COLUNISTAS

Carreira de bois - 14/02/25

A Carreira de bois tratava-se de uma competição de força, velocidade e adestramento entre dois animais ou juntas, promovidas pelos donos, que geralmente "atavam" carreira nos meses de maio a setembro quando as atividades agrícolas eram desativadas. 
No local eram feitos apostas e festas, aos mesmos moldes de canchas retas; eram realizadas na região de Taquari, Alegrete, Pelotas, Camaquã e General Câmara. 
A modalidade mais utilizada, necessita de um lugar plano e previamente preparado, com uma tora de madeira pesada e resistente no local onde era traçado um raio para a oscilação durante a disputa, os animais eram colocados em sentido inverso e ligados por correntes de ferro a tora de madeira, a vitoria era dada a junta que consegui-se ultrapassar o limite da raia. 
Outro modo eram as carreiras chamadas "carreta com carreta", nesta prova objetivo era medir a força de uma junta em relação a outra, as carretas eram colocadas culatra com culatra e unidas por correntes de ferro, sendo vencedora a que arrasta-se a outra por mais de um metro. Também havia a chamada carreira "no arrasto", onde dois bois ou duas juntas competiam arrastas tando um tronco por dez metros balizados, por duas vezes, se o vencedor da primeira baliza vencesse também a segunda era considerado vencedor, caso cada um vencesse, era colocada uma terceira baliza para desempate.
Os implementos utilizados, eram a canga que era uma peça de madeira onde prendiam-se os bois através de canzis e brochas, na extremidade de cada um haviam furos onde eram colocados os canzis que eram madeiras providas de dentes em uma das extremidades; as brochas eram cordas de couro cru torcidas tendo em suas extremidades presilhas para prender nos dentes do canzil o cambão de madeira e furado nas extremidades e destinado a ligar uma junta de bois a outra; o tamoreiro era uma corda de couro cru torcida utilizada para prender a canga ao cambão; a tiradeira eram correntes de tamanhos diversos e usos variados.
Os animais utilizados na verdade eram touros, tendo em vista que eram escolhidos desde terneiros e não eram castrados, recebiam cuidados especiais, na alimentação e medicamentos. 
A idade julgada ideal para participar das carreiras entre 6 e 15 anos, geralmente os animais usados eram os de origem leiteira cruzados com "crioulos" da região e pesavam entre 480 a 500 quilos.
A comissão de carreira, ou seja, os juízes eram escolhidos pelos competidores e tinham as seguintes funções, mandar cangar os animais, ordenar que firmen a talha ou bimbarra, dar a voz de largada, marcar o tempo e anunciar o vencedor. Fonte: Paulo Mena Pesquisador.

Outras colunas deste Autor