COLUNISTAS
Esquentando para o STF 30/05/2025
As coisas estão ficando quentes para o Supremo Tribunal Federal, e em particular para o ministro Alexandre de Moraes. A situação, na verdade, tende a deteriorar-se aos soberanos da República. Isso porque é voz corrente que os Estados Unidos poderão impor sanções a alguns ministros por estarem violando a liberdade de expressão no Brasil, e por estarem também perseguindo cidadãos americanos. A situação é muito séria.
Diz-se que o primeiro da lista dos americanos é Alexandre de Moraes, que poderia ter sua “morte financeira” decretada, sem poder entrar nos Estados Unidos ou ter um cartão de crédito de alguma bandeira que atue nos Estados Unidos.
Seria uma penalização inédita para, aliás, uma situação também incomum que estamos vivendo aqui no Brasil. O governo brasileiro, representado por Lula, já mandou avisar que se essas sanções a ministros do STF ocorrerem, haverá uma crise diplomática de grandes proporções, havendo reação. Não imagino qual reação efetiva poderá o Brasil realizar contra o governo de Donald Trump, a não ser suportar a vergonha planetária de ter seus agentes públicos incluídos em uma lista vexatória de sancionados. Os piores do mundo estão nessa lista.
Se ministros do STF forem incluídos nessa lista de pessoas apontadas pelos Estados Unidos como desrespeitadoras dos direitos humanos, não sei se ainda poderemos ser considerados como uma democracia representativa com Estado de Direito. Seria, repito, a maior vergonha que este país já passou.
E tudo leva a crer que em breve a tal crise diplomática irá nos atingir. Pobre país este do consórcio que atualmente o domina.