoa Vermelha, acrescido agora com a presença do churrasco. Campereadas, laçadas, gineteadas, torneio do tempo antigo, muita atividade cultural, música, chula abraços e reencontros afetivos.
LAGOA VERMELHA FOI UMA FESTA SÓ. A comunidade em geral abraçou a ideia do Rodeio, viveu o clima, foi para o Parque de Eventos. Sentiu de perto o orgulho da cancha coberta, da estrutura montada. A comunidade abriu um largo sorriso para receber a todos.
SEM DÚVIDA ALGUMA FOI O RODEIO DOS RODEIOS DOS LAGOENSES. Foi o Rodeio do governador que veio, cantou e encantou. Foi o Rodeio do sorridente prefeito Eloir e do não menos hospitaleiro Alessandro Muliterno. Foi o Rodeio dos vereadores que, irmanados estiveram lá, homenageando os ex-patrões e recebendo os visitantes com sorrisos e fraterno abraço.
TODOS NO MESMO SENTIDO NOS REPRESENTANDO MUITO BEM. Foi até emocionante esta presença unida e todos os nossos vereadores, que lá estiveram reconhecendo a magnitude do evento, sua importância comunitária e, acima de tudo, numa grande vitória da união de todos.
SANTINI DEITOU E ROLOU. Não teve para mais ninguém. O baixinho, debaixo do braço do Leite, mandou ver. Conseguiu liberar a maior importância, em verbas. Foi o grande ginete do dinheiro para Lagoa Vermelha. E, com dinheiro, se faz as coisas. Mandou muito bem o nosso deputado secretário.
O ESPAÇO QUE FICOU DA CANCHA COBERTA. Na minha opinião o melhor da cancha coberta não foi o grande torneio de laço. Foi sim o que ficou. Um espaço maravilhoso de 6 mil metros quadrados para abrigar mais de 20 mil pessoas em área coberta para shows, exposições, e o que mais Lagoa Vermelha resolver realizar.
E COM UM DIFERENCIAL: É NOSSO, DO POVO, DO MUNICÍPIO. Este o maior rescaldo deixado pelo Rodeio. Um capital e tanto da comunidade. Valeram todos os esforços realizados. Como se diz no Capão do Cedro: “Valeu a pena".
AUSÊNCIA DE SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS perfeitamente justificada. Foi o dia da eleição dos presidentes do Senado e da Câmara Federal. Embora convidados, deputados federais e senadores não vieram para o lançamento do Rodeio da Lagoa Vermelha. Os assessores os representaram muito bem.
TRABALHO EXEMPLAR DOS SERVIDORES. Foi o que ocorreu durante os dias que antecederam e durante o Rodeio. Por iniciativa do vereador Kramer, estes servidores municipais receberam cumprimentos e congratulações do Poder Legislativo lagoense, que representa toda nossa comunidade. Muito obrigado e parabéns a todos os funcionários que ajudaram a fazer o Rodeio.
UM BOM EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES que se arriscam na realização de Rodeios no Rio Grande do Sul. Sem o apoio decisivo dos funcionários, não se faz nada. Categoria está de parabéns. Este trabalho integra a estrutura para um evento desta envergadura.
PATRONAGEM DO ALEXANDRE PATO. Do patrão Ferreira ao mais humilde peão ou prenda, o maior dos elogios pelo trabalho, organização e sucesso alcançado neste nosso grande Rodeio. Sem dúvida, repito o maior e melhor organizado de todos os já ocorridos na Lagoa Vermelha.
AVALIAÇÃO TOTALMENTE POSITIVA foi feita na palavra do patrão. Com muita competência e humildade, reconheceu pontos que precisam ser melhorados, coisas a serem aperfeiçoadas quando da realização do próximo Rodeio.