COLUNISTAS

13/06/2025

SURPRESA AGRADÁVEL
É o que se pode dizer com relação à vereadora Paula Castilhos (PT). Tem se mostrado bem atuante no exercício de seu mandato. Tem apresentado propostas interessantes e se reunido com moradores de bairros para debater os principais problemas de cada bairro. Mais do que isso: tem buscado recursos na esfera federal para o município. Entre o que já conseguiu e o que está alinhavado chega na casa de 1 milhão de reais. Isso com apenas alguns meses de mandato. 
 
MUNICÍPIO, ACIMA DE TUDO
Paula Castilhos não está alinhada ao governo municipal de Lagoa Vermelha. Seu partido é oposição. Todavia, Paula Castilhos tem ignorado essa circunstância. Tem pensado muito mais na comunidade, no município em si, do que em eventuais questões partidárias.  Tem ignorado aquilo que poderia ser chamado de ranço político e que acaba atrapalhando o desenvolvimento de um município.   
Paula Castilhos não é aquela parlamentar que se limita às quatro paredes da casa legislativa. Foi, inclusive, à Brasília pleitear recursos e encaminhar projetos.
 
NÃO É DIFERENTE
Quem também tem dado uma boa resposta como vereadora é Charise Bresolin. É preciso reconhecer. Da mesma forma, tem se mostrado ativa, produtiva e interessada em questões da comunidade. Em várias demandas que encaminhou ao Executivo Municipal conseguiu resolução. Faz um bom trabalho.
 
BUSCA DE RECURSOS
Charise Bresolin tem se empenhado também na busca de recursos, através de emendas parlamentares, para Lagoa Vermelha. Entre o que já conseguiu e o que está apalavrado, já está na casa de 1 milhão de reais.  Esteve em Brasília, percorrendo vários gabinetes de deputados no sentido de carrear recursos para Lagoa Vermelha.  
 
APELO
No descarte de lixo eletrônico e eletrodomésticos, sábado passado, junto à Praça Frei Matheus Dolzan, nos encontramos com o prefeito Eloir Morona. Conversamos por alguns minutos. Foi quando ele nos contou que apelou ao vereador Ariovaldo da Silva (PDT), partido de oposição, para que acionasse deputados de seu partido para destinar recursos para Lagoa Vermelha. Nessa hora, não tem situação ou oposição. O que deve prevalecer são os anseios maiores da população. 
 
DINHEIRO PARA LAGOA VERMELHA
Município de Lagoa Vermelha foi incluído na Operação Terra Forte (Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha) que vai beneficiar diretamente agricultores familiares. É um programa do governo do Estado. Lagoa Vermelha receberá 1 milhão de reais. 
 
PRÓXIMOS PASSOS
Para participar do Terra Forte - informou Josmar Veloso, chefe do escritório municipal da Emater -  será elaborado um edital, com as orientações para as inscrições da agricultura familiar. Na sequência, o Conselho Municipal de Agropecuária irá selecionar os contemplados que receberão um cartão cidadão no valor de R$ 30 mil. Os recursos são para colocar em prática as orientações sinalizadas nos projetos personalizados que serão “desenhados” pelos técnicos da Emater. “É o maior projeto de recuperação de solos do Rio Grande do Sul. E dentro da resiliência climática”, destacou Vilson Covatti, secretário do Desenvolvimento Rural do Estado.
 
QUEBRA DE SAFRA
Emater do Rio Grande do Sul divulgou levantamento acerca da colheita da soja no Estado. Quebra, em função da estiagem, chegou a mais de 27%. 
No ano passado, foi o drama das enchentes. No final do ano passado e início de 2025, estiagem. Chuvas irregulares, atingindo a colheita de soja. Desgraça pouca é bobagem.
Durante a semana, conversamos com o chefe do escritório municipal de Lagoa Vermelha, Josmar Veloso. Perguntamos como foi em termos de Lagoa Vermelha. Informou que na média geral, a quebra ficou em 25%. Variou de lavoura para lavoura. Houve lavouras com produção acima de 50/60 sacas de soja por hectare. No entanto, teve lavouras com menos de 30 sacas por hectare.  
 
SAÍDA SALOMÔNICA
Doação de sangue sempre foi uma questão um tanto que problemática em Lagoa Vermelha. Número de doadores insuficiente para suprir a necessidade de sangue. O problema maior é que exigia deslocamento a Passo Fundo para o procedimento. E aí, já viu. Quase todo mundo trabalha, tem seus compromissos etc. Não falando dos transtornos de uma viagem. Até que foi encontrada uma saída salomônica para esse problema. Pessoal de Passo Fundo tem vindo a Lagoa Vermelha para fazer a coleta de sangue. E aí mudou completamente o cenário. Cresceu enormemente o número de doadores de sangue. Pelo que foi comentado, tem sido obtida uma boa quantidade de bolsas de sangue. 
 
NÚMEROS ALENTADORES 
Enfermeira Gabriela Pomatti, da secretaria municipal da Saúde de Lagoa Vermelha, trouxe a público os números de doação de sangue.
- No dia 6 de junho, tivemos uma coleta de 58 bolsas. Um bom número. Já tivemos 10 coletas esse ano, fechando em 581 bolsas. No ano passado, tivemos 717 bolsas em 13 coletas. Somando as do ano passado e desse ano, já são 1.298 bolsas.  
É um importante passo para estar sempre deixando os bancos de sangue ativos e para que não haja aperto de estar procurando sangue de última hora - frisou.
 
CHEGA DE ENROLAÇÃO!
É o que imagino que a prefeita de Capão Bonito do Sul, Marizete Rauta, tenha dito em recente audiência com o secretário dos Transportes do Estado, Juvir Costella. O acesso a Capão Bonito do Sul virou novela. E daquelas novelas mexicanas, intermináveis, chatas, irritantes. As obras andam, param, andam, param. Ninguém aguenta mais. Prefeita Marizete elevou o tom da voz. Cobrou e cobrou forte.  Assim como quem mete o pé na porta (sentido figurado). Ameaçou até sair do partido. Juvir Costella é do mesmo partido (MDB). 
Esta semana, as máquinas desembarcaram no local das obras para a conclusão dos trabalhos. E são só 500 metros. Puxa vida!
 
MERECIDA HOMENAGEM
Câmara de Vereadores de Veranópolis reuniu bombeiros militares, policiais rodoviários federais e estaduais, policiais militares, voluntários e outros profissionais para prestar homenagem pelo extraordinário trabalho realizado por ocasião da enchente do ano passado. Bombeiros de Lagoa Vermelha fizeram parte dessa homenagem, afinal estiveram engajados no trabalho de resgate de pessoas e animais na região de Veranópolis. Foi um trabalho extremamente difícil e arriscado em função de deslizamentos de terras.
Os homenageados de Lagoa Vermelha foram o tenente Alex Moreira, comandante do Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha; sargento Rates; soldado Kelvin Guedes e soldado Gustavo Groto.
 
MANOBRAS ARRISCADAS
Vereadora Charise Bresolin faz um alerta com relação ao que vem acontecendo em algumas ruas de nossa cidade. Adolescentes realizando manobras perigosas com bicicletas. A vereadora Charise comentou que se deparou com essa situação. O mesmo ocorreu com sua filha. E há informações de outros casos semelhantes. Esses adolescentes estariam realizando espécie de um desafio com manobras arriscadas.
 
NÃO DÁ PRA PERDER
Como parte das comemorações dos 40 anos do Piquete 35, jantar/show no dia 28 de junho. Nada mais, nada menos do que Cesar Oliveira e Rogério Melo, Cristiano Quevedo e Capitão Faustino. Será no CTG Alexandre Pato.  

Outras colunas deste Autor