COLUNISTAS

14/03/2025

GELATECA - Uma biblioteca a céu aberto, como afirmou o escritor e colunista deste semanário Cláudio Junior Damin. Uma geladeira repleta de livros foi instaurada na praça em frente à prefeitura municipal. O objetivo é fortalecer o hábito da leitura, porém ela depende da boa vontade das pessoas em cuidar da integridade da geladeira e dos livros. Além disso, as obras devem cirular com responsabilidade, ou seja, a pessoa retira o livro, lê e devolve, podendo colocar outras obras que leu para que mais pessoas tenham a oportunidade de ler também. Uma bela iniciativa da Associação dos Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha. Vida longa à galateca.
 
STF DECIDIRÁ SE PRESOS PODEM PUBLICAR LIVROS ENQUANTO CUMPREM PENA - O tema 1.371, reconhecido com repercussão geral no plenário virtual, trata dos limites da liberdade de expressão dentro do sistema carcerário e terá impacto sobre decisões futuras do Judiciário. A corte analisará recurso de um detento contra decisão do TRF da 3ª região. O tribunal manteve ordem da Penitenciária Federal de Campo Grande – MS, que reteve o manuscrito de um livro escrito por um preso. A liberação do livro foi condicionada ao cumprimento integral da pena. O manuscrito de aproximadamente mil páginas, não foi submetido a qualquer análise pela penitenciária. Além de escrever o livro, o preso participou de cursos e programas de leitura, sendo beneficiado com 78 dias de redução de pena. Hoje, o Sistema Penitenciário permite que detentos escrevam livros e poesias desde que autorizados pela direção do presídio. Contudo, os documentos são armazenados com os pertences dos presos, sem possibilidade de entrega a terceiros. 
 
DIA DA MULHER E A COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA - No mês de março é comemorado o dia da mulher e neste mês inúmeras programações de diversas entidades são desenvolvidas: jantares, palestras, rodas de conversa, happy hour, café da manhã, tudo para enaltecer a figura feminina. A Comissão da Mulher Advogada da OAB, aqui da nossa subseção, vem realizando palestras nas entidades e escolas da cidade e região sobre violência doméstica, tema que deve ser constantemente debatido como forma de alertar, esclarecer e prevenir. Um trabalho de conscientização que vem sendo muito bem recepcionado, principalmente nas escolas. Projetos como o “OAB vai a escola” e o “Mais Marias” são a forma que a classe dos advogados encontrou de estar perto da sociedade, através de uma participação efetiva na comunidade. 
 
DESCARTE DE LIXO EM CONTAINERS - Não é de hoje a briga sobre o descarte consciente do lixo aqui em nossa cidade. Já houve dois caminhões de coleta, um do lixo seco, outro do orgânico; já houve dias estipulados para o caminhão passar recolhendo, alternando entre o caminhão do orgânico e o do seco e, hoje, existe a colocação dos tão requisitados containers em muitos pontos do centro da cidade, bem como nos bairros. Ocorre que, sem uma conscientização da população sobre a separação do lixo, nada disso adianta e só gera gastos para o município. É certo que precisa de um tempo de adaptação para que a sociedade consiga descartar o lixo no container correto. Nosso lixo não deve ser colocado em qualquer um dos dois containers. Porém, primeiro devemos separar em casa e depois o lixo no container indicado: ou no do seco, ou no do orgânico. É difícil compreender como uma coisa tão simples e que há tempos vem sendo ensinado nas escolas (supondo que não seja somente na família) é tão difícil de ser implantado. O tema sustentabilidade pode até soar como clichê, mas é necessário falar e debater sempre que pudermos. Somente dessa forma conseguiremos manter uma cidade organizada, limpa e com consciência ambiental.

Outras colunas deste Autor