COLUNISTAS
Colheitas antecipadas pelo calorão - 28/02/2025
Pois, meus amigos, acredito que sim. Estive na sede do município do Capão Bonito do Sul e já pude ver máquinas se afogando com enormes espigas de milho. Chegando a marca dos 200 sacos de milho por ha. Uma excelente marca. Pena que foi muito pouca gente que plantou milho. Mas, quem plantou está com sorriso de orelha a orelha. É milho de afogar "Boi Carreiro". E o milho nesta base de produção, sem sombra de dúvida, garante um rendimento por hectare muito, muito superior à soja. Mesmo com o milho na base de 70 reais a saca, daria 14 mil por ha., coisa que a soja só alcança isto em Toledo no Paraná, onde chega a incrível marca dos 100 a 120 sacas de soja por ha. Estou falando de plantação normal, nada de milho nem de soja irrigados.
Acho que foram as boas rezas para Nossa Senhora Consoladora que recebeu a maior de todas as presenças de público no último fim de semana. Miráculo, como dizem os "gringos de Antônio Prado". Miráculo de San Genaro, tanto milho com tanto sol. Foi isso mesmo.
E, tem mais, começou a colheita da soja, claro aquela qualidade bem precoce. E, igualmente, as boas surpresas. As primeiras amostras indicam médias superiores aos 60 sacos por ha. Um valor considerado muito bom para este tipo de soja precoce. Assim sendo, podemos afirmar que a nossa região não vai falhar. Mais uma vez vai garantir a pisada.
Estive na palestra e almoço da Cotrijal que vai organizar a EXPODIRETO daqui uns dias. Clima de otimismo, com os pés no chão e os resultados das 8 regionais da COTRIJAL, indicam um resultado positivo de 200 mil sacas de soja, sendo distribuídas aos 17 mil associados. Com certeza um excelente resultado e um bom dinheiro pingando na Conta corrente dos associados.
O cooperativismo vem tendo um protagonismo sem procedentes junto ao agro, principal mola propulsora do desenvolvimento econômico do Brasil. Como não vamos ter carnaval por aqui, só descanso e esperança de boas chuvas, incluindo nossa Câmara que trabalha na quarta-feira de não cinzas.
TIRO DE GARRUCHA
UM MÊS MUITO CURTO E MUITO QUENTE. O mês de fevereiro está chegando ao fim depois de algumas marcas bem fortes. Além de ser “nanicão” o mês nos trouxe ondas sucessivas de calor como há muito não se via por aqui.
OS EVENTOS DO MÊS, ENTRE ELES O RODEIO foram com tempo firme, sol escaldante, sem a maldição da cigana que sempre choveria nos Rodeios de Lagoa. Desta feita, sem uma gota de chuva e com sol a pino o Rodeio todo.
DITO ISTO, PODEMOS ACRESCENTAR que a "bendita Corsan privatizada" resolveu pisar no pescoço do povo. Faltou água em muitos dias de fevereiro e a coloração do ex-precioso líquido, era cor de café de fim de governo: frio, fraco e fedorento.
PREFEITO E VICE NA CAPITAL tratando exatamente destas questões, além dos valores exorbitantes que vieram em muitas contas. Claro,"curpa do relójo" Mas estoura no bolso vazio dos usuários.
DA CAPITAL VIERAM PROMESSAS feitas ao prefeito Eloir e ao vice Alessandro, a serem repassadas, é claro, para a nossa população. Esta está me parecendo "mãe de namorada " do tempo antigo: sempre acreditando em Papai Noel e no noivo dos sonhos para a filha solteirona. KKK
ME ENGANA QUE EU GOSTIO. Nem preços menores nos relógios, nem água boa e a abundante na torneira. Coisas do dia a dia que fazem parte da rotina de nossa população da cidade. Está mais que na hora da privatização da CORSAN dizer a que veio.
POR ENQUANTO, EM TERMOS DE LAGOA VERMELHA um erro crasso. Vende barato, repassa as obrigações. Não melhora a qualidade do serviço prestado e, muito menos, atende os anseios básicos da população alvo. Nosso Reino encantado, por um copo d’água.
MUDANÇAS NO TREVO DE SANANDUVA? Os vereadores aprovaram recomendação a ser enviada ao DNIT pedindo alteração e fechamento do trevo para Sananduva na BR-285 com a RS126. A iniciativa do vereador Clacir Bonatto, tem como objetivo reduzir o número de acidentes que ocorrem em função do mencionado trevo.
PRESENÇA MARCANTE NA MOVELSUL ocorreu com uma dezena de empresas lagoenses fabricantes de móveis, em Bento Gonçalves, na maior e mais bem organizada feira de fabricantes de móveis. Excelente participação e vendas, salvadoras. Iniciativa da congratulação foi do vereador Dr. Kramer. O "veio sabe das coisas”
PLACAS PARA A BR 470. Pedido bem postado é do vereador caminhoneiro, Cleon Piva, junto a BR-285, Indicando a nossa BR-470 que precisa de maior visibilidade e sinalização. Tema enviado ao setor competente do DNIT.
S.O.S. ESCOLA AGRÍCOLA. Mais uma excelente iniciativa tomada pela nossa Câmara de Vereadores, por iniciativa de Josmar Freitas Veloso e endossada por todos, pedindo que senadores, deputados estaduais e federais destinem recursos através de emendas para melhorar nossa Escola Agrícola Desiderio Finamor. Quem chora, não mama!
PRAÇA PARA A COLINA. Sugestão e pedido encaminhado ao Executivo por iniciativa da vereadora Geni Merib. Assunto teve o endosso de todas as bancadas. O povo da Colina espera e agradece, caso venha a ser atendida a reivindicação.
POETAS E ESCRITORES LAGOENSES COM O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO. Aconteceu na manhã de quarta-feira, das 9h às 9h30min audiência especial do secretário de Educação e Cultura do município de Lagoa Vermelha, Carlos Bombassaro. Na oportunidade fizeram entrega de seus livros ao ilustre secretário.
PROGRAMA DE ATIVIDADES DA APELV. A direção da Associação de Poetas e Escritores, de Lagoa Vermelha fez questão de apresentar ao secretário e assessores, um esboço do programa de atividades culturais que pretendem realizar em 2025 colocando-se ao lado das autoridades, para colaborar no que for possível em prol da cultura, da leitura e da escrita. A audiência foi considerada por todos, como excelente oportunidade para contribuição à cultura e as nossas tradições.