COLUNISTAS
16/05/2025
PROJETO TÉCNICO DA BR 470
Durante sua estada em Brasília, na semana passada, vereadora Paula Castilhos esteve no DNIT no sentido de se inteirar da BR 470, trecho Barretos (Capão Bonito do Sul) e André da Rocha. Questão do projeto técnico. Segundo Paula Castilhos, uma nova empresa havia sido contratada para a elaboração do projeto técnico. Uma anterior teve contrato rescindido. E que havia sido realizada nova licitação para contratação de outra empresa. Essa empresa, de acordo com Paula, já teria apresentado o projeto e que estaria em análise pelo DNIT.
DNIT ESCLARECE
O engenheiro supervisor do DNIT, de Passo Fundo, Adalberto Jurach, analista de infraestrutura do DNIT, tomou conhecimento do teor da entrevista da vereadora Paula Castilhos e entendeu em esclarecer o assunto. Na verdade, de acordo com Jurach, não há nenhum projeto no DNIT. Salientou que o projeto ainda está sendo realizado. Numa previsão otimista, deve ser concluído até o final deste ano. Já numa projeção mais pessimista, projeto técnico da BR 470, do trecho Barretos/André da Rocha, deverá estar concluído no primeiro semestre do ano que vem (2026).
ESTANCOU
Questionamos o supervisor do DNIT, engenheiro Adalberto Jurach, sobre o trevo que dá acesso a Sananduva. Informou que, com algumas medidas adotadas, foram estancados, de certa forma, os acidentes de trânsito naquele local. Pelo menos ultimamente. Foram instalados sonorizadores e linhas de estímulo à redução de velocidade, tanto na BR 285 como na RS 126 (para quem vem de Sananduva).
Jurach admitiu, no entanto, que há estudos para o fechamento daquela rotatória.
- É uma das ações que temos para Lagoa Vermelha - afirmou.
SERIA BOM
Na sua viagem à Brasília, vereadora Paula Castilhos tratou também sobre a instalação de uma unidade do Instituto Federal em Lagoa Vermelha. Existem boas perspectivas. Governo federal projeta instalação de mais 200 unidades para os próximos dois anos. Lagoa Vermelha deve ser inserido nesse rol. Seria bom.
POLÊMICA
Projeto de lei que cria o vale-refeição para secretários municipais de Lagoa Vermelha ocupou a maior parte das discussões na sessão de segunda-feira passada da Câmara de Vereadores. Debates acirrados, incisivos. Matéria deve ser votada na sessão da próxima segunda-feira.
NÃO É ATRATIVO?
Vereadora Paula Castilhos sobre o vale-refeição para secretários municipais.
- Um salário de 10 mil reais não é atrativo? Oferece, então para um funcionário de carreira. Temos muitos colegas efetivos extremamente competentes para exercer essa função. Não tem como apoiar um Projeto de Lei que cria vale-refeição para secretários municipais. Prefeito, escute a população!
TRAGAM O BISPO!
Vereador Luiz Carlos Kramer não deixou por menos.
- Em Lagoa Vermelha, somente os secretários municipais não têm vale-refeição. Não precisa fazer ladainha. A decisão é no voto. Ah, a população tem que estar presente para acompanhar a votação. De minha parte, até o bispo de Vacaria, se quiserem, podem convocar para sentar ali (plenário). Vou olhar pra ele olho no olho porque não tenho medo. Todo mundo pode vir. Eu voto com convicção. Assumo o que faço. Não fujo da raia.
COERÊNCIA
Vereador Ariovaldo da Silva foi sutil na sua manifestação.
- Vereador Kramer falou que o governo federal tem que cortar gastos. Sim, tem. Por isso, eu acredito que o senhor não votará a favor do projeto que dará despesa ao município com o vale-refeição para os secretários municipais. Acredito na sua coerência. Não podemos criar mais essa despesa para o município. A nossa comunidade já expressou a sua contrariedade a esse projeto. Foram em torno de 300 comentários nas redes sociais da Rádio Lagoa FM.
SIMPLES ASSIM
Vereadora Charise Bresolin simplificou.
- Eu não sei o que seria imoral. São 600 funcionários na Prefeitura e 17 na Câmara de Vereadores. Todos recebem vale-alimentação. Tem gente que tem FG, tem gente que tem tempo de serviço e que recebe mais de 10 mil reais e que recebem vale-refeição. E que é de direito. Nove pessoas não recebem. Então, vamos fazer o seguinte: tirar de todo mundo. Porque é imoral, sim, 617 pessoas receberem o vale-refeição e 9 não. Quem sabe, tira de todo mundo.
NÃO CABE
Vereador Ranyeri Bozza foi duro na sua fala.
- Se alguém, na Câmara de Vereadores, não sabe a diferença do que é moral ou imoral, talvez o plenário não seja lugar para essa pessoa. Afinal de contas, isso é o básico. É óbvio, que vale-alimentação para quem ganha 10 mil reais - na realidade que vivemos com a falta de profissionais que temos, com ruas alagando, com professores que não recebem o seu piso - não cabe. Isso é imoral, sim.
COMO SERIA
Presidente da Câmara de Vereadores, Josmar Veloso, argumentou.
- Acredito que se somos em 8 da base do governo municipal é porque, de alguma forma, merecemos estar aqui. Muitos dos que falam aqui, se a eleição tivesse sido diferente, estariam hoje ocupando o cargo de secretário. E aí o pensamento, talvez, fosse diferente. Tudo depende dos interesses. Como seria a administração daqueles que quiseram implantar o 13º para a Câmara de Vereadores, como seria para aqueles que reduziram a jornada de trabalho, mas que mantiveram o mesmo salário. As pessoas têm que estar cientes disso.
BURBURINHOS
Proliferam burburinhos quanto ao funcionamento do Departamento Municipal de Esportes de Lagoa Vermelha. Nenhuma competição de futsal e futebol de campo organizada até agora. A avaliação que se faz é que a coisa está devagar, quase parando.
SURPREENDEU
Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou o Programa CNH Social. Iniciativa oferecerá 3 mil vagas para emissão gratuita de carteiras de motorista ou mudança de categoria. Programa vai financiar integralmente todas as etapas do processo de habilitação. Porém, só no primeiro dia de inscrições, teve mais de 51 mil interessados. Inscrições poderão ser feitas até 10 de julho. Em Lagoa Vermelha, a procura foi além daquilo que se imaginava num primeiro momento. Surpreendeu o diretor do CFC, Daniel Polo.
FELIZARDOS
União das Associações de Bairros de Lagoa Vermelha foi parceira de uma rifa em que o sorteio aconteceu no final de semana que passou. Dois prêmios de 10 mil reais cada um saíram para Lagoa Vermelha. Os felizardos foram Paulo Moura e Adelma Telles. Informação do assessor jurídico da UAB, Bráulio Guedes. UAB vendeu cerca de três mil cartelas. Deve faturar cerca de 15 mil reais.
O POVO QUER SABER
- Em que pé está a instalação do serviço de hemodiálise em Lagoa Vermelha?
- Como é que está a questão das melhorias no bloco cirúrgico do Hospital São Paulo?
- A quantas anda a instalação do ambulatório de endocrinologia em Lagoa Vermelha?