COLUNISTAS

Por que o mate se chama assim? 27/06/2025

Quando os conquistadores chegaram a estas terras, perceberam que os nativos praticavam o ritual de se reunir para beber uma infusão que os Guaranis chamavam de "caiguá".
Essa expressão deriva dos vocábulos guaranis "káa" (erva), "e" (água) e "gua" (procedência), o que pode ser traduzido como "água de erva". A palavra "mate" nasce do vocábulo quéchua "matí", que significa abóbora, recipiente no qual a bebida era preparada.
O consumo era feito por meio de uma vara chamada "taquari", onde se colocava uma semente afunilada que funcionava como filtro. Por extensão, os conquistadores passaram a chamar "mate" a infusão produzida a partir da erva (Ilex paraguariensis). Eles tinham a crença de que se tratava de uma “erva do demônio”, por desconhecerem sua prática. Além disso, consideravam-na bebida de preguiçosos, já que os nativos dedicavam várias horas por dia a esse ritual. 
A erva-mate deve seu sabor amargo aos taninos de suas folhas - razão pela qual muitos preferem adoçá-la. A espuma gerada ao cebar é causada pelos glicosídeos.
O mate é mais do que uma bebida. É uma tradição que supera os costumes isolacionistas do crioulo e une as classes sociais. Ao longo dos tempos, foi o mate que fez a roda dos amigos, e não a roda que trouxe o mate. E não só isso: também é um símbolo para todos que se afastam de seu país natal -Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil - e encontram nele uma lembrança e um elo com sua terra.
 
 Grupo Gratidão realiza nova ação solidária
O Grupo Gratidão realizou a entrega de 49 cestas de alimentos, 20 cobertores, roupas e calçados para famílias de sete bairros de nossa cidade. Os bairros foram definidos em conjunto com a Associação dos Bairros, e, posteriormente, foi realizada uma reunião com os presidentes de bairro, que auxiliaram na escolha das famílias beneficiadas.
A entrega aconteceu no sábado, dia 21, na sede do Rotary Clube, exatamente 22 dias após o Café Campeiro, evento que gerou a renda para aquisição dos donativos. O grupo agradece à UAB, na pessoa de seu presidente Sadi Antunes de Souza e da secretária Loreni Padilha, bem como a todos os presidentes de bairro, fundamentais para o sucesso da distribuição - inclusive auxiliando no transporte.
O Grupo Gratidão já está se organizando para a próxima atividade e expressa sua alegria em poder retribuir, com o apoio das pessoas que compram ingressos e colaboram com as ações, levando conforto e esperança às famílias neste inverno rigoroso.

Outras colunas deste Autor