COLUNISTAS
E chegaram as águas de março 14/03/2025
Pois, meus amigos, o calorão se foi, a seca amenizou e tudo parece ter voltado a meio normal com as abençoadas chuvas e águas de março. Falo, é claro, para nós aqui das bandas da Lagoa Vermelha e do Capão Bonito do Sul.
Não posso dizer o mesmo de André da Rocha e municípios vizinhos que levaram uma saraivada de pedra no meio da tarde de terça-feira, acabando com tudo o que apareceu pela frente, incluindo granjas de soja e outras plantações. Danos pesados, piorando a já difícil situação dos produtores rurais. Estes teimosos e persistentes não se deixam abalar, mesmo depois de três safras frustradas com estiagens violentas, a maior de todas as enchentes que o Rio Grande do Sul já viveu e agora, novamente, mais da metade dos gaúchos produtores rurais, em situação de emergência e calamidade, graças a nova estiagem que está levando mais de 20% da safra de grãos segundo estimativas da Emater.
Isto significa que mais de 14 milhões de reais deixarão de dar entrada nos cofres do estado causando maiores transtornos e empobrecimento do agronegócio. A Expodireto que se realizou pela 25ª vez, é, sem dúvida um marco dos mais importantes para a agricultura gaúcha e brasileira, pela tecnologia, pelos avanços, pelos negócios, principalmente, pelo que representa em mobilização a espera de melhor tratamento do governo ao setor tão importante como é o agronegócio gaúcho e brasileiro.
PELAS BARBAS DO PROFETA. Pois não é que a Lagoa Vermelha e parte da região nordeste dos campos de cima da serra vão escapar de mais um flagelo? Ergam as mãos para o céu e agradeçam a Deus.
MAIS DE UMA CENTENA DE MUNICÍPIOS do Rio Grande do Sul estão com a barba queimando. Isto é: “não tiveram boas chuvas como as nossas e suas plantações de milho e soja, foram para o saco. Perda total-PT.
A EMATER ESTÁ ESTIMANDO no estado, como um todo, quebra ao redor de 20%, incluindo as culturas do milho, soja, arroz, feijão e trigo, especificamente gerando um déficit em faturamento superior a 14 bilhões de reais que deixam de gerar recursos para os cofres do estado.
AS REGIÕES MAIS ATINGIDAS são fronteira oeste, missões, centro, sul, região da produção e região norte, como um todo. Segundo os últimos levantamentos, mesmo que ocorram boas chuvas a partir de agora, as perdas estão consolidadas.
DEPOIS DE TRÊS SAFRAS COM SECA E ENCHENTES o Rio Grande do Sul volta a sentir os efeitos danosos do clima, prejudicando em muito suas lavouras e pecuária, especialmente, a pecuária leiteira. Diante deste quadro medidas saneadoras são inevitáveis.
UMA NOVA SECURITIZAÇÃO, a exemplo do que fez Fernando Henrique Cardoso, se impõe neste momento crucial para o agronegócio gaúcho. O tema vem sendo tratado no Congresso Nacional, mas a mobilização dos produtores e lideranças é de fundamental importância.
SÓ UM NOVO "GRITO DO CAMPO" É CAPAZ de sensibilizar os burocratas de plantão e os "guris de apartamento" que não conhecem as dificuldades do homem e da mulher que trabalham no campo produzindo comida para as cidades.
FIM DA NOVELA DO ASFALTO ATÉ ABRIL, segundo disse a prefeita Marizete, a coisa vai fluir e o pequeno trecho ainda sem asfalto perto do Lajeado dos Ivo, vai ser concluído até meados de abril. A recapagem do asfalto velho já acabou. Falta este pedaço, pintar e roçar os barrancos.
DINHEIRO GROSSO PARA NOVA AMBULÂNCIA. O vereador Kramer anunciou durante a última sessão do legislativo o pagamento de emenda do senador Heinze, no valor de 320 mil, para aquisição de mais uma moderna ambulância para o município.
RIO DA SERRA COM PONTE NOVA. O vereador Piva está comemorando o atendimento de sua reivindicação para melhoria e conserto das pranchas na ponte do rio da Serra, em Sede Argenta. Secretário Moraes comemora.
MELHOR ACESSO NOS TREVOS DAS BRS é uma constante preocupação do vereador Clacir Bonatto que encaminha pedidos, neste sentido, ao DNIT. Bandeiras brancas e boas, vereador. Vai firme. Quem não chora não mama.
FREITAS VELOSO E OS CAMINHÕES PIPA. Quem não tem cachorro, caça com gato, ou caçava. Agora não pode mais. O vereador Josmar levanta muito bem a questão dos caminhões pipa para o interior onde falta água para abastecimento humano e dos animais.
VEREADORA CHARISE PARTICIPA E COMEMORA. A vereadora esteve presente ao lançamento da Gelateca, que ocorreu no sábado, às 10 horas, em frente à Prefeitura, com a presença de grande público, mais o prefeito Eloir e os vereadores Kramer, Clacir e Piva.
GELATECA TEM A CHANCELA DA APELV. Na verdade uma velha geladeira, sem motor, repleta de bons livros, doados pelos poetas e escritores locais e por leitores que estão adorando a iniciativa de levar um pouco mais de cultura ao povo.