COLUNISTAS
13/06/2025
Trio que praticava roubos e furtos na região acaba preso pela BM
Na sexta-feira (06/6), a Brigada Militar prendeu dois homens (39 e 28 anos) e uma mulher (27 anos), suspeitos da prática de roubos e furtos, ocorridos nas últimas semanas na região de Nova Prata. A captura do trio aconteceu na linha São Belin, Nova Prata.
A Brigada Militar, através da Força Tática, intensificou o policiamento e diligências, após a região de Nova Prata ter sido alvo de ações delituosas referente a roubos e furtos, acontecidos contra moradores em residências e condutores de veículos. Durante o trabalho policial, foram identificados os modos de atuação dos criminosos, bem como o veículo que era utilizado nas ações criminosas, sendo este um Fiat/Doblo, cor prata.
Na ação, dia 6 de junho, a Brigada Militar prendeu dois homens (39 e 28 anos) e uma mulher (27 anos), suspeitos da prática de roubos e furtos, ocorridos nas últimas semanas na região de Nova Prata. A captura do trio aconteceu na linha São Belin, Nova Prata.
Durante as diligências foi avistado o referido veículo e realizada a abordagem, onde estavam os três suspeitos. Com eles foram encontrados um revólver cal.38 com numeração suprimida, seis cartuchos intactos cal.38, um telefone celular, objeto de roubo em uma das ações dos criminosos; e, diversos itens utilizados em roubos e contra as vítimas: corda, faca, lanterna de choque, gasolina, cintas plásticas, fita isolante, luvas e toucas.
Os envolvidos possuem vasta ficha criminal. Os três e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia para lavratura do auto de prisão em flagrante, e, posteriormente, conduzidos ao presídio estadual de Nova Prata.
A Brigada Militar afirma seu compromisso e comprometimento com a segurança pública, trazendo, com ações policiais eficazes, a paz e segurança para toda comunidade.
BM prende dois homens por furto de fios de cobre
A Brigada Militar, através do 10º Batalhão de Polícia Militar, realizou a prisão em flagrante de dois indivíduos por furto qualificado de fios de cobre em Lagoa Vermelha.
A ação ocorreu após denúncia de uma pessoa que flagrou o arrombamento e furto em andamento em uma loja, no Centro da cidade. A equipe policial realizou buscas e localizou os suspeitos nas proximidades, em posse de cerca de 5kg de fios de cobre, uma mochila e facas.
Foram presos dois homens ambos com diversos antecedentes criminais, incluindo furtos anteriores, após o reconhecimento dos materiais pela vítima, os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o flagrante.
Furto em estabelecimento comercial no bairro São Sebastião
Na noite de sábado (06/6) a Brigada Militar prendeu um homem de 26 anos, por furto qualificado em estabelecimento comercial no bairro São Sebastião, em Lagoa Vermelha.
Uma guarnição da Brigada Militar foi despachada para averiguar o furto. No local, já em contato com o responsável do estabelecimento, este disponibilizou as câmeras de segurança, onde se constatou o homem que havia invadido o local, rompendo cadeado, vindo a furtar dinheiro do caixa da empresa.
Após se certificarem das características pessoais e das vestes do homem, os policiais iniciaram as buscas, vindo a localizá-lo naquele bairro, e, em sua posse, havia R$ 112,00 em espécie e duas porções (0,21 g) de crack. Durante a identificação, foram descobertos antecedentes criminais por furto (8x), ameaça (1x), receptação (1x) e posse de entorpecentes (2x).
Dada voz de prisão ao homem que foi conduzido à DPPA para lavratura do auto de prisão em flagrante.
PRF prende motorista com Brasília roubada em Passo Fundo
Na noite de terça-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem de 52 anos que conduzia um veículo com registro de roubo. A abordagem ocorreu na BR-285, em Passo Fundo, durante uma operação de fiscalização.
O carro, uma Brasília amarela, ano 1975, com placas de Iraí (RS), foi identificado como produto de roubo após consulta ao sistema. O crime havia ocorrido em junho de 2023, na cidade de Chapecó (SC).
O motorista, natural de Palmeira das Missões, possui antecedentes por porte ilegal de arma, violação de domicílio e tentativa de homicídio. Ele foi detido no local e encaminhado à Polícia Civil para registro da ocorrência. O veículo foi apreendido e deverá ser devolvido ao legítimo proprietário.
Ação conjunta prende suspeitos de envolvimento em conflito na Área Indígena de Nonoai
Operação conjunta entre a Polícia Civil e a Brigada Militar resultou na prisão de dois homens na Área Indígena Bananeiras, localizada em Nonoai. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão no contexto das investigações sobre os conflitos ocorridos no mês passado na região. A ação policial ocorreu segunda-feira (09/06)
Os suspeitos, de 28 e 53 anos, foram detidos pelos crimes de receptação, posse de arma de fogo e associação criminosa. Ambos são apontados como envolvidos nos episódios de violência registrados no dia 22 de maio, que culminaram na morte do filho do vice-prefeito de Nonoai.
De acordo com a polícia, um dos detidos possui antecedentes por roubo a residência, furto de veículo, furto a caixa eletrônico e assalto a estabelecimento comercial. O outro tem passagens por posse ilegal de arma de fogo, ameaça, lesão corporal e homicídio.
Durante a operação, foram apreendidas duas espingardas, munições, coletes balísticos, rádios comunicadores e porções de maconha e cocaína. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.
Carreta carregada com bobinas de papel tomba na BR 285
Por volta das 7h 15min de sábado, dia 07/05, foi registrado o tombamento de uma carreta na BR 285, em Lagoa Vermelha. O acidente aconteceu entre a empresa Coopercampos e a comunidade de Barretos, em uma curva acentuada, onde frequentemente tombamentos são registrados. A carreta estava carregada com bobinas de papel. Saiu de Caxias do Sul e tinha como destino Lagoa Vermelha. Viajava no veículo apenas o condutor, que teve lesões leves.
O Corpo de Bombeiros esteve no local, fez a sinalização e acionou a Polícia Rodoviária Federal, que monitora o trânsito. Parte da carreta ficou sobre a pista. O motorista da carreta disse que, ao fazer a curva perdeu o controle, saiu da pista e tombou.
DPPA de Lagoa Vermelha registra flagrante de traficante preso pela BM em Nova Araçá
Na noite de terça-feira (10/6), a Brigada Militar, através da 3ª Cia Independente – Nova Prata, prendeu um homem de 23 anos, pelo crime de tráfico de entorpecentes no centro de Nova Araçá.
Durante a ação, uma equipe da Força Tática abordou o homem e com ele foram encontradas 35 porções (938 g) de maconha, fracionadas e embaladas para a venda. Também foi apreendida 1 balança de precisão, 1 câmera de videomonitoramento, 1 faca e 1 celular. O traficante foi conduzido à DPPA de Lagoa Vermelha para lavratura do auto de prisão em flagrante, posteriormente ao presídio Estadual de Guaporé.
Acusados de duplo homicídio absolvidos pelo Tribunal do Júri
Na quinta-feira (05), no Salão do Tribunal Júri, do Fórum de Lagoa Vermelha, ocorreu julgamento que resultou na absolvição de dois homens acusados de homicídio qualificado. O caso em julgamento envolvia o assassinato de Gabriel Vieira de Oliveira, ocorrido no dia 21 de dezembro de 2021. A vítima foi morta a tiros quando estava no portão de sua residência.
O advogado Alisson da Silva Doneda, de Passo Fundo, atuou na defesa dos réus, que também haviam enfrentado outro júri popular, recentemente, referente a homicídio ocorrido no dia seguinte ao primeiro crime - em 22 de dezembro de 2021. Em ambos os casos os acusados foram absolvidos. Durante o julgamento, o Ministério Público sustentou a acusação com base em indícios de envolvimento das vítimas e dos réus com o tráfico de drogas, apontando possível conexão entre os dois assassinatos. Ainda assim, os jurados entenderam que não havia provas suficientes para a condenação.
Em nota, a defesa destacou falhas na investigação policial. “Buscamos apresentar ao Conselho de Sentença as incongruências da investigação, que se baseou apenas em suposições e não buscou outras provas. Conseguimos demonstrar que não havia certeza quanto à autoria dos crimes, e, na dúvida, não se pode condenar”, afirmou Doneda. Com a absolvição, os dois acusados foram soltos e devem retornar ao convívio social e familiar. O advogado celebrou o resultado como um exemplo de justiça sendo feita.
Relembre o crime
O crime de homicídio foi registrado no bairro São Sebastião. Informações da polícia levantadas com testemunhas do fato apontam que a vítima, um rapaz de 19 anos, identificado como Gabriel Vieira de Oliveira, estava no portão de sua casa, quando passou uma moto e um dos ocupantes efetuou um disparo de arma de fogo contra o mesmo. O tiro atingiu a região da cabeça, sendo que o rapaz morreu no local. Equipe de resgate do SAMU foi acionada, mas a vítima já estava em óbito. O local foi isolado para a realização do trabalho de perícia.
Segundo a polícia, a vítima já tinha antecedentes pelo crime de tráfico de drogas, inclusive já havia sido preso.