COLUNISTAS

Sonho ou realidade? 13/06/2025

Pois, meus amigos, infelizmente, já vivi este pesadelo do endividamento agrícola. Com uma diferença. Nos anos 90, o problema era nacional. Agora pegou a gauchada de pé no chão, com as calças na mão. Enquanto produtores rurais de vários estados colheram excelentes safras, nós aqui no RS viemos de três safras frustradas em função de estiagens prolongadas e, ao final deste período, a maior de todas as enchentes, com cidades arrasadas, lavouras alagadas, produção apodrecendo, entre outros problemas envolvendo o nosso agronegócio.
Diante deste quadro surgiram as dívidas junto aos bancos, cooperativas e empresas fornecedoras de insumos. E condições para pagar as contas? Praticamente nulas. Sem produção, sem preços atrativos, sem crédito. Sem perspectiva de prosseguir. Largar tudo, jogar a toalha? Adianta o que? Além do mais vem a natureza guerreira deste povo que não se entrega mesmo nas piores dificuldades. 
Cidades arrasadas estão renascendo dos escombros. Uma capital submersa renasce. Lavouras debaixo d'água foram replantadas. Nosso governador atuou junto a autoridades e conseguiu uma repactuação das dívidas, uma prorrogação de até quatro anos. Mas é pouco. Uma infecção grave e uma novalgina não resolve. É preciso uma medicação forte, na medida da gravidade da situação vivida pelos produtores rurais.
Uma “securitização já” com prazo alongado e juros subsidiados é o mínimo que o Brasil deve oferecer aos homens e mulheres que vivem no campo produzindo alimentos aos que vivem nas cidades. Lagoa Vermelha e municípios da região estiveram reunidos em nossa cidade na sexta-feira em busca de sensibilização do Governo Federal a favor da securitização. Tomara que os ecos dos gritos de socorro do campo cheguem a “ilha da fantasia, Brasília”.
Sem um remédio forte caminham os produtores rurais para o cadafalso. “Securitização já!”. Vamos salvar a galinha dos ovos de ouro do Brasil. Parabéns aos líderes locais. Prefeito, vice, presidente da Câmara e demais vereadores que estiveram e estão ao lado dos produtores rurais, residam no sitio ou na cidade.   
A dura realidade é de endividamento, mas sonhar não é proibido.
 
 
 
PINTURA E FINALIZAÇÃO das obras de asfaltamento até o Capão Bonito é a expectativa ainda para este mês de junho, do pinheiro rachado até a sede do município.
 
PREFEITA MARIZETE OTIMISTA com o andamento das obras junto ao Lajeado, ainda na pedreira. Quanto a pintura da pista e sinalização estão praticamente todas feitas, dando mais segurança aos usuários.
 
DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA uma boa prática que vem dando certo em várias prefeituras. Lagoa Vermelha é um exemplo concreto. A saída do gabinete para os bairros vem sendo muito bem aceita.
 
NO CAPÃO BONITO DO SUL, igualmente, a prefeita Marizete está seguindo o mesmo caminho indo ao interior, especialmente a região de Barretos e demais subdistritos.
 
OITIVA DA COMUNIDADE. Este processo vem sendo grandemente destacado pelos moradores que podem dialogar diretamente com a chefe do Poder Executivo e priorizar as obras e melhorias.
 
UM FATOR DE APROXIMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA que se materializa a cada encontro do chefe do Poder Executivo com os moradores, juntamente com os secretários municipais.
 
VEREADORES COMPARECEM e ajudam muito nesta aproximação do Executivo com os moradores que apresentam suas reivindicações, podendo mais tarde aferir se foram ou não realizadas.
 
A PRÁTICA É ABRANGENTE para todos os setores da administração envolvendo melhorias de estradas, bueiros, atendimento médico, odontológico, questões ligadas a educação e assim por diante.
 
UMA LINHA DIRETA SEM RUÍDOS é o fator mais importante nesta relação do Executivo com os demais munícipes que tem uma ideia clara do que está ocorrendo em seu município.
 
ESTRADAS BOAS MESMO NO INVERNO. É opinião geral dos moradores e usuários. O seu Estado é muito bom. Aliás, ouvi que a ligação com Esmeralda nunca esteve tão boa.
 
RGE VISITA PRESIDENTE. O vereador Josmar Veloso recebeu, nesta semana, a visita de representantes da RGE falando sobre o trabalho da empresa na região e sua relação com a comunidade.
 
APOIO AOS PRODUTORES RURAIS. Vereadora Charise Bresolin é uma das principais lideranças que atua em apoio ao movimento reivindicatório dos produtores rurais.
 
MUNICÍPIOS DA REGIÃO UNIDOS com o agronegócio neste momento de pedido de socorro em favor da securitização. Praticamente toda a região esteve presente na mobilização de Lagoa Vermelha.
 
PROPOSTA DO SENADOR HEINZE já foi aprovada na Comissão de Agricultura do Senado. A proposta de securitização em favor dos produtores gaúchos caminha bem no Senado Federal.

Outras colunas deste Autor