COLUNISTAS

Devo, não nego, mas não posso pagar 09/05/2025

Pois, meus amigos, esta não é a primeira vez - e infelizmente - não será a última que vemos o setor primário, o agronegócio, às voltas com brutal endividamento que requer atenção urgente por parte das autoridades federais. Já presenciei situações terríveis, verdadeiros flagelos sobre o setor produtivo, como nos anos de 1990 e 1991, quando enfrentamos confisco e uma inflação galopante de 89% ao mês. Na época, como vereador, acompanhei de perto a angústia dos produtores rurais. E, se não me falha a memória, pelo menos dois deles acabaram tirando a própria vida quando viram seus bens leiloados pelos bancos.
Mais de 250 processos de execução foram abertos no foro local contra produtores rurais. Muitas áreas foram vendidas ou arrematadas, trocando de dono do dia para a noite, com o beneplácito do setor bancário, à luz do dia, sem que ninguém se levantasse em favor dos agricultores. Só bem mais tarde, o então presidente Fernando Henrique Cardoso lançou o Plano de Securitização, com prazo de 20 anos e juros de 3% ao ano, permitindo que os agricultores pagassem suas dívidas num sistema de troca de trigo ou soja.
Passados quase 25 anos, vivemos novo ciclo de endividamento, resultado de três secas seguidas e uma enchente exigindo uma nova securitização para viabilizar o agronegócio gaúcho. A decisão está nas mãos do Governo Federal e do Congresso Nacional, que podem aprovar um novo plano saneador e salvador para esse importante setor da economia.
Os produtores sabem que devem. Querem pagar. Mas precisam de novos prazos e condições favoráveis, como aquelas do governo FHC.
 
 
CAMPANHA DO AGASALHO - Promoção da Câmara de Vereadores, a campanha vai arrecadar roupas e agasalhos até o dia 30 de maio destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
SICOOB 40 ANOS -  O vereador Viego Santos destacou na tribuna os 40 anos da Cooperativa Novos Campos. O ato foi marcado por um show no Clube Comercial.
 
RUA DAS TROPAS LINDA - A avenida Benjamin Constant está ganhando roupa nova: asfalto e revitalização em toda a sua extensão, devendo culminar com a conexão à BR-285, junto ao trevo dos Roman.
 
ATO SOLENE NESTE FIM DE SEMANA vai marcar a entrega oficial da rua das Tropas revitalizada. Já era tempo. As melhorias animam os comerciantes da Zona Sul, que se sentiam abandonados.
 
ESSAS OBRAS DÃO NOVAS ESPERANÇAS aos comerciantes e lagoenses que gostam de caminhar pela Benjamin Constant - a famosa rua das Tropas.
 
FALANDO EM TROPAS... CADÊ O MONUMENTO? Aquele construído na rótula do antigo Correio. Uma homenagem às tropas e aos tropeiros. Será que estes heróis anônimos não merecem nosso respeito e memória? Sim, merecem - e muito!
 
MAIS PEDRAS NO CAMINHO. No Morro da Dona Apolinária, às margens do Lajeado dos Ivo. Pedras detonadas no lado da Dona Ana foram simplesmente jogadas na área do balneário da Água Santa.
 
PARA QUEM NÃO SABE a área foi adquirida pelo município de Lagoa Vermelha, no mandato de Paulo Andrade, com a intenção de restaurar o balneário. O que temos hoje? Uma montanha de pedras gigantes encobrindo tudo.
 
DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Da empresa contratada para asfaltar a estrada para Capão Bonito. Mas jogar pedras daquele jeito é crime ambiental duplo - destrói a vegetação e o balneário.
 
VAMOS RETIRAR AS PEDRAS DALI. Caso contrário os moradores do Lajeado, especialmente os mais antigos que conhecem o balneário da Água Santa levarão o caso adiante. A restauração e a limpeza da área são urgentes.
 
SE NÃO RETIRAREM AS PEDRAS comprometo-me a fotografar e publicar aqui, na Folha do Nordeste. Uma irresponsabilidade grave da empresa, que não pode passar em branco!
 
SEGUNDA GELATECA IMPLANTADA COM SHOW MUSICAL. O prefeito Eloir Morona e a vereadora Charise deram o tom solene na inauguração da segunda Gelateca, em frente ao Ginásio Adolfo Stella e à Rádio Cacique. O evento contou com conjunto musical (violino e gaita), parte das comemorações dos 40 anos do Sicoob, além de poetas, escritores e leitores que prestigiaram a ação no sábado passado. O projeto Gelateca - singelo e cheio de boas intenções - caiu nas graças do povo. É sucesso e será ampliado!
 
CÃOMINHADA É PROMOÇÃO COMUNITÁRIA. A vereadora Geni Merib foi feliz ao destacar no Legislativo a promoção da Cãominhada, iniciativa do Pet Shop Cusco, que valoriza o bem-estar animal.
 
ALIÁS, DEVEMOS DESTACAR que, em Lagoa Vermelha, nada cresce mais que farmácias e pet shops, além de estabelecimentos voltados ao bem-estar dos cães.
 
TEM MUITA CRIANÇA POR AÍ querendo receber metade dos cuidados e bons-tratos que os cães recebem. Sou totalmente a favor do carinho aos animais.
 
MAS UM CACHORRO É UM CACHORRO. Pode e deve ser amado, mas nunca será um ser humano. E há muitas crianças abandonadas esperando por adoção.
 
A LISTA DE ESPERA NOS CANIS e menor do que nos abrigos de crianças. Meninos e meninas lindos, esperando por uma família...
 
QUE TAL. Se ao adotar um cãozinho, você também acolhesse uma criança?
 
UMA CÃOMINHADA, COM UMA CRIANÇA AO LADO? Fica aqui minha sugestão humana e fraterna: amemos nossos cães, mas nunca esqueçamos das crianças.

Outras colunas deste Autor